Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres


O TULLIO DIAS JÁ FEZ UMA CRÍTICA DESTE FILME AQUI NO BLOG, MAS A MINHA OPINIÃO É CONTRÁRIA À DELE. Assisti a este filme pelas críticas entusiasmadas de pessoas próximas, ignorando o fato do filme ter 2h30min (eu particularmente odeio filme longo).

Lembro de alguém ter me falado “Preste atenção na garota” que no caso é Lisbeth, personagem interpretada pela Rooney Mara. De fato, ela é a graça do filme. A inexpressiva atriz mostrou que é ótima dando vida a hacker perturbada e esperta. A história do filme acontece paralelamente entre ela e Mikael (Daniel Craig), jornalista que é acusado por difamação.

Na primeira parte do filme é basicamente isso, um (Craig) tentando se redimir indo até a Suécia investigando o desaparecimento ou possível morte de Harriet (Moa Garpendal), sobrinha do magnata Henrik Vanger (Christopher Plummer), e a outra (Mara) se vingando do tutor abusivo.

Até eles se encontrarem demora. Demora até demais. Quando Mikael finalmente descobre alguma ligação entre os escritos de Harriet , seu caminho se cruza com Lisbeth e ai tudo começa a agilizar. Mas até ai já se passou quase uma hora do filme com algumas cenas que não acrescentam em nada a história (a cena do estupro por exemplo. Me daria por satisfeita em ver apenas uma, não duas bem longas). Dai em diante desenrola com finais surpreendentes e o deixa  mais interessante. Mistério resolvido (de uma forma bastante inesperada) e o filme acaba por ai. Será? Não, o filme não acaba no final. Um quase segundo filme é criado depois da resolução do problema, mas uma vez podendo ficar de fora, reduzindo o filme para 1h40min de boa.


O filme acaba dando 2 focos iguais para cada um dos 2 personagens principais. E por causa disso algumas cenas acabam ficando sem lógica e é fácil de se perder no meio da história. Mara concorreu ao Oscar com este filme.  Na minha opinião, que fique satisfeita com a apenas indicação. Apesar do filme ser dela,  não merecia a estatueta. Tenho que ver outro filme dela (além da ponta que fez em A Rede Social) para ter certeza que é uma boa atriz.

Título original:Girl With the Dragon Tattoo Direção:David Fincher Roteiro:  Steve Zaillian Elenco: Rooney Mara, Daniel Craig, Christopher Plummer, Stellan Skarsgard Lançamento: 2012 Nota: