O Imperador Nicolas Cage

Menu do Mês: Lançamentos de fevereiro

FEVEREIRO É O MÊS DO CARNAVAL. Isso significa que você provavelmente vai beber demais e ter uma semana a menos para ir aos cinemas. Ou justamente o contrário: enquanto um bando de louco fedorento resolve sujar cidades históricas ao redor do país e aumentar a taxa de natalidade brasileira, você aproveita para se jogar no paraíso que é ir ao cinema sem se preocupar com aquele público mal-educado que só sabe “zoar” dentro das salas. Também é o mês do Oscar e tal, época em que teremos mais lançamentos dos possíveis candidatos ao careca dourado mais desejado da sétima arte.

Como disse na edição anterior, a ideia da coluna é que outras pessoas da equipe se revezem nas dicas dos filmes que passam a ficar disponíveis tanto nas salas de cinema quanto nas locadoras.

Sem mais enrolações, saiba agora quais são os principais lançamentos nos cinemas em fevereiro:


Garota Exemplar

De David Fincher
Lançamento em DVD no dia 4 de fevereiro

Um dos melhores longas de 2014 já está disponível em DVD e Blu-ray. Com direção de David Fincher e estrelado por Ben Affleck e Rosamund Pike, Garota Exemplar é um thriler arrepiante e recheado de reviravoltas. Como afirmei na crítica (que você pode ler clicando aqui), é o mais próximo que chegaremos de ver Fincher dirigindo um romance. Ou quase isso.


O Destino de Júpiter

De Irmãos Wachowski
Estreia em 5 de fevereiro.

Depois do subestimado A Viagem (talvez por conta de suas três horas de duração que assustaram o espectador médio – ou pelo passado duvidoso pós-Matrix), os irmãos Wachowski retornam com seu conto de fadas futurista que pode ser considerado como uma mistura surreal de Cinderela, Peter Pan com as pílulas vermelhas do Matrix. O que isso quer dizer? Que estamos diante um dos melhores sci-fi do ano e quem não for assistir nos cinemas perderá um excelente produto de entretenimento.


O Jogo da Imitação

De Morten Tyldum
Estreia em 5 de fevereiro
.

Indispensável para os viciados em cinebiografias de figuras históricas e/ou Segunda Guerra Mundial, o grande trunfo do longa-metragem é a atuação fenomenal de Bennedict Cumberbatch. O ator sustenta O Jogo da Imitação sozinho e facilita a vida de todos os parceiros de elenco, como Keira Knightley. E se você não sabe do que se trata, basta dizer que se não fosse por Alan Turing, você não teria oportunidade ler críticas e dicas filmes no site de cinema mais etílico (e divertido, vai… ninguém legal conta histórias dizendo que “eu estava na igreja”. Geralmente é “eu estava muito bêbado e então…”, o que significa que gente bêbada é sempre mais legal que as outras) da internet. 🙂


Cinquenta Tons de Cinza

De Sam Taylor-Johnson
Estreia em 12 de fevereiro.

Perdoem-me as mamães que frequentam o Cinema de Buteco, mas o tal do Christian Grey não deveria ser um sujeito realmente sensual? Nível vampiros de True Blood (estou olhando para você, Eric Northman). A começar da escolha do protagonista aos anúncios de que o longa-metragem não será “apimentado” como o livro, tenho a impressão de que teremos um forte candidato ao prêmio de pior filme de 2015. Torço para estar errado e ser mais um a me aventurar nesse universo de safadezas BDSM. Ui. De qualquer maneira, a data de estreia bate justamente com o feriado de carnaval e isso tem muito sentido. Se é que me entendem.


O Imperador

De Nick Powell
Estreia em 12 de fevereiro.

Com 1’22” do trailer abaixo, você irá descobrir porquê incluí a mais nova empreitada de Nicolas Cage na lista de principais lançamentos de fevereiro. É muita ousadia para ser ignorada. Aposto que vocês estão ansiosos para ver o ator num filme de época!!! E como tempo é precioso, já é bom para ir preparando a lista de piores filmes de 2015 desde já.


O Ano Mais Violento

De J.C. Chandor
Estreia em 19 de fevereiro.

Com direção de J.C. Chandor (Até o Fim), O Ano Mais Violento é a terceira prova consecutiva que os cinéfilos precisam ficar atentos aos rumos desse cineasta. Mais uma vez flertando com o mundo dos negócios, como no excelente Margin Call, o longa apresenta Oscar Isaac e Jessica Chastain numa trama sobre o sombrio e ameaçador mundo dos negócios.


Sniper Americano

De Clint Eastwood
Estreia em 19 de fevereiro.

Fazia um tempo desde que os cinéfilos não eram presenteados com um bom filme de Clint Eastwood. Após os horrendos J. Edgar e Jersey Boys, o cineasta retorna como um de seus melhores trabalhos nos últimos 10, 15 anos. Na adaptação da história real do sniper norte-americano, Eastwood ainda faz com que Bradley Cooper cresça ainda mais como ator e transformer Sniper Americano em um dos melhores lançamentos da temporada. Imperdível!


Para Sempre Alice

De Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Estreia em 26 de fevereiro.

Com grandes chances de vencer o Oscar no próximo dia 22, Julianne Moore é o principal trunfo do sensível Para Sempre Alice. Assim como Bennedict Cumberbatch em O Jogo da Imitação, é o trabalho da atriz que conduz e sustenta toda a narrativa. Se não fosse por uma atuação poderosa, ambos filmes correriam o risco de serem fiascos. Dividindo cena com a moça do beicinho da franquia Crepúsculo, o longa-metragem apresenta a história de uma médica diagnosticada com o Mal de Alzheimer. Preparem os lenços!


Mapa Para as Estrelas

De David Cronenberg
Estreia em 26 de fevereiro

Se é Julianne Moore que você gosta, é Julianne Moore que você vai ter nos cinemas brasileiros em fevereiro. A atriz estrela o trabalho mais recente do cineasta canadense David Cronenberg e foi agraciada com uma indicação ao Globo de Ouro 2015, na categoria Comédia ou Musical. Vale dizer que Moore também foi indicada na categoria Drama, e levou o prêmio por seu trabalho em Para Sempre Alice. Em Mapa Para as Estrelas, filme cujo lançamento foi adiado inúmeras vezes no mercado nacional, ela divide cena com Robert Pattinson.