Os Melhores Filmes de Aventura de 2015

INSIDE OUT Progression Image (3 of 7). CHARACTERS – Character creation begins with modeling, a process of translating the character's overall form into the computer. These forms are then articulated to allow them to move. If called for, hair and clothing are added. The final step, shading, involves applying textures, colors, patterns and other material properties that will add complexity. This image shows the characters fully modeled, articulated, shaded and ready to be placed in a scene. ©2015 Disney•Pixar. All Rights Reserved.

A AVENTURA, DE CERTA FORMA, SEMPRE manterá vivo um certo espírito saudosista em nossa relação com a sétima Arte, e no Cinema de Buteco, sempre há espaço para boas doses de nostalgia e saudosismo – desde que acompanhadas, claro, por porções de inovação e atualidade.

Em mais um especial da nossa retrospectiva, confira os melhores filmes de aventura de 2015.

Acompanhe outras dicas que ficaram de fora do ranking oficial na página 2 e saiba quais foram as dicas pessoas da equipe e convidados na página 3.


10-Goosebumps: Monstros e Arrepios

Melhores filmes de aventura de 2015 - Goosebumps

Crianças provavelmente vão se divertir vendo a produção do diretor Rob Letterman, uma vez que ela conta com personagens carismáticos – e clichês, vale ressaltar – e uma narrativa eletrizante. Se pensarmos que o objetivo da Sony Pictures era agradar a esse público, então acho que fizeram um longa bem-sucedido. E eu admito que os cerca de 90 minutos de duração não me deixaram nem um pouco entediada; temos aqui um bom entretenimento. (Daniela Pacheco)


9- Turbo Kid

Melhores filmes de aventura de 2015 - Turbo KidEnquanto todo mundo ficou babando em Mad Max: Estrada da Fúria e achando que era a melhor coisa do mundo, um filme surgiu timidamente e conquistou o coração de um público fascinado por aventuras sem noção. Em Turbo Kid acompanhamos a vida de um adolescente tarado por quadrinhos num futuro distópico. A sua rotina muda depois que cruza o caminho de uma garota e juntos eles lutam contra a tirania do vilão Zeus. A obra é uma grande homenagem aos anos 1980 e suas músicas e estilos, ou seja, diversão garantida e com muitas cenas de violência estilizada. (Tullio Dias)


8- Como Sobreviver a um Ataque Zumbi

Melhores filmes de aventura de 2015 - Como Sobreviver a um Ataque Zumbi

Zumbis nunca ficarão chatos. Mesmo quando aparecem em filmes bobos voltados especialmente para jovens do sexo masculino ainda é possível se divertir e encontrar graça com um roteiro que tem a ousadia de fazer piadas de peidos e dor de barriga. Para se ter uma ideia do que esperar de Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi, de Christopher Landon, basta imaginar o resultado da mistura de Zumbilândia com Superbad – É Hoje e escoteiros. Simples assim. (Tullio Dias)


7- Livre

Melhores filmes de aventura de 2015 - LivreEm tempos de urbanização, verticalização e tecnologias instantâneas, a busca pela interiorização por meio do contato com a natureza, com o selvagem, acaba sendo subestimada. De qualquer modo, não há como não se sensibilizar com a jornada pessoal traçada por Cheryl Strayed, que se isolou durante três meses para encarar uma trilha de 1.770 quilômetros pela Pacific Crest Trail, uma missão não somente para se desapegar dos vícios que levaram ao fundo do poço, como também para aceitar a perda de sua mãe, Bobbi. Atriz impecável, Reese Witherspoon encontrou nesta história um modo de se redimir pelo envolvimento em projetos de qualidade discutível, despindo-se ainda de sua própria vaidade ao incorporar Cheryl. Mais do que os percalços inevitáveis do trajeto, “Livre” encontra nos fragmentos com Laura Dern (fazendo valer cada segundo como Bobbi), no uso da música como personagem e na mistura de vulnerabilidade e força de vontade de Cheryl todas as virtudes para ser a aventura a estabelecer um contato mais íntimo lançada neste ano. (Alex Gonçalves)


6-A Travessia

Melhores filmes de aventura de 2015 - A Travessia

Ganhando contextos de grande tensão e mesmo de um drama existencial, A Travessia é, no final das contas, mais uma contribuição de Robert Zemeckis com o Cinema de aventura – embora sem a mesma qualidade e intensidade das anteriores. Phillippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), o responsável pelo grandioso ato do título, está vivendo a jornada de sua vida, conforme acentuam os enquadramentos do diretor – sempre destacando a admiração e a contemplação do protagonista quanto aos seus feitos, acima mesmo da grandiosidade destes em si. (Leonardo Lopes)


5- Slow West

Melhores filmes de aventura de 2015 - Slow WestComo resistir ao charme de um road movie do velho oeste? Para os apaixonados por cinema, qualquer flerte com esse gênero clássico costuma causar fascínio e prender nossa atenção. Adicione pitadas de comédia e romance, e o resultado é o divertido Slow West. Michael Fassbender, Ben Mendelsohn e Kodi Smit-McPhee estrelam essa produção dirigida por John Maclean. A história acompanha a jornada de um jovem pelos Estados Unidos do séculos XIX atrás da garota da sua vida, que fugiu para os cafundós do Judas depois de virar uma criminosa. Ao longo do seu caminho cheio de surpresas e obstáculos, o pequeno rapaz apaixonado conhece um caubói que irá acompanhá-lo até o seu destino. (Tullio Dias)


4- Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada é Impossível

Melhores filmes sci-fi de 2015 - Tomorrowland

Em meio a tantas distopias juvenis lançadas ultimamente como Jogos Vorazes, The Maze Runner e Série Divergente; Tomorrowland é uma mensagem de otimismo para a humanidade, mostrando que a construção de um futuro dos quais podemos nos orgulhar está apenas e tão somente em nossas mãos. (Leonardo Lopes Carnelos)


3- Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros

Melhores filmes de aventura de 2015 - Jurassic WorldO fator primordial nostálgico é algo levado a sério por Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros. Ouvir traços sutis do tema clássico, voltar à Ilha Nublar pelas lentes de um plano aéreo, reavistar os antigos jipes sob poeira são experiências de caráter absolutamente emocional para toda uma geração que teve em Jurassic Park um símbolo máximo de temor, aventura e diversão. Agora, sob a tutela de Colin Trevorrow, a retomada é realizada com maestria – tanto para aqueles que emocionavam-se com a revisita quanto para tantos outros que maravilhavam-se pela primeira vez. (Leonardo Lopes)


2- Divertida Mente

Melhores filmes de aventura de 2015 - Divertida MenteO ano de 2015 tornou-se ainda mais marcante para os cinéfilos por representar, definitivamente, um “retorno” da Pixar. Levando-nos a uma aventura surpreendentemente complexa por dentro da consciência humana sob a ótica de Riley, Divertida Mente possui todos os atributos que consagraram o seu estúdio: grande autenticidade narrativa e temática, verossimilhança, reflexões profundas a respeito das passagens da vida – no caso, o final da infância – e, claro, uma narrativa absolutamente divertida e emocionante. (Leonardo Lopes)


1- Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força

Melhores filmes de aventura de 2015 - Star Wars

Toda a expectativa foi justificada e Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII – The Force Awakens) é o filme da franquia que os fãs esperaram mais de trinta anos para poder assistir. Com uma direção segura de um ex-trekker, o longa-metragem combina humor, aventura e novos e velhos rostos carismáticos apoiados em mais uma tragédia familiar para mover a eterna luta entre o bem e o mal. (Tullio Dias)

Ainda não acabou! Continue lendo para ver mais dicas de aventuras!

Leia também

Melhores filmes de aventura de 2014
Melhores filmes de aventura de 2013
Melhores filmes de aventura de 2012