Trainspotting

1 Caipirinha2 Caipirinhas3 Caipirinhas4 Caipirinhas5 Caipirinhas 2 votos, média: 5,00
Loading...
por Wendel

Quando conversa com minha namorada sobre livros, não fazia idéia queo Trainspotting era adaptado de um livro! O que ocasionou em ganhar de presente o livro! Antes de fazer as comparações clássicas, vamos ao filme!

O filme se passa na Inglaterra e conta a história de 5 amigos: Mark Renton (Ewan McGregor), Daniel “Spud” Murphy (Ewen Bremmer), Simon “Sick Boy” Williamson (Jonny Lee Miller) , Francis Begbie (Robert Carlyle) e Tommy MacKenzie (Kevin McKidd). Basicamente, o filme fala sobre sexo, drogas e essas coisas da vida! Não necessariamente nessa ordem! O filme é todo narrado por Mark, contando sua trajetória de drogado, tentando largar o vício, voltando pras drogas, largando o vício de novo… Classificando cada um, Mark seria o mais viciado de todos, mas ainda é safo. Já o Spud, coitado, lerdinho. Sick Boy é o típico mulherengo pegador. Tommy é vidrado em esportes e careta. Begbie também é careta, mas é um psicopata louco por brigas e confusão.


No filme, vemos a saga de vida deles. Mark largando, voltando, largando as drogas depois de uma overdose. Spud sendo preso por furto, mas antes disso, ao sair com a namorada, fica tão podre de bêbado que acorda todo… enfim, vocês viram o filme! Sick Boy largando as drogas de vez, mas continuando mulherengo. Tommy começando a se drogar por ter terminado com a namorada e por fim morrendo (ele pegou AIDS, mas não foi por isso que morreu). E o Begbie, bom, ele continuou sendo ele mesmo! São diversas histórias paralelas como quando Mark tentou largar o vício pela primeira vez e usou supositórios de droga (ocasionando na clássica cena da privada), ou quando ele pegou a menina na boite (Kelly Macdonald) e descobriu que ela era menor de idade (todos estão na faixa dos 25 anos). Sick Boy atirando num pit bull fazendo o bicho atacar o próprio dono. Tudo isso, culminando nos 4 amigos (Tommy já havia morrido) conseguindo, por pura sorte, quilos de heroína e revendendo pelo quíntuplo do valor que eles compraram! Porém, Mark foge com tudo e deixa só um pouco (escondido) para Spud. Talvez escrevendo o filme não pareça ser dos melhores. Porém, ele mostra exatamente como um viciado vê a vida. Escolher ter um trabalho, casa, contas a pagar, relacionamento, problemas, um cd player, um carro ou… a heroína! Outra coisa interessante no filme, é a referência ao filme Laranja Mecânica. Quando eles estão numa poltrona da boite, percebe-se na parede o nome do bar escrito na mesma fonte do Korva Milk Bar de Laranja Mecânica! Assim como o close da câmera com eles sentados lado a lado no sofá e o nome na parede, assim como em Laranja Mecânica!

But, vamos as diferenças! Acho que o que mais vale ressaltar é que no livro tem muitas outras histórias paralelas, assim como muitos outros personagens! E alguns trechos eles mesclaram no filme! Por exemplo, não é o Spud quem vai pra casa da namorada e é derrotado pela bebida! Assim como a citação do Tommy para o show do Iggy Pop, além de não ter sido ele, há um capítulo narrando a ida do carinha ao show! A mina de menor que o Mark pega, no livro só estava interessada em haxixe, nothing else. Sick Boy é 3x mais mulherengo e o Begbie muito mais sádico! Mesmo assim, o filme é bom. Os personagens ficaram idênticos ao livro! Uma pena não terem colocado todos! Inclusive, acrescentaram uma cena! Aquela da fita de futebol/sexo, não existe no livro! Mas o mais legal foi o próprio autor do Livro participar do filme (como o traficante que dá os supositórios pro Mark)!

And so it is! Vale a pena assistir o filme! E muito mais ler o livro! A escolha é sua! 😉

FICHA TÉCNICA DA PELÍCULA:

Nome Original: Trainspotting
Direção: Danny Boyle
Produção: Andrew Macdonald

Roteiro: John Hodge

Elenco: Ewan McGregor
Jonny Lee Miller
Robert Carlyle
Ewen Bremner

Kevin McKidd
Kelly Macdonald
Lançamento: Fevereiro de 1996
Duração:
94min.


Nota do Buteco: 4 Caipirinhas!

Wendel

Wendel Wonka largou o curso de Letras Port/Inglês na UERJ pra trabalhar como Técnico Telecom na Oi. O hobbie de DJ acabou virando profissão alternativa e às vezes ganha um trocado com isso. No meio disso tudo, faz resenhas críticas (ou não) e revisão de texto no CdB. Ah, também está tentando o vestibular de novo, só que pra ADM. Faz parte do site desde a sua formação Beta e integra a ala carioca do Buteco (e queria colocar uma foto na horizontal).

Comentários

  1. Não tive o prazer de ler o livro ainda… Irvine Welsh é meio sinistro. E esse filme é dos melhores trabalhos do Danny Boyle e Ewan McGregor!

    Bom post e 4 caipirinhas tbn

  2. Também não li o livro. Esse história da garota menor hauahauhau uma vez um cara me disse que eu parecia com ela =S
    Eu gosto do bebe que morre e aí que o Renton saca quem era o pai dele, é muito forte essa cena, a melhor do filme!

    hauhaauahuahauha O lance é jogar chopp pra trás e botar pra fudê!

    =)

Participe do nosso bolão de apostas para os vencedores do Oscar 2017!