A Vida Secreta de Walter Mitty

a vida secreta de walter mitty

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY É O FILME PERFEITO PARA DAR UM EMPURRÃOZINHO EM QUEM BUSCA MUDAR DE VIDA. Estrelado e dirigido por Ben Stiller (Quem Vai Ficar Com Mary?), podemos colocar a obra na categoria de filmes motivacionais, como À Procura da Felicidade, com Will Smith. Por curiosidade, ambos os filmes foram escritos pelo roteirista Steve Conrad. A grande diferença de um título para o outro, é que Stiller combina muito bem elementos de romance e aventura com um pouquinho de drama, e acima de tudo, a comédia. Elementos essenciais o sucesso da produção.

Walter Mitty (Stiller) é um homem medíocre que se apaixona por uma colega de trabalho e é obrigado a embarcar numa “jornada inesperada” para encontrar os negativos da foto que estampará a capa da última edição da revista LIFE. Para conseguir cumprir sua missão, Walter precisará viajar ao redor do mundo para encontrar o fotógrafo (Sean Penn) e descobrir o paradeiro do negativo desaparecido. Durante a busca, ele descobrirá que pode ser bem mais que apenas um homem medíocre e sem ambições na vida. Mas o grande detalhe é que Walter costuma “sonhar acordado” e tem verdadeiras “viagens” que o distanciam da realidade.

Stiller não dirigia nada desde o hilário Trovão Tropical, de 2008. Podemos até considerar seu trabalho anterior superior, ainda que não inclua uma “moral da história” no final das contas. O diretor continua afiado para cenas hilárias, como aquelas que fazem referência ao clássico da literatura O Curioso Caso de Benjamin Button (que virou filme nas mãos de David Fincher), dentre outras piadinhas relacionadas ao mundo pop. Além dele, o elenco ainda conta com a comediante Kristen Wiig (Missão Madrinha de Casamento) e o já mencionado Sean Penn (Na Natureza Selvagem).

a vida secreta de walter mitty 2

No entanto, mesmo com seus acertos no lado cômico, Stiller falha ao arrastar demais a apresentação do personagem na introdução. Desde a primeira cena, quando ele se revela apaixonado pela colega de trabalho e tenta adicioná-la numa rede social de relacionamentos, já fica bem claro para o espectador quem é Walter Mitty. Continuar insistindo em apresentar e evidenciar as incapacidades sociais de Mitty no local de trabalho foi desnecessário, mas tudo bem. Todo filme precisa ter um “vilão”, e no caso de A Vida Secreta de Walter Mitty foi o próprio diretor. Nem mesmo o roteiro previsível (ora, bolas, vai dizer que você não suspeitava de como poderia ser a famosa foto 25?) pode ser considerado um defeito na obra, que tem uma mensagem motivacional bem clara desde o começo e acerta ao mostrar que nunca é tarde para se tentar recomeçar e viver uma nova vida.

Walter Mitty ganhou meu coração por conta da excelente trilha sonora, que mais do que apenas servir para “enfeitar” a trama, acaba ganhando importância na própria narrativa, como no caso de “Space Oddity”, de David Bowie. A canção (que foi chamada de “Major Tom”) vira referência entre os personagens e vira o tema principal daquele momento da vida do protagonista. Ainda existem momentos lindos ao som de “Wake Up”, do Arcade Fire; “Step Out”, de Jose González; e “Dirty Paws”, dos lindos do Of Monsters and Men.

A Vida Secreta de Walter Mitty pode ser considerado como a mistura das aventuras de Forrest Gump com uma versão menos psicodélica das histórias de Michel Gondry (diretor de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças). Uma aventura engraçada e tocante, ideal para quem gosta de se emocionar nos cinemas. Prestem muita atenção na frase do personagem de Sean Penn, que revela não fotografar os momentos mais especiais que flagra com a sua câmera: “às vezes é melhor viver aquilo do que fotografar”. Isso é um recado bem direto para todas as pessoas que preferem ir aos shows para acompanhar a banda pela telinha do celular ou das câmeras digitais, deixando de lado os próprios olhos e a chance de viver aquela experiência única.

poster a vida secreta de walter mitty

Nota:[tres]