Filme: Don Juan deMarco

don_juan_demarco

Engraçado como certos filmes nos marcam. Don Juan de Marco é um filme que vi pela última vez há no mínimo 8 anos (o tempo
passa, o tempo voa e a poupança Bamerindos continua numa boa á
) e ainda me recordo de praticamente todos os detalhes. Mais ainda da trilha sonora, aquela música do Bryan Adams toca até hoje nas rádios fm. É o tipo brega que a maioria gosta (ou tem vergonha de admitir) e escuta. Alguns até preferem a versão nacional… (ok. forcei.)

Don Juan deMarco é também o catalisador do sex appeal do ator, que transpira sensualidade em seus gestos, olhares e modo de falar. Depp entrou deep no personagem (ok. não deu pra resistir). Ironicamente este é um dos filmes do Johnny Depp que menos fãs assistiram. Tá, nem tanto. Acho que Donnie Brasco é mais “underground”. Mas de qualquer forma, todo mundo deveria assistir. Seja para conferir umas das últimas atuações de Marlon Brando, pelo carisma de Johnny Depp e principalmente, por ser uma das histórias mais sensíveis e apaixonantes que o cinema já produziu. Não é a toa que estou me apropriando da sessão do João mais uma vez.

Na conclusão do filme, o psiquiatra interpretado por Marlon Brando, diz: “Sadly, I must report that the last patient I ever treated, the great lover Don Juan DeMarco, suffered from a romanticism which was completely incurable, and even worse, highly contagious.” (Infelizmente, eu devo dizer que o último paciente que tratei, o grande Don Juan deMarco, sofria de um romantismo completamente incurável e pior, altamente contagioso). Certamente não é um filme que passa despercebido para aqueles que costumam captar as mensagens que indicam caminhos mais proveitosos de se aproveitar a vida. Don Juan deMarco é um guia de como se tratar uma mulher, de como ser um amante e de como se deve viver a vida. Dispenso explicações estraga prazer do tipo “Ah, ele era maluco de dar nó”. O melhor é a liberdade que temos para interpretar da forma que bem entendermos.

Recomendo por demais.

Ficha Técnica:
Don Juan deMarco (1995)
Dirigido: Jeremy Leven
Roteiro: Jeremy Leven
Genêro: Romance
Elenco: Johnny Depp, Marlon Brando
Trailer: