Top 5 – Melhores Filmes de Ficção-Científica de 2013

circulo de fogo destaque sci-fi

O SCI-FI GANHOU NOVO FÔLEGO EM 2013 e atraiu as atenções do público e da crítica ao longo do ano. Foram vários lançamentos voltados para o gênero, e é legal perceber que a maioria deles funcionou. A redação do Cinema de Buteco decidiu selecionar apenas cinco títulos (tá, vamos falar a verdade. foram seis) para melhor representar os melhores filmes de ficção-científica de 2013.

Veja a lista abaixo e não deixe de comentar com o seu top 5.


Menção Honrosa: Gravidade

Antes de afirmar categoricamente que Gravidade é uma das melhores ficções científicas do ano, creio que haja espaço para o seguinte questionamento: o longa de Alfonso Cuarón de fato se encaixa neste rótulo?

Pode parecer uma pergunta tola, mas o simples fato de a trama se passar a alguns quilômetros de distância da Terra, por si só, não é suficiente para caracterizar Gravidade como sci-fi; não há grandes elementos no filme que se distanciem daquilo que, atualmente, tomamos como real e possível dos pontos de vista científico e tecnológico. Entretanto, há relatos de especialistas em física e astronomia apontando uma série de equívocos cometidos pelo roteiro em suas respectivas áreas de conhecimento (até eu, um ex-estudante de Engenharia, fui capaz de identificar uma inconsistência física gritante em um momento importante da narrativa).

Analisando sob esse prisma, as liberdades artísticas do texto da família Cuarón fazem com que Gravidade de fato possa constar entre as melhores ficções científicas do ano, mas parece mais pertinente (além de não haver mal algum em) relacioná-lo, por exemplo, nas listas destinadas aos dramas, thrillers ou suspenses mais marcantes de 2013.

Eduardo Monteiro


5 – Elysium

poster elysiumA estreia de Wagner Moura em Hollywood não poderia ser mais interessante. Em Elysium, segundo longa-metragem do cineasta Neill Blomkamp, nosso eterno Capitão Nascimento interpreta um “pseudo” terrorista que trabalha com o personagem de Matt Damon para combater a desigualdade social e a chance de toda a população do planeta ter os mesmos direitos. Elysium pode até não ser melhor que Distrito 9, mas certamente deixa uma excelente reflexão sobre a questão dos imigrantes ilegais, que já havia sido abordada de maneira brilhante no trabalho anterior de Blomkamp. Um sci-fi tenso e com belos efeitos visuais.

Tullio Dias


4 – A Viagem

poster a viagemOusado, polêmico e único, A Viagem certamente merece uma segunda chance de quem saiu do cinema com aquela cara de “hein?”. Sua estrutura, que mescla seis tramas paralelas passadas em épocas bem diferentes, não é uma viagem completa como uma olhada superficial (e o péssimo título brasileiro) sugerem, mas amarra de forma competente e coerente as diversas versões – ou reencarnações – de personagens interpretados por atores recorrentes. Dos seis segmentos do filme, dois são puro sci-fi, e não por acaso foram dirigidos pelos mesmos Irmãos Wachowski, de Matrix: a história de uma garçonete geneticamente fabricada que se vê liderando uma revolução na futurista Neo Seoul de 2144, e a trama pós-apocalíptica que coloca os humanos de volta a uma sociedade primitiva no que restou do Havaí em 2321. Dê uma chance a Cloud Atlas de coração aberto, e você vai experimentar uma viagem fascinante.

Lucas Paio


3 – Além da Escuridão – Star Trek

poster além da escuridão - star trekAlém da Escuridão – Star Trek é uma releitura do clássico sci-fi A Ira de Khan, lançado no começo da década de 1980. Inclusive, os iniciados na saga devem ter tido orgasmos múltiplos com as modificações realizadas pelo diretor J.J. Abrams. A segunda aventura de Kirk e Spock supera a anterior em muitos aspectos, e na minha opinião é o melhor filme da série. O motivo disso tudo é a presença de um vilão genial interpretado por Benedict Cumberbatch, com uma entonação vocal arrepiante.

Apenas por seu DNA, Além da Escuridão já merecia um lugar de destaque em qualquer lista de melhores filmes sci-fi de 2013, mas a verdade é que, felizmente, os produtores se preocuparam em realizar um bom filme ao invés de focarem as atenções apenas nos efeitos visuais incríveis tradicionais de todos os exemplares da franquia.

Tullio Dias


2 – Europa Report

poster europa report

Europa Report foi considerado como um dos melhores sci-fi do ano por alguns sites estrangeiros e, confesso, quase perdeu a vaga na nossa lista para O Homem de Aço, de Zack Snyder. No entanto, após conferir do que se trata a história, a verdade é que faltou muito pouco para ele não roubar a coroa de melhor filme do gênero em 2013. Uma autêntica ficção-científica com direito a viagem ao planeta Jupiter e coisas estranhas acontecendo durante o trajeto, Europa Report prende a atenção do espectador do começo ao fim, especialmente os fãs do estilo. Ainda que exista um certo incômodo em relação a narrativa, que não respeita uma ordem cronológica e pode confundir no começo, o longa-metragem surpreende e merece a atenção dos espectadores.

Curiosidade: o nome mais conhecido do elenco é o de Sharlto Copley, que já havia trabalhado com Neill Blomkamp em Distrito 9. Ou seja, ele já tem experiência de sobra em filmes sci-fi.

Tullio Dias


1 – Círculo de Fogo

poster circulo de fogoGuillermo Del Toro prometeu um filme sobre robôs gigantes batendo em aliens gigantes. Círculo de Fogo é exatamente assim, ou seja, um prato cheio para toda uma geração que cresceu assistindo aos Power Rangers e quaisquer outras séries live-action que mostrassem a briga da raça humana para conseguir superar um invasor extraterrestre. A versão inteligente de Transformers (chora Michael Bay! Seus robôs nunca serão mais bacanas que os Jaegers gigantescos criados pela equipe criativa de Del Toro) ainda conta com uma trilha sonora inspirada, que premia o espectador com uma das sequências de abertura mais eletrizantes do cinema em 2013.

Círculo de Fogo é uma aventura sci-fi daquelas que os fãs do gênero serão capazes de ver e rever milhares de vezes sem nunca deixar de ver graça e apreciar.

Tullio Dias