Review: The Leftovers s03e06 - "Certified" | Cinema de Buteco
Séries e TV

Review: The Leftovers s03e06 – “Certified”

review the leftovers s03e06 - certified

O lado bom de quando eu atraso para produzir um review, como é o caso aqui, é que vocês terão oportunidade de ler dois textos de uma vez. Espero finalizar o review de The Leftovers S03E06, ou “Cerfified”, e na sequência emendar o próximo. OK?

A temporada segue homenageando cada um de seus personagens. Depois de Nora, Kevin senior e Matt, agora foi a vez de Laurie ter um momento especial. E que momento, vejam bem! “Certified” aprofunda um pouco mais na vida de Laurie após a partida e precede a sua escolha de entrar no grupo das tias de branco. Paralelamente, acompanhamos ela em duas narrativas: uma ao lado de Nora e Matt, e outra no rancho com o restante dos personagens.

“Certified” é mais um episódio sobre a fé. Sobre escolher ou não acreditar. Laurie é a personagem mais cética da série e por isso mesmo, uma das mais lúcidas. Mas será que a razão pode dar todas as respostas que nosso coração deseja?

Dando um pulo cronológico de algumas horas e deixando todos os personagens em sintonia, o episódio possui três momentos super importantes. O primeiro deles envolve toda a trama de Nora tentando encontrar as responsáveis pelo suposto golpe que oferece a chance das pessoas encontrarem aqueles que partiram.

Temos uma bela metáfora que Nora conta sobre uma lembrança da infância. Nessa história, ela diz que estavam todos num estádio se divertindo com uma bola gigante (ou algo do tipo, não lembro) até que alguém foi lá e FUROU a bola. Estragou a brincadeira de todo mundo. Laurie responde simplesmente que alguém precisava manter a ordem para evitar o caos. E esse era o trabalho de Nora no DSD. Naquele caso específico, Nora estava prestes a dar a sua vida para viver uma farsa e Laurie apontou que o dever dela é justamente impedir que gente mal-intencionada machuque inocentes.

O segundo momento especial é até engraçado. Depois de chegar no rancho e perceber que todas as pessoas lá estão um tanto “malucas” com a ideia de que Kevin é Jesus, ela precisa tomar uma decisão. Laurie envenena a comida de todos e derruba um a um para poder esperar Kevin chegar e tentar impedir a sua morte. Mas ao contrário do imaginado, Laurie leva um papo bem tranquilo com Kevin e deixa a decisão nas mãos dele. O ex-casal troca suas últimas confidências sobre o período que passaram juntos até que ela se despede, deixando o protagonista sozinho com suas escolhas e fé.

O terceiro momento especial começa numa conversa mórbida de Nora e Laurie. A primeira diz que preferiria morrer asfixiada num mergulho. Ninguém saberia que foi intencional. Bastaria apertar um botão errado e todos ficariam acreditando se tratar de um acidente. Pois nos minutos finais de “Certified”, Laurie está a bordo de um barquinho no dia de aniversário das Partidas e prestes a mergulhar quando o seu celular toca. Do outro lado da linha (e do mundo) estão os seus filhos. Não sabemos ainda se Laurie iria mesmo se matar ou se o “acaso” decidiu intervir na hora H. Porém, eu posso dizer sem dúvidas, que começo a chorar só de lembrar essa cena inteira.

The Leftovers é foda pra caralho.

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.