Destaques Listas

Top 10 – Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015

Nessa lista especial da Retrospectiva2015 no Cinema de Buteco, nós selecionamos os melhores filmes que não passaram nos cinemas em 2015:

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015

ASSIM COMO FIZEMOS EM ANOS ANTERIORES (2013 e 2014) TEMOS A TERCEIRA EDIÇÃO DO NOSSO GUIA com as melhores dicas de produções lançadas diretamente em home video em 2015. Por algum motivo alguém decidiu que Ex Machina e Terror nos Bastidores, apenas para citar dois dos melhores, não eram dignos o suficiente para serem exibidos nas telonas esse ano. Também incluímos na lista o sensacional Beasts of No Nation, que ficou mais conhecido por ser o primeiro longa-metragem inteiramente produzido pelo Netflix do que pela sua própria qualidade.

Agradecimento especial ao Alex Gonçalves, do Cine Resenhas, que ajudou a selecionar as obras para essa lista.

Acompanhe outras dicas que ficaram de fora do ranking oficial na página 2.

Apreciem sem moderação:

10- Uma Boa Mentira

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015Primeira produção nos Estados Unidos do diretor canadense Philippe Falardeau, Uma Boa Mentira confere uma qualidade sua muito notável já presente em O Que Traz Boas Novas, produção de 2011 indicada ao Oscar. Trata-se de sua contenção diante de grandes eventos dramáticos, presentes em Uma Boa Mentira em uma série de episódios da vida de quatro personagens que buscam viver com alguma dignidade após terem o futuro devastado com a Segunda Guerra Civil Sudanesa. Arnold Oceng, Ger Duany, Emmanuel Jal e Kuoth Wiel são sobreviventes dessa tragédia real e, como intérpretes, estabelecem um compromisso enternecedor com os seus personagens, sendo verdadeiros heróis não somente pelo instinto de sobrevivência, como também pelo desejo de perseverar em uma terra estrangeira, Kansas City, e como preservam o espírito de união. E Reese Witherspoon não fica muito atrás, provando a excelente atriz que é com uma discrição que favorece as grandes estrelas de Uma Boa Mentira.

Alex Gonçalves


9- Encarcerado

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015Encarcerado é mais que um drama de prisão sobre daddy issues. Comandado por David Mackenzie e estrelado pelo sensacional Jack O’ Connell (que marca presença dupla nessa nossa listinha básica), a produção apresenta a história de um rapaz instável e agressivo que vai parar numa penitenciária mesmo sem ter a idade legal para isso. Como parte da pena, ele tem que se consultar com um terapeuta que tenta ajudá-lo. O grande lance do filme é que o pai dele também cumpre a sua pena nessa mesma prisão e eles nunca viveram tanto tempo juntos até esse momento.

Tullio Dias


8- Calvário

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015Fantasiar a respeito dos últimos dias de sua vida proporciona um deliciosamente assustador misto de sentimentos; se deparar melancolicamente diante da efemeridade e da insignificância de tudo aquilo que foi sua existência, paralelamente às últimas oportunidades de atribuir a esta alguma espécie de grandiosidade. Experimentar isto sob a ótica do Padre James (Brendan Gleeson, espetacular) nos oferece uma notável virtuosidade nos diálogos que, arrebatadores, extraem da sutileza da trama comentários profundos a respeito de uma série de âmbitos importantes, ao mesmo tempo em que transmitem um profundo sentimento de melancolia e honestidade, de fato absolutamente verossímeis com relação ao cenário construído para aquele protagonista.

Leonardo Lopes


7- O Senhor Babadook

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015O Sr. Babadook é uma criatura sinistra que inferniza quem conhece sua história. Mas a questão do monstro é apenas uma oportunidade para trabalhar a relação da mãe traumatizada com o garoto. A paranóia crescente dos personagens começa a levar a extremos perigosos e envolve cada vez mais o espectador. A diretora e roteirista Jennifer Kent aproveitou bem a oportunidade de transformar seu curta em longa e estendeu o conceito que havia criado, sem perder a mão na condução.

Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro


6- Virando a Noite

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015Virando a Noite apresenta a história de uma família que se mudou recentemente para Los Angeles e conhece um casal bem misterioso. Durante essa conversa de apresentação, acabam sendo convidados para um jantar familiar que vai ficando cada vez mais intenso com o passar das horas.

O que torna Virando a Noite melhor que praticamente todos os “concorrentes” no gênero é a sua absoluta naturalidade em ser completamente esquisito e real. Quem é que nunca conheceu uma pessoa estranha como o personagem de Jason Schwartzman? Tudo que ele diz parece ter um duplo sentido, cada gesto pode possuir um significado diferente, e além de tudo, o cara é daqueles que gostam de perguntar sobre qualquer assunto, por mais pessoal que seja. A comédia é indicada para pessoas que gostam de humor cabeça (e produções com uma grande dose de diálogos pesados sobre questões existenciais).

Tullio Dias


5- Terror nos Bastidores

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015Os slasher films foram essenciais para a formação de muitos cinéfilos, especialmente para aqueles que se deliciavam com o aluguel de fitas de vídeo de franquias como A Hora do Pesadelo, Halloween e Sexta-feira 13 ou mesmo com as exibições no fim da noite de títulos do mesmo segmento na tevê aberta. O cineasta Todd Strauss-Schulson (Um Natal Muito Louco) certamente faz parte desse time e em Terror nos Bastidores prova conhecer todas as regras estabelecidas pelo subgênero na busca pela “final girl”, título conferido à mocinha que deve se portar adequadamente para sobreviver ao massacre do maníaco da vez. Felizmente, o seu respeito pelos slasher films pende muito mais para Wes Craven do que para Drew Goddard, que cometeu o indigesto O Segredo da Cabana três anos atrás. A metalinguagem é o coração que pulsa Terror nos Bastidores, com o filme dentro do filme trazendo muitos risos (quando não gargalhadas), nostalgia e, o mais surpreendente, comoção – assegure uma caixa de Kleenex quando “Bette Davis Eyes” for tocada pela segunda vez.

Alex Gonçalves, do blog Cine Resenhas


4- A Entrega

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015Tom Hardy chama a atenção, fugindo da maioria de seus trabalhos anteriores. Ao final, a única conclusão a que se pode chegar é que o texto de Dennis Lehane é um presente para qualquer ator, e que Hardy soube aproveitar a oportunidade como poucos poderiam. E o diretor Michaël R. Roskam, professor de Cinema em Bruxelas, faz muito bem a transição da teoria para a prática, evitando atrair o público com recursos artificiais. A história segue de forma bem natural, é enxuta e permite ao espectador pensar a respeito, indo além de um simples entretenimento escapista.

Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro


3- 71′ – Esquecido em Belfast

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015
Sabe aquele tipo de filme que você não dá absolutamente nada e descobre que se trata de uma verdadeira pérola cinematográfica obrigatória para qualquer cinéfilo que se preze? Foi essa a impressão que tive depois de assistir 71′ – Esquecido em Belfast. O longa-metragem dirigido por Yann Demanche conta a história de um jovem e inexperiente soldado britânico que é enviado para Belfast no meio de uma verdadeira guerra dos católicos contra o domínio britânico. Ele é deixado sozinho no meio desse conflito e precisa encontrar maneiras de sobreviver em um território hostil em que não pode confiar em ninguém. Jack O’Connell está incrível como o protagonista dessa obra eletrizante e de deixar o espectador totalmente sem fôlego.

Tullio Dias


2- Beasts of no Nation

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015Beasts of No Nation foi o primeiro longa-metragem produzido pelo Netflix e que estreou direto no serviço de streaming. Se a indústria do cinema fosse justa, a produção de Cary Fukunaga (True Detective) estaria firme e forte na disputa pelos prêmios de melhores filmes do ano. Visceral, frio e emocionante, o filme acompanha a vida de uma criança depois que ela é transformada em um soldado e começa a lutar na guerra civil da África do Sul.

Tullio Dias


1- Ex Machina

Ex-Machina-2-838x545 Top 10 - Melhores Filmes Que Não Passaram nos Cinemas em 2015O terror e o sci-fi se misturam no surpreendente Ex Machina, que apareceu discretamente e rapidamente conquistou a crítica especializada sendo lembrado em diversas listas de melhores produções de 2015 já no primeiro semestre. Com um elenco afiado, especialmente Oscar Isaac na pele de um cientista controlador e completamente dominado pela sua megalomania em fingir ser Deus, o filme nos seduz na medida que vamos descobrindo junto com o protagonista a verdade sobre todas aquelas experiências e suas consequências.

Tullio Dias

Acompanhe na página seguinte mais dicas de lançamentos que não estrearam nos cinemas:

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.