Top 5: Os Melhores Filmes de Ridley Scott | Cinema de Buteco
Destaques Listas Top 5

Top 5: Os Melhores Filmes de Ridley Scott

Prometheus 2 estaria atrasando a produção de Alien 5

Nosso editor fala sobre seus cinco trabalhos favoritos do cineasta Ridley Scott, incluindo até mesmo o recente Perdido em Marte. Quais são os seus cinco filmes prediletos do diretor?

Top5-Ridley-Scott Top 5: Os Melhores Filmes de Ridley Scott

EM CARTAZ ATUALMENTE COM O DIVERTIDO SCI-FI PERDIDO EM MARTE, Ridley Scott já possui mais de 40 anos de estrada no cinema. Entre muitos acertos e erros, é um cineasta que mantém o nível de suas obras e sempre busca explorar ao máximo o potencial visual de suas narrativas. Independente de ser ou não um bom contador de histórias ou ter um estilo esquisito de montagem, Scott sempre se garante com imagens espetaculares para seus espectadores. Para homenagear a sua carreira, selecionei os meus cinco filmes favoritos do diretor até o momento. E não, não tem Thelma e Louise ou Gladiador (que eu gosto bastante, diga-se de passagem).

5- Prometheus

Prometheus é o melhor filme de Ridley Scott nos últimos 30 anos e supera Alien 3 e Alien – A Ressurreição, mas ainda perde para os dois primeiros filmes da franquia que serviu como base para o roteiro. Independente de ser uma pré-sequência oficial ou não, ele consegue cumprir o seu papel de oferecer uma história com começo, meio e um final que deixa a expectativa para o lançamento da continuação Alien: Paradise Lost, em 2017.”

Top5-Ridley-Scott Top 5: Os Melhores Filmes de Ridley Scott

4- O Gângster

“Estrelado por Denzel Washington, O Gângster é um drama policial sobre a ascensão criminal de um negro norte-americano durante a Guerra do Vietnã. Com muita conversa e desenvolvimento dos personagens, Scott faz com que o espectador acompanhe os diferentes paralelos entre as vidas do criminoso do bem vivido por Washington com o policial pobretão interpretado por Russell Crowe. Enquanto um vive tranquilamente, mesmo com todo o dinheiro do mundo ao seu dispor, o outro sua para conseguir respeito e conseguir reunir provas o suficiente para prender o homem responsável por modificar o sistema nas ruas de Nova York.”

Top5-Ridley-Scott Top 5: Os Melhores Filmes de Ridley Scott

3- Perdido em Marte

“Com um senso de humor surpreendente e que até então só chega perto do que o diretor apresentou no divertido Os Vigaristas, Perdido em Marte se torna uma bela surpresa para os amantes do cinema. Matt Damon está ótimo e conta com o apoio de um excelente elenco de apoio e uma trilha sonora inspirada. Como de praxe nos filmes de Ridley Scott, existe um belo trabalho de fotografia para retratar Marte e também um ou outro momento com tensão mais intensa, daquelas que nos deixam com o corpo inclinado para a frente na cadeira.”

Top5-Ridley-Scott Top 5: Os Melhores Filmes de Ridley Scott

2- Blade Runner: O Caçador de Andróides

“Além da qualidade técnica inquestionável, um ponto forte da obra é a construção de seus personagens coadjuvantes. A maioria ofusca Deckard, que mesmo na pele de Harrison Ford não consegue superar a eficiência da interpretação de Hutger Hauer. O ator fetiche dos primeiros anos de trabalho do cineasta holandês Paul Verhoeven interpreta um vilão humano e capaz de fazer o espectador questionar se ele realmente é o grande inimigo ou apenas uma vítima das circunstâncias. Tentarei fugir do senso comum de indicar a sequência final como o seu grande momento em Blade Runner. Existe um momento em que, numa certa referência ao clássico Frankenstein, a criatura (Hauer) se encontra com seu criador. Eles conversam demonstrando admiração um pelo outro, mas ao mesmo tempo cada um deles sente medo (criador) e ódio (criatura). O desfecho do encontro não poderia ser mais óbvio, mas tudo é orquestrado brilhantemente pelo olhar atento de Scott.”

Top5-Ridley-Scott Top 5: Os Melhores Filmes de Ridley Scott

1 – Alien, o Oitavo Passageiro

“O suspense criado pelo roteiro faz o próprio espectador refletir sobre como seria encarar um “tubarão” dentro de uma nave. A ideia de saber que existe algo perigoso por perto e que não há nenhuma forma de escapar é capaz de deixar qualquer um desesperado. Até mesmo o pobre gatinho de estimação de um dos personagens.”

Top5-Ridley-Scott Top 5: Os Melhores Filmes de Ridley Scott

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.