Histórias de Cinema #5: 9 1/2 Semanas de Amor | Cinema de Buteco
Colunas Destaques Histórias de Cinema

Histórias de Cinema #5: 9 1/2 Semanas de Amor

A coluna Histórias de Cinema é uma visita ao passado com os nossos escritores relembrando como foi a experiência de assistir a determinadas obras. Caso você queira participar, veja como no final do texto!

9-½-Semanas-de-Amor-destaque-838x471 Histórias de Cinema #5: 9 1/2 Semanas de Amor
A ideia de escrever sobre 9 e Meia Semanas de Amor surgiu depois do alvoroço causado por 50 Tons de Cinza. Se hoje as fantasias do Sr. Christian Grey provocam histeria; nos idos anos de 1986, os jogos eróticos conduzidos por John (Mickey Rourke – Sim! Ele já foi charmoso!) para envolver a linda Elizabeth (Kim Basinger) despertaram furor semelhante.

O enredo é até bem simples! John, um executivo misterioso de Wall Street, e Elizabeth, funcionária em uma galeria de arte, se conhecem em uma mercearia e sentem uma atração instantânea. Pronto, está feito o mote!

Foi numa versão dublada transmitida pela TV que acompanhei a história de amor vivida às últimas consequências. Só então entendi o reboliço na sua estreia. O clima de sedução latente, a química do casal e até mesmo as luzes e as sombras criam uma atmosfera misteriosa e envolvente, propícia para embarcarmos nas aventuras insólitas dos amantes.

Mickey Rourke faz o tipo calado, quase lacônico, que seduz com um simples olhar, ele está realmente sedutor (acreditem!) e Kim Basinger está divina, como esquecer a cena de strip-tease ao som de “You can leave your hat on”, de Joe Cocker – arrisco a dizer que é o mais famoso strip-tease da história do cinema.

Ah! Esqueci-me de comentar que era menor de idade na época do lançamento. Então, só pude assisti-lo depois de anos, mas se bem que o gostinho de proibido estava lá.

P.S.: as personagens femininas das obras citadas são totalmente submissas aos desejos de seus parceiros, o que mostra que passados 30 anos não avançamos muito, que triste realidade!

A coluna Histórias de Cinema é colaborativa e o espaço está aberto para os nossos leitores. Caso você tenha alguma história legal relacionada com algum filme, envie para contato@cinemadebuteco.com com o assunto “Histórias de Cinema”.


Edições antigas

#1- Batman – O Retorno, por Tullio Dias
#2- Batman Eternamente, por Lucas Paio
#3- A Época da Inocência, por Juliana Uemoto
#4- Menina de Ouro, por Juliana Uemoto

Juliana Uemoto

Especialista em Comunicação. Amante da linguagem escrita e fã de cinema. Otimista - teima em acreditar no ser humano -, bem-humorada e comunicativa por natureza. É no escurinho do cinema que embarcou nas suas primeiras viagens. Nascida em São Paulo. Nutre um carinho especial por Belo Horizonte e o povo mineiro.