Outono em Nova York

Outono em Nova York é um filme de 2000 dirigido pela diretora chinesa Joan Chen. Neste primeiro trabalho em língua inglesa produzido por ela, acompanhamos a história de Will Keane (Richard Gere) e Charlotte Fielding (Winona Ryder) e um romance regado com muita (mas muita mesmo) água com açúcar.

Will é um famoso dono de restaurante de 50 anos e que adorava levar a vida de solteiro, mestre da sedução e cheio de relacionamentos sem nenhum tipo de compromisso. Até que ele encontra Charlotte, uma garota com a metade da sua idade, bela e, principalmente, o dobro da maturidade que ele podia ter. Will deixa claro o seu interesse por ela, acreditando que aquilo seria apenas mais um relacionamento rápido, até que se vê envolvido intensamente numa relação que está prestes a mudar a sua vida.

Outono em Nova York é capaz de atrair a atenção do espectador com as suas imagens. Joan Chen está sempre atenta aos detalhes mais simples, como às folhas caindo das árvores e o vôo dos pássaros. No centro disso tudo, está Winona Ryder, talvez em um dos seus papéis mais belos e com o seu sorriso igualmente belo e radiante, ao lado de Richard Gere, o eterno sedutor que sempre causa comoção na ala feminina. E, se você pensa que o casal não funciona, pode mudar de opinião. Talvez o roteiro não seja dos melhores e o uso dos clichês seja exagerado em certos momentos, mas a química do casal consegue segurar o filme, que pode ser classificado como um romance dramático, cheio de conflitos, alegrias, tristezas e avaliações de comportamento humano.

Com belas imagens, lágrimas quase inevitáveis e uma boa pitada de melodrama, Outono em Nova York sofre com algumas reviravoltas ao longo de seus 103 minutos, principalmente a partir do ponto em que Charlotte revela ser uma paciente em estado terminal.

Mas pode ficar tranqüilo, isso acontece bem no início do filme e eu não acabei de estragar a sua diversão.

Ficha Técnica – Outono em Nova York (Autumn in New York, 2000)
Direção: Joan Chen
Roteiro: Allison Burnett
Genêro: Drama
Elenco: Richard Gere (Will Keane), Winona Ryder (Charlotte Fielding), Anthony LaPaglia (John), Elaine Stritch (Dolly), Sherry Stringfield (Sarah), Jilian Hennessy (Lynne), Mary Beth Hurt (Dra. Sibley) e J.K. Simmons (Dr. Grandy)

Trailer: