Caçadores de Obras-Primas | Cinema de Buteco
Guerra

Caçadores de Obras-Primas

Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial costumam me interessar bastante, e foi o caso de Caçadores de Obras-Primas, dirigido e escrito por George Clooney, que também interpreta o Tenente Frank Stokes.

George-Clooney-Cacadores-de-Obras-Primas Caçadores de Obras-Primas
O filme se passa em 1944, na última parte da guerra, quando Frank convence o presidente Rosswell de que ele deveria montar uma equipe de peritos em artes, a fim de proteger as grandes obras da humanidade em território europeu. E assim ele o faz, reunindo 7 grandes nomes de Hollywood das artes.

George-Clooney-Cacadores-de-Obras-Primas Caçadores de Obras-Primas
Como todas as produções baseadas em fatos reais, ao assistir a este filme, vários questionamentos martelaram a minha cabeça o tempo inteiro. O maior sem dúvidas foi:

O que de fato aconteceu nesta história toda?

E foi então que parti para a pesquisa.

A primeira coisa que descobri foi que ele se baseia no livro Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves and the Greatest Treasure Hunt in History (“Homens Monumentais: Heróis Aliados, Ladrões Nazistas e a Maior Caça ao Tesouro da História”), que conta sobre um grupo formado na última fase da Segunda Guerra, já com uma discrepância. Na obra, o Tenente americano Frank Stokes forma uma equipe de 7 pessoas.

Na realidade, a tropa aliada chamada MFAA (Monuments, Fine Arts, and Archives) contava com aproximadamente 350 homens e mulheres de treze nacionalidades. O que bate é o fato de que grande parte da equipe era formada por historiadores artísticos, curadores, diretores de museus, artistas, arquitetos e educadores.

Não que fosse necessário mostrar no filme 350 pessoas, eu entendo que é preciso dar um enfoque, porém a ideia que é passada é que apenas os 7 ali retratados eram OS CARAS QUE SALVARAM A HISTÓRIA DA ARTE E TODO O BERÇO DA CULTURA OCIDENTAL, meio que um grupo justiceiro como em Bastardos Inglórios.

Um outro ponto que me deixou curioso foi com relação à existência dos 7 componentes da equipe.
E para isso eu encontrei uma resposta interessante que você confere no comparativo abaixo.
George-Clooney-Cacadores-de-Obras-Primas Caçadores de Obras-Primas

Outro questionamento que eu me fiz foi a respeito do Decreto Nero.

Será que Hitler realmente havia assinado um documento mandando a galera queimar e destruir tudo caso ele fosse morto e a Alemanha perdesse a guerra?

A resposta é SIM! De fato existiu tal decreto. Seu nome inicialmente era Demolições do Território do Reich, e depois foi renomeado para Decreto Nero, em uma referência clara ao imperador romano Nero.

(fonte: Wikipedia)

George-Clooney-Cacadores-de-Obras-Primas Caçadores de Obras-Primas
Voltando ao filme, a pobreza na trilha sonora foi algo que me incomodou bastante, já que a única vez que percebi que havia alguma trilha permeando a trama como um todo, foi quando tocaram no acampamento “You Always Hurt The One You Love” e “Have Yourself A Merry Little Christmas”. O restante, até onde me lembro, eram assobios (sim, típicos do exército, eu sei) que me fizeram querer sair do cinema marchando e balançando uma bandeirinha dos Estados Unidos. Enfim, isso foi uma impressão pessoal.

Quando entrei para a sala de exibição, reparei em algumas crianças na fila, e logo pensei, bando de pais irresponsáveis. Porém o que se tem é uma história com um tom cômico que beira a ingenuidade do inicio ao fim, quase uma produção da Disney.

Considerações finais:

Provavelmente pessoas com mais conhecimentos em artes do que este pobre mortal que vos fala vão tirar muito mais proveito por reconhecer todas as peças recuperadas (ou não) durante o longa. Pessoalmente vi o filme como uma experiência divertida e que me fez atentar para um aspecto que eu sequer imaginava sobre a Segunda Guerra, porém ele está longe de ser uma obra-prima. Ou seja, é bem capaz que os caçadores deixariam Hitler queimar o disco do filme sem problemas.

P.s.: Sempre que alguém grita Van Damme quando o personagem Jean Claude é nomeado no filme uma obra-prima arde em fogo.

George-Clooney-Cacadores-de-Obras-Primas Caçadores de Obras-PrimasTítulo original: The Monument Men

Lançamento: 2014

Nota:[duasemeia]

Joubert Maia

Co-fundador do Cinema de Buteco, é formado em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela PUC Minas.
Faz parte do núcleo Mineiro do Cinema de Buteco, é responsável pelas promoções, layout e facebook da página.