Top 5: Filmes com crianças favoritos do nosso editor
Destaques Top 5

Top 5: Filmes com crianças

O DIA DAS CRIANÇAS ESTÁ AÍ. Para estudantes e universitários significa uma boa semana de descanso para viajar, se divertir e de preferência assistir a muitos filmes. Como nós sabemos que os leitores do Buteco estão sempre em busca de boas dicas, o editor Tullio Dias citou os seus cinco longas favoritos com crianças no papel principal. Ou quase isso.

O Quarto de Jack

Criança: Jacob Tremblay (9 anos)

É sempre motivo de desconfiança quando um site decide fazer uma lista e coloca logo uma obra recente entre os favoritos/melhores. No entanto, por tudo que o pequeno Jacob Tremblay fez em cena e fora dela durante a cerimônia do Oscar, prefiro me arriscar.

O pequeno interpreta o doce Jack, uma criança que nasceu e cresceu em cativeiro por cinco anos. Dotado de uma sensibilidade ímpar, o ator comove os espectadores do começo ao fim da triste história sobre uma mãe que viveu presa e sendo estuprada quase que diariamente.

O Quarto de Jack é um daqueles casos de atores que surgem como um meteoro. Se Jacob Tremblay irá vingar na sua carreira é outro papo, mas por enquanto é um dos meus atores mirins favoritos de todos os tempos.

O-Quarto-de-Jack-Jacob-Tremblay-838x471 Top 5: Filmes com crianças

Esqueceram de Mim

Criança: Macaulay Culkin (10 anos)

Quem é que poderia deixar de amar o endiabrado Macaulay Culkin nesse clássico dos anos 1990? Chris Columbus pode ter feito porcarias em sua carreira, mas aqui acertou em cheio ao nos presentear não apenas com uma narrativa hilária, como a uma das crianças prodígio mais famosas do cinema.

Infelizmente, Culkin teve alguns problemas. A relação ruim com os pais (que praticamente usurparam boa parte da grana) e a pressão pela fama renderam uma adolescência complicada e com envolvimento com drogas. Culkin nunca conseguiu se firmar novamente na carreira e acabou ganhando mais atenção pelas cagadas que fazia na vida.

No entanto, Esqueceram de Mim (e a sua continuação) sempre serão lembrados quando eu precisar falar de produções estreladas por crianças.

O-Quarto-de-Jack-Jacob-Tremblay-838x471 Top 5: Filmes com crianças

O Sexto Sentido

Criança: Haley Joel Osment (11 anos)

Haley Joel Osment dá um verdadeiro show em um dos melhores longas de 1999. O primeiro grande sucesso da carreira de M. Night Shyamalan deve muito ao talento do ator, que acabou recebendo uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Na pele do garotinho médium que sofria com o bullying dos colegas e professores na escola, Osment surpreendeu públicos do mundo inteiro. Sua atuação é tão boa que consegue ajudar seu parceiro de cena Bruce Willis, que também é um excelente profissional, a ter um dos principais desempenhos na telona. Mérito do roteiro e da direção, claro, mas se Osment não fosse bom de serviço, será que O Sexto Sentido ainda seria lembrado?

O-Quarto-de-Jack-Jacob-Tremblay-838x471 Top 5: Filmes com crianças

Os Batutinhas

Crianças: um bando de moleque catatau catarrento

Se você cresceu nos anos 1990, certamente se deliciou com O Pestinha, Matilda ou Os Batutinhas. Poderia falar de qualquer um dos três, mas preferi dedicar o espaço para essa história sobre guerra dos sexos, amizade, amadurecimento e aprender a lidar com as diferenças.

O romance proibido entre Darla e o doce Alfalfa ainda me faz rir muito. Adoro como Batatinha demonstra ciúme do amigo por temer a ideia de perdê-lo para uma garota. Como não querer assistir a mais aventuras dos nanicos Buckwheat e Porky, dois dos personagens mais engraçados da produção; enfim, não faltam motivos para tornar Os Batutinhas uma obra essencial quando se trata de filmes com crianças.

O-Quarto-de-Jack-Jacob-Tremblay-838x471 Top 5: Filmes com crianças

Entrevista com o Vampiro

Criança: Kirsten Dunst (12 anos)

Fora o elenco de Os Batutinhas, Kirsten Dunst é a garota responsável por finalizar com chave de ouro essa minha lista de recomendações pessoais de obras com crianças. Eu queria tanto falar dela que burlei as regras e inclui Entrevista com o Vampiro aqui.

Mas afinal, o que torna a interpretação de Dunst como a vampira Claudia tão especial?

Ao ofuscar a relação dos vampiros vividos por Tom Cruise e Brad Pitt, a jovem atriz rouba a cena como uma sugadora de sangue amaldiçoada a nunca crescer. Ela será para sempre a mesma garotinha, com o mesmo corte de cabelo e que nunca poderá descobrir o que é ser adulta. O sofrimento da personagem é transmitido ao espectador pelas expressões de uma profunda tristeza que assolam a alma (ou o que restou disso) de Claudia.

Amei o que Jacob Tremblay fez em Quarto de Jack e o que Macaulay Culkin fez pela minha infância, mas os dois perdem feio para o belo trabalho de Kirsten Dunst em Entrevista com o Vampiro, que permanece como uma das minhas atuações infantis favoritas de todos os tempos.

O-Quarto-de-Jack-Jacob-Tremblay-838x471 Top 5: Filmes com crianças

Menção honrosa:

Billy, o menino cego de Débi e Loide (1994).

O-Quarto-de-Jack-Jacob-Tremblay-838x471 Top 5: Filmes com crianças

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.