O Guia do Mochileiro das Galáxias


Antes de mais nada: NÃO ENTRE EM PÂNICO! Hoje é um dia muito significativo pro nerds e geeks de plantão. Obviamente não podemos deixar de dedicar um post a essa história (porque o filme não é lá tão fiel) que cativou e prendeu a atenção de todos que a leram. Depois disso, uma toalha nunca mais foi simplesmente uma toalha. E você nunca mais irá olha para o céu da mesma forma. Douglas Adams revolucionou e criou uma legião de fãs com (um dos meus livros de cabeceira) O Guia do Mochileiro das Galáxias!

Arthur Dent era um british qualquer. Vidinha monótona. Até que um dia seu planeta foi destruído para a construção de uma super via espacial. Arthur só sobreviveu porque seu amigo Ford Prefect pegou uma carona com as naves demolidoras dos Vogon. Ford não é humano, obviamente. Ele é de um planetinha chamado Betelgeuse, porém veio parar na Terra por estar trabalhando na edição revisada do Guia do Mochileiro das Galáxias, um guia completo sobre tudo que existe no Universo! O que vemos daí pra frente é a fantástica adaptação de Arthur nessa nova vida fora da Terra e, para nosso deleite, descobrir que a Terra não era só um planeta, mas um super computador orgânico programado pra responder a pergunta crucial que atormenta todos no universo. A questão sobre a vida, o universo e tudo mais! Pena que o planeta foi destruído minutos antes do final do precessamento =/ Temos o excêntrico presidente (de 2 cabeças e 3 braços e ladrão de naves) da galáxia, Zaphod Beeblebrox! Curiosamente primo de Ford. E Tricia/Trillian, uma sortuda que saiu da Terra meses antes com Zaphod pra conhecer a nave espacial dele (hã-ham). A história gira em torno deles 4, e da busca pelo planeta Magrathea, onde eram encomendados os planetas!

Zooey! (L)

Não tem o que falar, vá ler o livro! O filme nem de longe foi bem adaptado. Mas ele possui seu valor. Fora a parte que “inventaram” no filme, todo resto lembra bem o livro. E apesar daquele romance nonsense entre Arthur e Trillian, muita coisa ficou bem bolada. A cena do Pensador Profundo respondendo a pergunta crucial ficou genial! Não poderiam ter feito melhor! Até a TOALHA está constantemente presente no filme e mostrando-se muito útil! O Marvin está, sabe como é, Marvin! Pra quem não sabe, a música Paranoid Android do Radiohead teve seu nome retirado do Marvin, o Andróide Paranóico! O próprio Guia, os personages, muita coisa ficou boa. A baleia e o vaso, o botão de improbabilidade, tudo muito bonito! xD Mas sabe como é, poucos filmes podem se gabar de serem tão bons quanto o livro, mas, acontece. Então, não deixa a regra “vou ver o filme pra não ler o livro” te dominar! LEIA O LIVRO! Pense no filme como uma grande homenagem a Adams (atenção no fim ;P). Não se esqueça da sua toalha hoje e sempre, a resposta da pergunta é 42 e NÃO ENTRE EM PÂNICO! (Y)

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy
Direção: Garth Jennings
Roteiro: Douglas Adams
Karey Kirkpatrick
Produção: Douglas Adams
Nick Goldsmith
Derek Evans
Robbie Stamp
Elenco: Martin Freeman
Zooey Deschanel
Mos Def
Sam Rockwell
Bill Nighy
Anna Chancellor
John Malkovich
Alan Rickman
Warwick Davis
Stephen Fry
Duração: 110min
Lançamento: Abril/2005