Olga | Cinema de Buteco
Brasileirinhos Críticas de filmes Drama

Olga

capa_grande Olga
capa_grande Olga

Olga (o livro), de Fernando Morais, conta não só a história de Olga Gutmann Benario, a alemã comunista e judia que se empenhou na luta armada contra o governo do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores, que, ironicamente, é mais conhecido como Partido Nazista; paralelamente, conta a trajetória de Luis Carlos Prestes, brasileiro, comunista e Cavaleiro da Esperança, alguém com sonhos proibidos numa época de censura e torturas no Brasil. Como se conheceram, o que fizeram juntos, e seus finais. Nem tão felizes.

capa_grande Olga

O livro trás o que o filme consegue, mas não da maneira esperada: o impacto ao saber o quão desumanas as pessoas já foram, em épocas remotas. Relatos de torturas, humilhações, mortes a sangue frio. É chocante, de certo modo. Aconselho a ler o livro, que, ainda bem, não é tão “romântico” quanto o filme. Mas vamos ao que interessa.

capa_grande Olga

Olga (o filme), dirigido por Jayme Monjardim, narra os capítulos de uma história que envergonha brasileiros e alemães. Brasil de Getúlio Vargas, que tenta conter o avanço comunista, e instaura o Estado Novo, época em que seu governo comete as mais terríveis atrocidades. Alemanha de Adolf Hitler, que defende a suprema raça ariana, dominadora e mais forte, que deve esmagar a escória da humanidade, judeus, comunistas, ciganos, testemunhas de Jeová, entre outros. Diante desse cenário, surgem Olga (Camila Morgado) e Prestes (Caco Ciocler). Juntos, planejam uma revolução que é duramente repreendida, com um destino cruel à Olga: judia e comunista, é despachada para as garras da SS, a polícia nazista tão temida. Quem sabe nas condições em que se encontrava, grávida, não poderia haver misericórdia?

capa_grande Olga

Sou suspeita para falar de filmes históricos, mas este merece atenção. Com um pecado infeliz: o melodrama típico de novela. Um filme que conta a história da política esquerdista no Brasil, feito pela Globo Filmes? O que mais poderia se esperar? Enfim… quem ainda não conhece, vale a pena perder algumas horas da sua vida. E, quem sabe depois de assistir, você não pare para pensar na história da nossa pátria amada, e preste mais atenção nos nossos governantes?

capa_grande Olga

Trailer:

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.

Comentários

  1. joão, é lindo! hahahahaha

    e é novela mesmo… isso que é ruim!

    tem um outro documentário que dizem ser beeem melhor