Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015 | Cinema de Buteco
Destaques Listas

Top 10 – Os Melhores Filmes de Comédia de 2015

O Cinema de Buteco preparou mais um artigo especial reunindo os melhores filmes de comédia de 2015. Confira a lista completa:

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015

VÁRIAS OBRAS LANÇADAS EM 2015 NOS FIZERAM RIR NOS CINEMAS E EM HOME VIDEO e agora, pelo quarto ano consecutivo, a equipe bem humorada do Cinema de Buteco selecionou mais de 10 recomendações para os cinéfilos apaixonados pelo gênero comédia e por narrativas engraçadas. A maioria dos filmes mencionados já se encontra disponível em home video.

LEIA TAMBÉM: Melhores filmes de comédia de 2016

Acompanhe outras dicas que ficaram de fora do ranking oficial na página 2 e clique aqui para conferir as listas individuais da equipe e convidados.

Apreciem sem moderação!


10- A Espiã Que Sabia de Menos

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015Melissa McCarthy é uma das maiores comediantes do cinema atual. Colocar ela como uma espiã desajeitada, ao lado de outros espiões desajeitados (Jason Statham está sensacional!) e uma vilã cruel e hilária ao mesmo tempo, não tem como dar errado. A espiã que sabia de Menos é um filme que brinca com a profissão, mas que o faz por meio de personagens carismáticos e cenas de ação e morte que sempre tentam ter um toque cômico. (Dani Pacheco, O Que Rola no Cinema?)


9- Dope – Um Deslize Perigoso

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015Existe um certo pré-conceito relacionado com filmes produzidos por negros na indústria do cinema. Acabam se tornando obras com um target muito específico e temas repetitivos, o que afasta a turma com a cabeça menos aberta para mergulhar nessas produções. De qualquer forma, Dope – Um Deslize Perigoso é uma verdadeira quebra desse conceito conservador, preconceituoso e ultrapassado. Com um senso de humor afiado, o filme brinca exatamente com os esteriotipos que impedem um negro de ser nerd ou não ter interesses por drogas ou esportes. Pena que foi lançado diretamente em home video e poucas pessoas tiveram acesso ao longa-metragem. Fica a nossa dica! (Tullio Dias)


8- Ted 2

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015Embora esta continuação perca completamente o recurso do frescor ao aderir à receita de muitas continuações, reciclando a estrutura da trama, o vilão e a “mensagem” do original em majoritária parte da projeção, ao menos serve para comprovar a habilidade que sustenta seu realizador na televisão há tantos anos: a criatividade na elaboração e execução de – novas – gags cômicas. Neste sentido, Ted 2 possui um frescor que garante boas risadas.

Referências culturais criativas – destaco aquela que “homenageia” Jurassic Park -, piadas abordativas de temas socialmente atuais – as sugestões tristes no show de improviso rendem a sequência mais perspicaz do longa – e o aproveitamento pleno do campo visual – a luta pela cerveja exemplifica – são evidências claras desta garantia. (Leonardo Lopes)


7- Um Santo Vizinho

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015Embora eu seja suspeito para avaliar tudo que envolva o mitológico Bill Murray, tento ser bastante consciente. Neste ano mesmo, não gostei nada de seu especial de Natal para a Netflix. No entanto, a alma d’Um Santo Vizinho reside mesmo no velho Bill, que entrega uma performance honesta e divertida, ainda que não entregue grandes atrativos em termos de novidade – o mesmo, pode-se dizer, caracteriza o filme. (Leonardo Lopes)


6- Virando a Página

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015A trama é simples: um roteirista, vencedor do Oscar, fracassado, misógino e relativamente canalha, vivencia uma “segunda chance” para compreender suas virtudes, frustrações e, especialmente, redescobrir seu amor pela escrita através de uma experiência que normalmente desprezaria – lecionar numa universidade.
Se a trama é clichê, não espere por conflitos que fujam ao previsível, pois não é intenção de Virando a Página entregá-los; o filme compensa, no entanto, com um clima leve, boas atuações de Marisa Tomei, Chris Elliott, J.K.Simmons e, especialmente, Hugh Grant, algumas demonstrações de profunda admiração à Arte da qual faz parte, boas sacadas do roteiro – como as referências mais sutis e uma gag envolvendo um cronômetro, contando com a sensibilidade do protagonista – e, sobretudo, um belo punhado de honestidade. (Leonardo Lopes)


5- Birdman (Ou a Inesperada Virtude da Ignorância)

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015Batman, quer dizer, Birdman, é uma comédia, apesar de ser isso de maneira, digamos, não convencional. O engraçado do filme está nas expressões dos atores, nas cenas inusitadas dos bastidores, no ator que corre de cueca no meio da rua, nos diálogos rápidos mas que têm uma frase que nos faz morrer de rir. Não rimos o tempo todo como nas comédias regulares, ou por motivos clichês ou óbvios demais, mas pela maneira original que o longa nos conta a história protagonizada por Michael Keaton. (Leonardo Lopes)


4- Enquanto Somos Jovens

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015Noah Baumbach é um ótimo cronista da crise de meia idade e do amadurecimento doloroso porque passamos em diferentes momentos da vida. Boa parte de seus filmes trata de uma catarse de redescoberta existencial, situações que abalam as estruturas de personagens que, do contrário, teriam pouco do que reclamar. Em sua maioria brancos, de classe média alta e heterossexuais, eles são o retrato de uma América que caberia em uma novela de Manoel Carlos, mas que no caso de Enquanto Somos Jovens está na efervescência de Manhattan. Passando pelas ruas do Brooklyn, com seus hipsters estilosos que andam de bicicletas retrô e fazem seu próprio sorvete, o filme acompanha dois casais. Um deles, jovem e empolgante; o outro, passando pelo desafio da rotina trazida por muitos anos juntos. As diferenças entre os quatro vão aos poucos se dissolvendo e o que se vê é uma relação em que as intenções e até mesmo as identidades se confundem. Enquanto Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver e Amanda Seyfried se transformam em versões caricatas daquilo que aspiram, o espectador se identifica com muitos aspectos do que faz de nós quem somos e do que gostaríamos de ser. (Nathália Pandeló)


3- Férias Frustradas

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015Desde os primeiros instantes, Férias Frustradas parece motivado a criar uma abordagem irônica e satírica dos costumes tradicionais da chamada “família média” estadunidense, feito claro nas sequências do almoço entre as famílias vizinhas – marcado por assuntos fúteis – e dos princípios passados aos filhos. Embora o fizesse de maneira mais sutil, o clássico título original também o fazia – afinal, o mais legítimo objetivo deste remake é brincar com sua própria ideia de repetição.
Sob esta ótica, o filme funcionou muito bem, entregando-se ao rídiculo quando necessário ao contestar seus próprios objetivos de existir – “qual é o sentido de repetir a viagem que você fez há 30 anos?” – e construindo algumas situações cômicas – num clima oitentista um pouco menos inocente – eficientemente hilárias, além de fazer jus à franquia com algumas gags de sutil caráter social – o desencontro entre policiais de quatro estados norte-americanos diferentes e seus devidos estereótipos. (Leonardo Lopes)


2- Virando a Noite

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015Virando a Noite apresenta a história de uma família que se mudou recentemente para Los Angeles e conhece um casal bem misterioso. Durante essa conversa de apresentação, acabam sendo convidados para um jantar familiar que vai ficando cada vez mais intenso com o passar das horas.

O que torna Virando a Noite melhor que praticamente todos os “concorrentes” no gênero é a sua absoluta naturalidade em ser completamente esquisito e real. Quem é que nunca conheceu uma pessoa estranha como o personagem de Jason Schwartzman? Tudo que ele diz parece ter um duplo sentido, cada gesto pode possuir um significado diferente, e além de tudo, o cara é daqueles que gostam de perguntar sobre qualquer assunto, por mais pessoal que seja. A comédia é indicada para pessoas que gostam de humor cabeça (e produções com uma grande dose de diálogos pesados sobre questões existenciais). (Tullio Dias)


1- Mistress America

Virando-a-Noite-Melhores-filmes-de-comédia-de-2015-838x469 Top 10 - Os Melhores Filmes de Comédia de 2015“Tracy é uma jovem de dezoito anos que acabou de se mudar para Nova Iorque para fazer faculdade de Literatura. Desencantada com a vida universitária e com a realidade da cidade que antes idealizava, ela conhece Brooke, e logo projeta nela seu sonho americano: Brooke é independente e liberada sexualmente, não para um segundo durante o dia, circula bem por todos os círculos da cidade, sabe tudo de moda, música e Cinema e… bem, muda de humor trezentas vezes no mesmo dia, sendo capaz de recebê-la com entusiasmo apenas para, cinco minutos depois, não dar a mínima atenção ao que ela tem a dizer.”

Noah Baumbach e Greta Gerwig conquistaram público e crítica com Frances Ha. Ao repetirem a parceria em Mistress America, conseguem superar o filme anterior em praticamente todos os aspectos. A comédia é envolvente, com momentos extremamente divertidos e consegue deixar os espectadores envolvidos com os carismáticos personagens e as coisas que acontecem em suas vidas. Apaixonante. (Tullio Dias)



Ainda não acabou! Continue lendo para ver mais dicas de comédias!

Leia também:

Melhores Filmes de Comédia de 2014
Melhores Filmes de Comédia de 2013
Melhores Filmes de Comédia de 2012

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.