Madrugada dos Mortos

Do original DAWN OF THE DEAD, de 19 e bambolê, esse é o remake do mais bem sucedido, financeiramente falando, filme da trilogia dos mortos do Prof Romero.

Sim, o original foi o que fez as pessoas encherem os cinemas da época, e embora o Night seja considerado patrimônio cinematográfio nos EUA, o Dawn foi a ressurreição do modelo de terror-zumbi e é considerado um cult!
Inicialmente, temos a básica história do Dawn:
Pessoas perdidas, sendo atacadas por zumbis que ao atacarem humanos os transformam em seres iguais, acabam se refugiando em um grande shopping e lá enfrentam as dificuldades de enfrentar um monstro desconhecido e apavorante.
Essa é a base dos dois filmes, o orignal e o Remake! As diferenças é que transformaram esse filme em um dos melhores filmes lançados na época…

Primeiramente, o Remake traz uma estética mais atual, não se preocupando com os personagens originais. A crítica do filme original, também foi deixada de lado o que com certeza deve ter agradado o público em geral.
Devemos entender que o Remake pegou carona no filme de zumbi que foi lançado um ano antes, o Extermínio (tem post dele na página anterior, olha lá!), e com investimento em dinheiro e marketing, foi mais fácil vender a película.
Não só aproveitou o clima, mas o Madrugada dos Mortos, “chupou” também uma idéia do Extermínio, o fato dos zumbis serem atletas olímpicos… Brinks, eles só não são mais aqueles zumbis lerdos que o Romero fazia, esses correm, gritam, pulam, escalam, ficam pendurados… É a festa do morto muito louco!

Mas o filme é bom! Sinceramente, é moderno, é aterrorizante na medida certa, e tem colocações no mínimo curiosas… Como, o que aconteceria com uma mulher grávida q estivesse “infectada”? Ou o que vc faria se soubesse que seu pai está infectado? Claro que como bom cinema para massas, não se aprofunda muito nesses temas…
Enfim é uma diversão justa para quem gosta do estilo, nada de muito profundo.

A História se inicia com a enfermeira Ana (Sarah Polley), que é atacada em casa e foge pela cidade, vendo a devastação que pessoas ensandecidas estão causando na sua cidade. Pelo caminho ela encontra um policial, e um grupo de pessoas que assim como ela, naõ sabem o que está acontecendo com o mundo e também estão fugindo.
Eles acabam escolhendo ir para o shopping, onde entram em conflito com os guardas do lugar, e depois recebem mais pessoas que tiveram a idéia de se refugiar lá também.
Dentro do Shopping eles descobrem que a zumbizada vagando lá no estacionamento do shops, não tem explicação científica, e eles tem de se virar como podem!

As curiosidades do filme estão por conta da participação de atores do Dawn of Dead Original! Vejam os dois filmes e tentem encontrá-los!

E o diretor, na época era o estreante… Zack “Slow Motion” Snyder. Hoje reconhecido pelas adaptações de 300 e Watchmen.

Dou 4 de 5 caipirinhas… Vejam comendo carne moída e arroz a piamontese!

Ficha:
Madrugada dos Mortos – Dawn of the dead
País: EUA / 2004
Duração: 97 min.

Direção: Zack Snyder
Roteiro: George A. Romero (original de 68), James Gunn
Elenco: Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber, Mekhi Phifer, Ty Burrell, Michael Kelly, Kevin Zegers, Michael Barry, Lindy Booth