Top10 – Os Melhores Filmes de Suspense de 2015

O Cinema de Buteco agora apresenta a seleção com os melhores filmes de suspense de 2015. Faltou algum na lista?

Melhores filmes de suspense de 2015 - Bone Tomahawk
INFELIZMENTE NÃO TIVEMOS TANTOS TÍTULOS INTERESSANTES EM 2015 QUANTO NO ANO ANTERIOR, mas ainda assim encontramos boas opções para produzir uma das nossas compilações de filmes mais procurada pelos leitores. Mas temos que ser honestos em dizer que foi complicado selecionar os destaques do gênero suspense e seria muito legal se você, caso tenha alguma sugestão, deixa nos comentários para a gente conseguir manter essa lista com muitas opções para os fãs de produções de tirar o nosso ar.

Acompanhe outras dicas que ficaram de fora do ranking oficial na página 2 e clique aqui para conferir as listas individuais da equipe e convidados.

Apreciem sem moderação!

10- Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo

foxcatcher-2014-08Ao nos depararmos pela primeira vez com John Du Pont (Steve Carell), ele está num cômodo predominantemente vermelho de sua mansão – o indicativo estava ali. A partir daquele momento, se cria um ambiente isolado, tenso e calmamente ameaçador, como se nos preparasse aos poucos para um choque, uma verdadeira porrada – sustentado por orgulho, pela obsessão e por uma herança ideológica belicista e ufanista do proprietário de todo aquele “império”.

(Leonardo Lopes)


9- Hidden

Melhores filmes de suspense de 2015 - HiddenA trama apresenta essa família que mora escondida dentro de um abrigo anti-bombas depois que uma epidemia esquisita transformou todas as pessoas em criaturas sanguinárias e perigosas. O longa-metragem é sufocante justamente porque nos faz sentir pena da pequena garotinha filha dos personagens de Alexander Skarsgard e Andrea Riseborough. A criança se sente aprisionada e cada vez mais curiosa com o mundo exterior. Hidden é uma daquelas produções sobre paranoias crescentes que vão nos conquistando aos poucos. Vale lembrar que a obra ficaria muito bem também nas listas de terror e sci-fi. (Tullio Dias)


8- Stanford Prison Experiment

Melhores filmes de suspense de 2015 - The Stanford Prison ExperimentEm 1971, um cientista decidiu analisar o comportamento das pessoas em posições de poder. Para isso reuniu um grupo de jovens para servirem de cobaias em seu experimento por alguns dias. O estudo era basicamente encenar uma pequena penitenciária e colocar um grupo maior como os prisioneiros e outros como carcereiros. O que acontece é verdadeiramente assustador, já que pessoas relativamente normais se transformam em verdadeiros monstros apenas porque podem e tem autoridade para isso. Um thriller dramático arrepiante. (Tullio Dias)


7- O Apostador

Melhores filmes de suspense de 2015 - O ApostadorMark Wahlberg é um ator 8 ou 80. Ou você ama ou odeia. Faço parte da primeira turma e convido todos que torcem o nariz para o ator a começarem a mudar essa opinião com o excelente suspense O Apostador, que apresenta a história de um professor viciado em jogos e fica devendo a maior grana para um pessoal barra pesada. Ainda que a produção falhe ao tratar com distanciamento o drama de um viciado, temos um verdadeiro show de Wahlberg e um roteiro espertinho recheado de sacadas espirituosas e isso faz valer a pena gastar um tempinho mergulhado nesse universo em que as coisas podem dar muito erradas a qualquer momento. (Tullio Dias)

https://youtu.be/MMVbK8D6ufI


6- A Viatura

Melhores filmes de suspense de 2015 - Cop CarKevin Bacon é um ator que ficou famoso por mostrar que sabia balançar o corpinho dando chiliques dentro de um galpão, mas é quando assume personagens do mal que realmente chama a atenção. Foi assim em Homem Invisível e X-Men: Primeira Classe. Em A Viatura, ele encarna um policial corrupto que se mete na maior enrascada depois que tem a sua viatura roubada por duas crianças com um espírito de aventura que desafia o medo da morte e da autoridade. Poderia ser apenas uma trama em que policial malvado buscaria os moleques e os repreenderia com uma coça básica, mas acontece que as coisas ficam um pouquinho mais complicadas… (Tullio Dias)

https://youtu.be/wsNSKxPERhg

 


5- O Presente

poster O PresenteO Presente não é um filme com roteiro engenhoso (a trama apresenta Simon e Robyn, um casal que se muda para uma nova casa e começa a passar por situações tensas depois que Gordo, um velho colega de escola de Simon começa a aparecer para visitas inesperadas e incômodas), mas mesmo assim consegue ter momentos em que o espectador fica boquiaberto pensando: WTF? O que parecia ser um suspense sobre invasão domiciliar e assédio, migra para uma trama sobre as consequências do bullying e se revela como um saboroso prato frio de vingança. Joel Edgerton não é pretensioso e abraça a simplicidade de sua narrativa com eficiência para se preocupar apenas em contar a sua história um tanto sádica. (Tullio Dias)


4-  Broken Horses

Poster Broken HorsesVincent D’Onofrio teve um 2015 de muito sucesso. Primeiro porque faz parte do elenco de Jurassic World (mesmo num papel estúpido), segundo porque interpretou o melhor vilão do universo da Marvel na série Demolidor. Logo, ter o ator novamente na pele do vilão em outra obra de destaque já é motivo o suficiente para recomendar Broken Horses. Estrelado por Anton Yelchin e Chris Marquette (excelente), a produção narra a história de dois irmãos que crescem em rumos totalmente opostos após terem as suas vidas transformadas por uma tragédia. Quando finalmente se reencontram, eles começam a questionar os seus valores e isso gera um pequeno conflito com os chefes do personagem de Marquette. Broken Horses é um filmaço tenso e emocionante. (Tullio Dias)


3- O Ano Mais ViolentoPoster O Ano Mais Violento

Contextualizado num período histórico rochoso e violento, econômica e socialmente – inverno novaiorquino, 1981 -, refletido na frieza, desconfiança e desesperança de seus indivíduos, O Ano Mais Violento é um retrato intenso – embora corretamente cadenciado – e cru do cenário capitalista em seu modo inescrupuloso de alterar as relações e morais humanas; mesmo um imigrante honesto e civilizado como Abel (Oscar Isaac), vivenciando seu próprio american dream, não consegue se manter alheio à tal atmosfera corruptiva.

(Leonardo Lopes)

 


2- A Entrega

hr_The_Drop_7Tom Hardy chama a atenção, fugindo da maioria de seus trabalhos anteriores. Ao final, a única conclusão a que se pode chegar é que o texto de Dennis Lehane é um presente para qualquer ator, e que Hardy soube aproveitar a oportunidade como poucos poderiam. E o diretor Michaël R. Roskam, professor de Cinema em Bruxelas, faz muito bem a transição da teoria para a prática, evitando atrair o público com recursos artificiais. A história segue de forma bem natural, é enxuta e permite ao espectador pensar a respeito, indo além de um simples entretenimento escapista.

Marcelo Seabra, do blog O Pipoqueiro


1- Bone Tomahawk

Poster Bone Tomahawk“Durante mais de uma hora e meia de projeção, Bone Tomahawk funciona como um western clássico com uma leve (mas óbvia) influência de Quentin Tarantino, especialmente em seus diálogos triviais entre homens brutos no meio de situações de extremo risco. Entre o final do segundo e o começo do terceiro ato, porém, o longa escrito e dirigido por S. Craig Zahler dá uma guinada tão surpreendente que o projeto praticamente muda de gênero. [..] Beneficiado enormemente pela belíssima fotografia de Benji Bakshi e por diálogos extremamente bem escritos que ora soam elegantes em sua simplicidade ora divertem pelo humor negro absurdo, Bone Tomahawk é um filme simplesmente impecável.” (João Marcos Flores)


Ainda não acabou! Continue lendo para ver mais dicas de suspenses!

Leia também:

Melhores Filmes de Suspense de 2014
Melhores Filmes de Suspense de 2013