Across The Universe


Gênero: Drama – Musical – Romance
Duração: 131 min
Origem: EUA
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais

Um casal apaixonado se envolve nos movimentos da contracultura de Liverpool nos anos 60. Dirigido por Julie Taymor (Frida) e com Evan Rachel Wood e Bono no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar na categoria Melhor Figurino.”

Estava há há meses na espectativa para assistir *Across The Universe*. O filme é de 2006, mas só estreiou no Brasil no ano seguinte; e aqui em Bh, só chegou mesmo essa semana. Valeu a espera, mas me revolta essa *injusta distribuição social de filmes cults pelo mundo*. É um filme para fãs e não fãs de Beatles, mas faz bem mais sentido quando você conhece as músicas. Há diálogos com citações geniais de composições de John e Paul. É um revival bem charmosinho dos anos 60. Dá vontade de sair nas ruas gritando *não a Guerra do Vietnã*.

Na verdade, é uma mistura de *High School Musical* com *Edukators*, o que pode soar como definição bizarra e fazer várias pessoas desgostarem do filme antes de assistí-lo. Mas não se preocupe com o que diz uma garota que colabora raramente em um blog sobre cinema. São doses certas do que há de melhor nos dois filmes, sobretudo porque Edukators só tem coisas boas.
São doses brutais da mais alta *psicodelia da farinha* dos anos 60, com cenas inexplicáveis, sem o mínimo de nexo. Mas nem sempre a arte precisa de sentido. As músicas dos Beatles estão sempre muito bem colocadas. E isso sim é que faz sentido.
Dispenso vários *efeitos especiais e computação gráfica* que por instantes conseguem destruir a atmosfera de época tão bem recriada pelo filme.

Curioso pra saber se a sua música preferida dos Beatles está no filme?! Clique aqui e confira quais músicas fazem parte da Trilha Sonora.
Curioso pra conferir algumas partes do filme?! Clique aqui e confira os vídeos das músicas disponíveis no youtube.

ps.: Ia me esquecendo de algo importante. Para fãs do U2, Bono Vox faz participação especial como *Dr. Robert* e na trilha canta *I am the Walrus* e *Lucy In The Sky With Diamonds*. Vale a pena conferir, o personagem dele é divertidíssimo!