Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014 | Cinema de Buteco
Listas

Top 10 – Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014

Melhores Filmes de Ação de 2014 - Operação Invasão 2

SEMPRE HÁ GRANDES FILMES QUE NÃO CHEGAM ÀS TELONAS, sejam produções planejadas desde o início para a televisão, ou aquelas que, por falta de confiança das distribuidoras em seu potencial comercial, acabam sendo comercializadas apenas nas locadoras brasileiras. Este capítulo de nossa retrospectiva é dedicado a estes títulos.

Infelizmente, este ano não teve títulos que recebessem tanta aclamação quanto Bernie – Quase um AnjoÀ Procura de Sugar Man ou O Segredo da Cabana, produções lançadas em homevideo durante 2013 que mereceram entrar na lista geral de melhores do ano, inclusive; ainda assim, houve ao menos cinco longas dignos de menção, e aqui eles estão reunidos:


10 – Perseguição Virtual

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014Perseguição Virtual aposta numa proposta diferente para o formato conhecido como “found footage” (independente do fato de que não se trata de um filme com filmagens encontradas). A ação inteira acontece através da tela da câmera de notebooks e celulares. A ousadia de Nacho Vigalondo é recompensada por boas interpretações de Wood e Grey, que tem todo o meu apoio para continuar sua carreira em filmes alternativos em que possa contribuir sendo bem mais que apenas um belo corpo feminino.

Um grande mérito do longa-metragem é manter a atenção do espectador ligada o tempo inteiro. O vilão convence desde o começo, enquanto nosso protagonista é um autêntico nerd deslumbrado pela beleza de sua atriz favorita. Num mundo em que vivemos praticamente através das lentes de câmeras de computadores ou celulares, se sentir incapaz diante uma ameaça dessas é praticamente impossível.

Tullio Dias


9 – Palavrões

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014TALVEZ o longa-metragem dirigido por Jason Bateman, que também estrela a produção, merecesse um lugar entre as 10 melhores comédias de 2014. Para compensar a possível injustiça, incluímos ele entre nossas recomendações que foram direto para a televisão ou locadoras esse ano. A trama apresenta esse sujeito de 40 anos que passa a participar de concursos de soletrar e deixa os pais das crianças furiosos. Pode parecer bobinho, e não deixa de ser, mas Palavrões possui um charme irresistível que o torna uma obra realmente cativante. E hilária, com diversas cenas para rir bem alto.

Tullio Dias


8 – O Ato de Matar

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014Realizado na Indonésia e produzido por Errol Morris e Werner Herzog, o documentário foi indicado ao Oscar 2014 na sua categoria. Joshua Oppenheimer coloca em cena alguns dos responsáveis por esquadrões da morte que perseguiam ditos comunistas nos anos 60 e pede que eles reencenem alguns dos acontecimentos parte do genocídio. A violência dos atos, do discurso e das imagens é devastadora.

Virgilio Souza


7 – O Predestinado

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014Ethan Hawke estrela esse longa-metragem com cara daquelas bombas que o povo da locadora tentava nos empurrar goela abaixo. Felizmente, se trata de um autêntico representante sci-fi com temática de viagem no tempo e um roteiro recheado de reviravoltas, que apesar de poder soar como previsível, não deixa de acertar positivamente e agradar em cheio quem aprecia esse tipo de história.

Tullio Dias


6 – O Último Sacramento

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014Em O Último Sacramento acompanhamos a trajetória de uma equipe de jornalistas da revista Vice em um vilarejo alternativo comandado por um poderoso líder religioso. A produção rodada com o recurso found footage começa lentamente com as tradicionais apresentações de seus personagens e a ideia de que tudo é perfeito naquele lugar, que pode ser considerada como uma versão religiosa de A Praia, de Danny Boyle. Com o passar do tempo descobrimos junto dos nossos heróis que as coisas são bem diferentes da imagem passada e que o inimigo é um fanático religioso manipulador. E louco. Muito louco. Quer algo mais assustador que isso para um filme de terror?

Tullio Dias


5 – O Maravilhoso Agora

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014

O Maravilhoso Agora não é bem um filme de romance. Existe mais drama nele que romance, mas o amor é trabalhado de uma maneira tão especial e é tão importante para o desenvolvimento do personagem/trama que acaba sendo fácil enquadrar a produção na categoria. O protagonista interpretado por Miles Teller é um adolescente acomodado e extremamente sensível, ao ponto de preferir se acomodar diante as dores dos traumas familiares do que se erguer em busca de superação. Shailene Woodley aparece como o interesse amoroso delicado, inocente e com um coração enorme. Ela se esforça em se dedicar para o namorado e tentar transformar a vida dele em algo melhor, mas se depara com problemas que não pode vencer. Com atuações incríveis, O Maravilhoso Agora é uma daquelas produções que nos emocionam do começo ao fim.

Tullio Dias


4 – Heróis de Ressaca

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014

O lançamento diretamente em homevideo há algum tempo deixou de ser necessariamente uma característica negativa para uma produção cinematográfica. Quando temos um projeto assinado por Edgar Wright sendo lançado desta forma, por exemplo, podemos observar isto. Para fechar a Trilogia do Cornetto com chave de ouro, Wright reuniu a trupe – Simon Pegg, Nick Frost, Martin Freeman – para uma obra com cara de despedida, ao unir um sentimento latente de nostalgia pela última reunião dos velhos amigos, com a acidez habitual da saga para construir uma sátira – desta vez, aos filmes de ficção científica e catástrofe – inteligente e verdadeiramente hilária.

Leonardo Lopes


3 – Operação Invasão 2

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014Pegue a densidade dramática da trama de Conflitos Internos, acrescente personagens tarantinescos como a “Hammer Girl” e o “Baseball Bat Man”, pontue o filme com as cenas de lutas mais insanas, violentas e realistas (sim, você tem a certeza que os dublês se machucaram, tipo muito) possíveis e o resultado é a obra-prima Operação Invasão 2. Enquanto o primeiro filme se passava inteiramente em um único cenário, a expansão do universo desta segunda parte possibilitou ao diretor e coreografo Gareth Evans demonstrar toda sua criatividade e potencial, cada sequência de ação é visualmente única, da belíssima fotografia da luta na lama em uma Penitenciária, passando pela incrível perseguição de carros com a câmera entrando e saindo pelas janelas sem trucagens digitais, até o confronto contra o “Assassino” (sim, encontraram um capanga mais tenso que o “Mad Dog” do primeiro filme) em uma cozinha e sua crescente brutalidade, o minuto final desta luta alcança uma intensidade de força, velocidade e violência dos golpes que te dão a certeza de estar vendo um daqueles momentos memoráveis do cinema. Em fim, o nível aqui faz qualquer filme de ação recente de Hollywood parecer coisa produzida por e feita para crianças.

Vinícius Colares, do Blog Doutor Caligari

2 – The Normal Heart

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014

A HBO, além de elevar o nível de qualidade narrativa das séries de televisão, tem tomado decisões ousadas e normalmente muito boas com relação à produção de telefilmes. Em 2013, o canal aceitou produzir Behind The Candelabra, de Steven Soderbergh, após a recusa de vários grandes estúdios por sua “temática ousada”. O resultado foi sucesso de público, crítica e uma série de prêmios, mesmo sendo um telefilme.
Graças à emissora, “telefilme” deixou de ser algo estigmatizado, utilizado de maneira pejorativa, e The Normal Heart prova isso outra vez, garantindo prêmios e sucesso de público e crítica novamente, e mais uma vez com uma temática polêmica. O longa, dirigido por Ryan Murphy, é um importante retrato social da epidemia norte-americana de AIDS, que dissipou uma onda de homofobia em meio à negligência do governo conservador dos Estados Unidos com o problema. Para preenchê-lo, grandes atuações de Mark Ruffalo, Julia Roberts e Matt Bomer, numa narrativa tocante.

Leonardo Lopes

1 – Locke

poster-perseguição-virtual-211x300 Top 10 -  Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2014

Tom Hardy tem a difícil missão de sustentar o interesse do espectador ao longo do interessante Locke, que apesar de sua qualidade inquestionável (especialmente em relação ao desempenho do protagonista) não é uma obra indicada para qualquer tipo de público. Assim como acontece em Até o Fim, o filme inteiro foca apenas na ação de um único personagem. Se na produção estrelada por Robert Redford o silêncio impera, em Locke a situação é bem mais atrativa graças aos diversos telefonemas cada vez mais tensos do protagonista.

Tullio Dias

Leonardo Lopes

Eu já sabia que ia terminar assim. Estudante de Jornalismo (FAAP-SP). Tenho o Cinema e a comunicação como grandes (únicas?) paixões. Marxista e pessimista. Saudosista e louco.
Colunista do Cinema de Buteco e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.