Top 5 – Melhores Filmes de Ação de 2013

AQUI NO CINEMA DE BUTECO NÓS GOSTAMOS DE PORRADA e não faltaram bons filmes recheados de socos, pontapés, tiros e explosões em 2013. Pensando nisso, nosso editor Tullio Dias sentou para reunir o que de melhor aconteceu no gênero ação nos últimos 12 meses.

Conheça abaixo os melhores filmes de ação de 2013. Faltou algum? Deixe nos comentários!

Menção Honrosa:

Jack Reacher – O Último Tiro

poster jack reacherJack Reacher é a homenagem de Tom Cruise para os clássicos de ação dos anos 1980. O baixinho que acredita possuir a capacidade de voar (vide cenas de ação em Missão: Impossível – Protocolo Fantasma) resolveu encarnar a sua própria versão do Chuck Norris no longa-metragem dirigido por Christopher McQuarrie (roteirista de Os Suspeitos – aquele do “Quem é Keyser Soze?” e não o recente com o Wolverine). Felizmente, especialmente para os fãs do gênero, o resultado combina misturas de boas cenas de porrada com um senso de humor sarcástico muito bem vindo.

Jack Reacher – O Último Tiro é a adaptação de um romance escrito por Lee Child (que inclusive faz uma breve participação especial como o policial que cuida da liberação dos presos em uma cena). Para quem pensava que a única franquia da carreira de Cruise fosse Missão: Impossível, vale o alerta de que O Último Tiro é o nono livro de uma longa série literária. Para o bom entendedor: caso as bilheterias sejam atraentes para os estúdios, não duvide da existência de uma possível nova mina de ouro para Cruise. De qualquer maneira, a história gira em torno de um sniper que é acusado de um crime que não cometeu. A única pessoa que pode provar a sua inocência é o agente rebelde conhecido como Jack Reacher. Pode parecer bobo e recheado de clichês, mas a produção funciona e cumpre bem a sua proposta.


5 – Velozes e Furiosos 6

poster velozes e furiosos 6 paulPaul Walker nos deixou no final do ano. Sem ele, independente de ter perdido o posto de protagonista para Vin Diesel a partir do quarto filme, a franquia Velozes e Furiosos perdeu o seu encanto e sentido. O sétimo “episódio” será lançado em 2015, com as devidas alterações para homenagear Walker, mas fica a sensação de que não faz mais sentido manter o motor ligado para novas continuações. Velozes e Furiosos 6 é divertido, claro, mas deixou muito a desejar em relação ao quinto filme e dificilmente (ainda mais sem Paul Walker) teremos uma sessão de ação e porradaria melhor nos próximos exemplares da série. No entanto, seria um crime deixar passar em branco e não incluir Velozes e Furiosos na nossa lista de melhores filmes de ação do ano.

Fique em paz, Paul Walker!


4 – O Último Desafio

poster o último desafioArnold Schwarzenegger está de volta para enfrentar o seu “último desafio”. O gigante de quase 1,90 governou o estado da Califórnia entre 2003 e 2011, quando decidiu voltar para o mundo do cinema. Seu retorno aconteceu em Os Mercenários 2, o divertido macho movie, que também conta com Sylvester Stallone, Bruce Willis e Jean Claude Van-Damme no elenco. Infelizmente, Schwarza parecia um tanto engessado e perdido no seu personagem, sendo esse, aliás, um dos problemas da obra. isso motivou discussões sobre o seu futuro: será que ele passaria vergonha nos trabalhos seguintes?

A resposta não demorou para chegar. Para a nossa alegria, o ator conseguiu recuperar o seu timing artístico em O Último Desafio, do diretor Jee-woon Kim (do excelente Eu Vi o Diabo, thriller policial com aquele homem sofrido de Oldboy). Desta vez, ele não parece agir como o andróide chutador de traseiros de O Exterminador do Futuro 2, e está visivelmente mais confortável que na continuação de Os Mercenários. Claro que ajuda muito o fato do filme existir apenas para o austríaco mostrar que voltou, da mesma forma que o ouvimos afirmar tantas vezes no longa-metragem de James Cameron.


3 – Sem Dor, Sem Ganho

poster sem dor, sem ganhoInspirado num caso real acontecido na década de 1990 nos EUA, o longa-metragem apresenta o trio de fisioculturistas mais imbecis da história. Sério. São os três patetas da musculação. E é justamente por toda a falta de inteligência (ou mínimo de bom senso) de seus protagonistas que Sem Dor, Sem Ganho merece uma atenção especial. É quase impossível o espectador não se deliciar com o arsenal de pérolas que os marombeiros joselitos oferecem. As risadas são quase garantidas, e em uma temporada tão fraca em comédia, acaba agradando mais que algumas obras do gênero. A química de Wahlberg, Johnson e Anthony Mackie é essencial para a condução da história. Seria sonhar alto demais esperar uma boa direção de Bay, que é salvo justamente pelo excelente trabalho do elenco.

Ainda que não seja uma produção espetacular (ou algo capaz de transformar Michael Bay em um cineasta respeitado pelos críticos/cinéfilos xiitas), Sem Dor, Sem Ganho é bom o suficiente para garantir a diversão do final de semana. Com um humor negro completamente sem noção e um elenco inspirado, o longa-metragem mostra até onde certas pessoas estão dispostas a ir para realizarem os seus sonhos. E ao contrário do que acontece geralmente, os personagens apresentados são verdadeiras mulas musculosas e que deveriam ter se preocupado só um pouco em exercitar o cérebro. Sorte nossa, que somos presenteados com muitas cenas hilárias no melhor trabalho da carreira de Michael Bay até o momento. Será que existe esperança para o futuro?


2 – Django Livre

poster django livreOpa! Mas Django Livre não é um faroeste? Sim, ele é um faroeste… dirigido por um carinha chamado Quentin Tarantino, que sabe melhor que o Arnold Schwarzenegger como fazer bons filmes ação (ainda que nenhum de seus filmes possa se encaixar completamente no gênero). Como não tivemos westerns o suficiente para uma listinha, o jeito foi incluir a saga da vingança de Django aqui mesmo.

Django Livre é uma das principais obras de 2013 e para quem ainda não teve o prazer de descobrir isso de frente para a tela do cinema ou televisão, eis uma boa oportunidade de corrigir o “erro” e se atualizar com uma das produções mais interessantes dos últimos anos. E só não entrou no topo da lista por respeito aos dois ícones do cinema de ação…


1 – Rota de Fuga

poster rota de fugaVer Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger juntos no mesmo macho movie era o sonho cinéfilo de muito marmanjo que cresceu assistindo aos dois quebrando tudo na década de 1980 e 1990. Os Mercenários tentou (e pode-se dizer que o segundo filme até foi bem sucedido, enquanto o primeiro é uma grande decepção) realizar isso, mas ainda faltava um filme que fosse concentrado apenas nos dois gigantes do gênero ação. Rota de Fuga assume esse compromisso e o resultado é extremamente proveitoso, especialmente para os fãs.

Breslin (Stallone) é um cara que ganha a vida tentando encontrar falhas em prisões de segurança máxima. Ele é contratado para entrar numa prisão militar ultra secreta chamada O Túmulo e logo descobre que foi enganado. Sem poder contar com ajuda exterior para sair da prisão, Breslin precisará do apoio do gigante alemão Rottmayer (Schwarzenegger) para conseguir escapar e se vingar dos responsáveis pela sua quase extinção. Há, extinção. Sacou?