Top 10 - Os Piores Filmes de 2014 | Cinema de Buteco
Destaques Listas

Top 10 – Os Piores Filmes de 2014

piores filmes do ano - amor sem fim

MUITAS VEZES PAGAMOS INGRESSOS PARA IR AO CINEMA COM UMA EXPECTATIVA ALTA. Afinal, estamos investindo nosso tempo, nosso dinheiro e nossa disposição em uma sala de cinema correndo o risco de sofrer com a falta de educação de outros espectadores. Como se não bastasse, de vez em quando nos deparamos com produções que preferíamos nunca ter tomado conhecimento. Amaldiçoamos a hora que tal site (não foi a gente, veja bem) disse que aquele novo filme sobre o Frankenstein era incrível; ou aquele colega de trabalho babaca que fica contando spoiler de Game of Thrones e ainda teve a coragem de afirmar que Pompeia era uma obra-prima; mas pior ainda: nós brigamos até mesmo com o povo do cinema que vendeu o ingresso ao invés de nos poupar do sofrimento.

No entanto, a verdade é que nós gostamos de sofrer. Nós apreciamos ser torturados com produções ruins, ainda mais quando um bando de crítico que deveria sofrer intervenção da lei Seca começa a nomear um por um quais são os grandes absurdos cinematográficos da temporada. Sentimos a necessidade de comprovar, de questionar, e bem… O Cinema de Buteco não brinca em serviço. Apesar de gostarmos de assistir produções de qualidade duvidosa, nossa lista faz questão de selecionar os ovos podres do mercado durante a temporada. Se você duvida, seja nosso convidado para mergulhar nessa verdadeira seleção de elite: saiba agora quais foram os 10 piores filmes de 2014!

(Lembrando que o Cinema de Buteco tem a política de recomendar todo e qualquer tipo de filme para seus leitores, e isso inclui os ruins. Não temos a pretensão de dizer o que você deve ou não assistir, pois os gostos pessoais de cada um interferem na maneira como interpretamos de uma obra. Nossa dica é assistir sim a todos os filmes, se divertir e depois vir aqui comentar se concorda ou não com a opinião da nossa cozinha gourmet cinéfila)


10 – Amor Sem Fim

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014

A obra é pretensiosa ao tentar oferecer uma história profunda de romance e reflexões sobre temas recorrentes em nossas vidas, como a velha questão do pai ciumento não aprovando a filha namorando com um cara mais pobre. Amor Sem Fim escorrega do começo ao fim, sem nunca conseguir alcançar o objetivo de entregar uma história madura. Com personagens fracos e a ausência de um real motivo para justificar sua existência, a produção é só uma perda de tempo boba, imatura e desinteressante.

Tullio Dias

9 – Um Conto do Destino

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014
Um Conto do Destino é basicamente como se a bíblia fosse escrita pelo escritor Nicholas Sparks. Adotando uma postura extremamente religiosa e romances que geram milagres, o primeiro trabalho de direção do roteirista Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante e A Luta pela Esperança) versa com um caminho que expõe a falta de costume de seu realizador. É um filme que intenta produzir a mesma sensação de algum trabalho de Frank Capra ou Richard Curtis, mas é sempre melhor assistir ao original.

Andrey Lehenemann, do ClickFilmes

8 – O Candidato Honesto

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014

Desisti das comédias de Leandro Hassum e Roberto Santucci, mas, depois de ter assistido uma dezena de vezes a seu trailer, resolvi dar uma chance. Queria ver até que ponto iria a cara de um pau de um realizador em plagiar o conceito de O Mentiroso, com Jim Carey, ou de um ator em reproduzir os maneirismos do citado comediante. Bem, não é apenas ruim, mas é um crime em forma de cinema.

Marcio Sallem, do Em Cartaz

7 – Confia em Mim

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014
Eu tenho uma pena enorme de quem deixou para ter seu primeiro encontro assistindo a esse thriller nacional capaz de nos deixar com a mesma sensação de ter levado uma tijolada na barriga. O trailer vendeu bem a ideia, mas “confie na gente” e tenha a certeza de que o longa-metragem não se sustenta em momento algum. O elenco faz um trabalho razoável, e o que realmente atrapalha é a combinação de um roteiro bobo e previsível com uma montagem lenta, e com cara de televisão global. Por um lado, claro, precisamos valorizar um filme que tenta fugir do humor pastelão e outros temas batidos do nosso cinema.

Tullio Dias

6 – No Olho do Tornado

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014

O roteiro falha ao tentar estabelecer as relações humanas de seus coadjuvantes. Enquanto de um lado acompanhamos os conflitos entre pais e filhos, e um começo de atração sexual do pai pela pesquisadora, somos “presenteados” com uma das questões mais patéticas do cinema em 2014. Logo de cara, determinado personagem é apresentado como o elo inexperiente do grupo, o que potencializa as chances dele ser uma das baixas da história. Por questões pessoais, desejei a morte do filho da puta a partir do momento em que ele se revelou um jogador de hoquéi – e saber que eu não me decepcionaria foi um deleite. Após a morte do sujeitinho, há uma conversa constrangedora entre os protagonistas que tentam assumir para si a morte do rapaz.

Tullio Dias

5 – Rio Eu Te Amo

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014
Depois de Paris e Nova York, Rio de Janeiro seria a cidade contemplada pela série Cidades do Amor. Mas acabou em um grande constrangimento, com dez histórias que vão do lugar comum ao ridículo, passando por toda sorte de clichês possíveis. Parece mesmo que não há nenhum brasileiro envolvido, que tudo aquilo é a visão de estrangeiros. Pouca coisa se salva, e a maioria revolta. Nenhum filme do ano me fez querer tanto sair no meio, e muita gente na sessão fez exatamente isso.

Marcelo Seabra, do Pipoqueiro

4 – A Lenda de Hércules

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014
A Lenda de Hércules foi lembrado na lista de piores do primeiro semestre e não existia a menor possibilidade de ficar de fora da seleção das bombas do ano. Para ser bem objetivo e dizer o mínimo, basta indagar: “o que diabos era aquele leão, cara?”

Tullio Dias

3 – O Herdeiro do Diabo

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014

Existem filmes ruins e existe O Herdeiro do Diabo. Como sempre, por trás de um péssimo filme de horror há uma fracassada campanha de marketing bem forte para tentar convencer o público a gastar dinheiro e perder tempo precioso com essa bomba. Masoquistas cinematográficos irão golfar.

Tullio Dias

Herdeiro do Diabo usa a estética de found footage para tentar dar certo realismo ao filme, mas isso só faz com que a obra seja absurdamente mal filmada, já que quase tudo é com câmera na mão ou câmeras de segurança. O que podia ser apenas um longa chato vira uma tortura cinematográfica mal filmada e sem nenhum requinte estético. Todo os péssimos clichês estão lá e eu quero o dinheiro do ingresso de volta – e eu nem paguei o ingresso.

João Golin

2 – O Apocalipse

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014

Falhando em coisas básicas e possuindo erros de continuidade grotescos (um ônibus caindo horas depois só para gerar uma comoção), a maior tensão que O Apocalipse consegue gerar é a de uma possível continuação. E não há nada mais assustador que os três protagonistas afastados da multidão exclamando que isso é apenas o início.

Andrey Lehenemann

Sinceramente, não tenho muito para dizer sobre esta bomba, então ficarei apenas com isso: eu preferiria ser arrebatado a ter que assistir esta produção outra vez.

Leonardo Lopes

Teria sido um exercício curioso escrever uma crítica completa para O Apocalipse, um dos lançamentos mais recentes estrelados por Nicolas Cage. Na obra, cuja premissa é bem semelhante à série The Leftovers, da HBO, acompanhamos a história de um grupo de pessoas a bordo de um avião e que de repente descobrem que alguns passageiros desapareceram misteriosamente. O mesmo aconteceu em diversos lugares, o que seria o prenúncio do fim do mundo. Com atuações medonhas (Cage deve ter visitado muitos bares para gravar as suas cenas), efeitos visuais piores que o maldito leão de A Lenda do Hércules e uma direção capenga, O Apocalipse só não é pior que o nosso primeiro colocado…

Tullio Dias

1 – Frankenstein: Entre Anjos e Demônios

piores-filmes-do-ano-amor-sem-fim Top 10 - Os Piores Filmes de 2014

Espero que na próxima vez, pois haverá, estejamos prontos para perceber, quando um roteiro disser que o diário de Frankenstein não pode cair nas mãos erradas, o que a expressão“mãos erradas” realmente quer dizer: as de diretores como Stuart Beattie.

Andrey Lehenemann

Apesar de toda a recepção negativa, eu decidi dar um voto de confiança a esta genérica adaptação do clássico personagem do horror – ok, talvez eu tenha sido barrado na sessão d’O Lobo de Wall Street e simplesmente escolhi o horário mais próximo. Talvez. -, mas ela passou longe de me surpreender. Toda a pirotecnia não foi capaz de compensar – pelo contrário – o roteiro absolutamente risível deste filme que tenta ser sério e sombrio em sua trama de origens, que sequer deveria ter sido originado. A certeza é que deveria estar na lista de melhores comédias do ano.

Leonardo Lopes

O pior filme do ano foi escolhido já na nossa lista do primeiro semestre. Não existia a menor possibilidade de lançarem uma obra que conseguisse a façanha de superar a verdadeira destruição em cima do clássico Frankenstein. Na ocasião, disse que o filme fez pelo monstro de Mary Shelley o que Crepúsculo fez pelos vampiros, mas os motivos que colocam Frankenstein: Entre Anjos e Demônios aqui na lista são outros. Basta dizer que é um verdadeiro desastre.

Tullio Dias

Listas individuais


Andrey Lehnemann

1 – Frankenstein: Entre Anjos e Demônios
2 – O Apocalipse
3 – Um Conto do Destino
4 – Justin e a Espada da Coragem
5 – Isolados
6 – Rio, Eu Te Amo
7 – Roubamos Segredos: A História do Wikileaks
8 – Malévola
9 – O Quinto Poder
10 – Confia em Mim

Marcio Sallem

1 – O Candidato Honesto
2 – A Noite da virada
3 – Frankenstein – Entre Anjos e Demônios
4 – Mulheres ao ataque
5 – Se Eu Ficar
6 – Ouija – O Jogo dos Espíritos
7 – O Melhor de Mim
8 – O Herdeiro do Diabo
9 – Hércules
10 – Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal

Tiago Paes de Lira
1 – Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel
2 – Um Milhão de Maneiras de se Pegar em uma Pistola
3 – Profissão de Risco
4 – Pompeia
5 – Lucy
6 – Transformers: A Era da Extinção
7 – Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário
8 – A Bela e a Fera
9 – Malévola
10 – Mulheres ao Ataque

Eduardo Monteiro
1 – Caminhando Com Dinossauros
2 – Um Conto do Destino
3 – Justin Bieber’s Believe
4 – Amazônia
5 –  O Céu é de Verdade
6 – O Herdeiro do Diabo
7 – Juntos e Misturados
8 – Annabelle
9 – A Grande Vitória
10 –  Ajuste de Contas

João Marcos Flores

1 – Vestido pra Casar / O Candidato Honesto / Os Caras de Pau e o Misterioso Roubo do Anel
2 – Mulheres ao Ataque
3 – O Ciúme
4 – Transformers: A Era da Extinção
5 – Saint Laurent
6 – A Recompensa
7 – Lascados
8 – Dracula: A História Nunca Contada
9 – Os Boxtrolls
10 – O Teorema Zero

Marcelo Seabra
1 – Rio Eu te Amo
2 – Machete Mata
3 – Frankenstein: Entre Anjos e Demônios
4 – Os Homens São de Marte e é Pra lá Que Eu Vou
5 – Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola
6 – Transformers 4
7 – Um Conto do Destino
8 – O Âncora 2
9 – Divergente
10 – Transcendence

Leonardo Lopes
1 – O Apocalipse
2 – Apenas Deus Perdoa
3 – Frankenstein: Entre Anjos e Demônios
4 – Voando Para o Amor
5 – O Herdeiro do Diabo
6 – Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal
7 – O Filho de Deus
8 – Mulheres ao Ataque
9 – Juntos e Misturados
10 – Uma Aventura Lego

Tullio Dias
1 – Frankenstein: Entre Anjos e Demônios
2 – O Herdeiro do Diabo
3 – O Apocalipse
4 – Confia em Mim
5 – The Legend of Hercules
6 – Amor sem Fim
7 – Pompeia
8 – Leprechauns: Origins
9 – 47 Ronins
10 – 300: A Ascensão do Império


Saiba aqui quais foram os piores filmes do primeiro semestre de 2014 e os piores de 2013.

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.