Listas Top 5

Top 5: Filmes sobre comer o prato frio (ou sobre vingança)

ENQUANTO ASSISTIA EU VI O DIABO PARA A LISTA DE FILMES COM PSICOPATAS comecei a imaginar como seria o meu top 5 de filmes de vingança. Afinal de contas, esse é o tema principal da maioria dos meus títulos favoritos. Tentei imaginar rapidamente quais seriam os cinco que gosto mais e sem fazer muito esforço para buscar coisas na memória: me surpreendi quando percebi que deixei de fora Django Live, Bastardos Inglórios e até Kill Bill, que costuma entrar sempre em qualquer seleção com esse tema, mas os meus favoritos são os cinco que você irá conhecer a seguir:

Aproveite e deixe o seu top 5 nos comentários – e tentem não brigar muito comigo por excluir Quentin Tarantino do meu ranking pessoal!

5- A Pele que Habito (La Piel que Habito)

A Pele que Habito é provavelmente um dos filmes de vingança mais assustadores já produzidos. É um autêntico longa de terror para homens que defendem a cultura do estupro, aliás. Foi o primeiro trabalho de Pedro Almodovar que tive o prazer de assistir e não poderia ter começado melhor com esse suspense estrelado por Antonio Banderas. Falar mais de A Pele que Habito poderia significar entregar detalhes importantes na trama e não quero isso. Basta você saber que é um puta filme!

Lançado em 2011.

a pele que habito3

4- Oldboy

Não existe nenhuma história maior de vingança no cinema do que em Oldboy, de Chan-wook Park. O protagonista é sequestrado e deixado em cativeiro durante 15 anos sem ter contato com ninguém no mundo exterior. Quando ele finalmente, e inexplicavelmente, é libertado, se vê envolvido em uma série de eventos brutais para descobrir a verdade. 

Mas cuidado: não confunda com o remake norte-americano estrelado por Josh Brolin em 2013. Prefira a versão original de 2003.

filmes sobre vingança - oldboy

3- O Profissional (Leon: The Professional)

Tenho um carinho imenso por essa obra, já que assisti justamente na época em que me apaixonei pelo cinema e começava a gastar todo o meu dinheiro na locadora e meu tempo livre da escola na frente da televisão no canal HBO. 

Dirigido por Luc Besson em 1994, O Profissional conta a história de uma garota que cresce num ambiente hostil com a sua família desajustada e decide se vingar depois que traficantes invadem a sua casa e matam todo mundo. A pequena Matilda (Natalie Portman) busca abrigo na casa do seu vizinho silencioso Leon (Jean Reno), que é na verdade um assassino profissional.  Juntos eles iniciam uma relação esquisita de amor e amizade para buscarem vingança. 

filmes sobre vinganca - o profissional

2- Eu Vi o Diabo (I Saw the Devil)

Depois da esposa ser cruelmente assassinada, um agente secreto tira umas semanas de férias para rastrear o psicopata responsável pelo crime. Quando finalmente o encontra, inicia um sádico jogo de gato e rato para realizar a sua vingança. 

Eu Vi o Diabo é um filme pesado sobre a dor da perda e nosso desejo de fazer justiça com as próprias mãos buscando causar o máximo de sofrimento para o responsável por tirar uma vida. O grande trunfo da obra é conseguir se aprofundar no desenvolvimento do psicopata sem tentar mostrar para o espectador que ele não merece toda aquela violência. Na verdade, ele merece sim, tanto que ele mesmo dá um jeitinho de se vingar do agente secreto da única forma que consegue fazer as coisas na sua vida.

filmes sobre vinganca - eu vi o diabo

1- Era Uma Vez no Oeste (C’era una volta il West)

Também conhecido como o melhor filme de todos os tempos da história do cinema. 

Dirigido pelo lendário Sergio Leone, em 1968, esse western definitivo conta com um elenco inspirado formado por Henry Fonda, Claudia Cardinale, Charles Bronson e Jason Robards.  Era Uma Vez no Oeste conta a história de um homem misterioso que une forças com um fora-da-lei para salvar a vida de uma viúva das garras de um psicopata sanguinário. 

A motivação do Gaita (Bronson) só é revelada completamente durante o confronto final com o vilão Frank (Fonda). Fãs de Quentin Tarantino provavelmente sentirão um friozinho na barriga quando perceberem o quanto o diretor é fã do trabalho de Sergio Leone e usou a vingança como ingrediente principal de suas obras. A grande diferença é que aqui nós temos o produto original que inspirou Tarantino, e o que Sergio Leone faz é coisa de outro universo e indispensável para qualquer cinéfilo que se preze.

filmes de vinganca - era uma vez no oeste

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.