Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Top 10 – Os Melhores Filmes Sci-fi de 2015

0

O Leonardo Lopes Carnelos chamou a responsabilidade de cuidar da nossa lista especial com os melhores filmes sci-fi de 2015. O que achou do resultado?

Star Wars: The Force Awakens Ph: Film Frame © 2014 Lucasfilm Ltd. & TM. All Right Reserved..

2015 foi um ano repleto de ficção científica no cinema. Desde a ação alucinante de Mad Max: Estrada da Fúria até distopias juvenis como Jogos Vorazes: A Esperança – O Final e Maze Runner 2. Também foi um ano incrível para franquias saudosistas como O Exterminador do Futuro, Jurassic Park e Star Wars. Preparamos essa lista de melhores sci-fi de 2015 para todos os gostos!

- Advertisement -

Acompanhe outras dicas que ficaram de fora do ranking oficial na página 2 e saiba quais foram as dicas pessoas da equipe e convidados na página 3.

Apreciem sem moderação!

10- Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada é Impossível

Melhores filmes sci-fi de 2015 - TomorrowlandBaseado no futuro extremamente otimista idealizado pelo próprio Walt Disney, Tomorrowland até diverte com seus animatrônicos em papéis de robôs autônomos e cativa pelo carisma contagiante de Casey Newton, interpretado por Britt Cassidy. Mas a verdade é que o roteiro desta aventura deixa a desejar considerando toda a premissa e universo criado para sustentar a história.


9- Jogos Vorazes: A Esperança – O Final

Melhores filmes sci-fi de 2015 - Jogos VorazesO filme que encerra a adaptação da trilogia de Susan Collins nos cinemas não é nenhuma obra-prima, mas faz jus a série e consolida a franquia como a que mais se destaca entre as distopias juvenis atuais, afastando-se da alcunha pejorativa de “O Novo Crepúsculo” para formar um novo público de ficção científica.


8- Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força

Melhores filmes de sci-fi de 2015 - Star WarsO hype era enorme no pré-lançamento. As pessoas se afastaram da internet para evitar os spoilers. No dia do lançamento, as letras subiram e a música começou gerando arrepio em todos os fãs da saga clássica. A verdade é que J. J. Abrams entrega um filme extremamente divertido, mas que se arrisca muito pouco, repetindo religiosamente o roteiro do episódio IV.


7- Projeto Almanaque

Melhores filmes sci-fi de 2015 - Projeto AlmanaqueE se a viagem no futuro estivesse ao alcance de adolescentes? Projeto Almanaque traz a discussão dos paradoxos temporais para um universo mais jovem e atual. Filmado habilmente no formato found footage, onde os registros são feitos por câmeras usadas pelos próprios personagens da história, como se estivessem documentando sua aventura. Filme muito interessante para analisar as relações de causa e efeito.


6- Air

Melhores filmes sci-fi de 2015 - AirEm um futuro distópico, os últimos sobreviventes da Terra precisam aguardar a descontaminação do ar atmosférico em abrigos antes de voltar a superfície. Air conta a história de dois técnicos de manutenção responsáveis por manter o abrigo funcionando neste meio tempo. Mas a falta de esperança fará com que se questionem seus futuros e o futuro da humanidade. Um plot simples, mas que funciona muito bem como um thriller psicológico.


5- Agente do Futuro

Melhores filmes sci-fi de 2015 - AutomataEm Agente do Futuro, Antonio Banderas dá vida a um funcionário de suporte ao cliente de uma grande corporação que fabrica robôs humanóides. Numa sociedade decadente, os robôs assumem uma posição secundária depois de não terem sido capazes de evitar o colapso climático do planeta. Apesar de se perder um pouco no roteiro, o filme apresenta excelentes argumentos e metáforas que seguem ressoando na cabeça do espectador mesmo depois do final da sessão.


4- O Universo no Olhar

Melhores filmes sci-fi de 2015 - O Universo no OlharNesta produção independente, o que chama a atenção é a riqueza de detalhes de um roteiro complexo e muito bem amarrado. O Universo no Olhar nos conta a história de um cientista que tem a íris como objeto de estudo, e os desdobramentos de sua pesquisa podem extrapolar seu modo de encarar a vida.


3- Perdido em Marte

melhores filmes sci-fi - Perdido em MarteBaseado em livro homônimo, Perdido em Marte é uma redenção do diretor Ridley Scott que não tem acertado a mão em suas últimas produções. Ele conseguiu colocar num filme só, a tragédia que é ser deixado para trás no espaço, e a união do povo do planeta inteiro para resgatá-lo, tudo isso de uma forma leve e agradável. Um filme competente e divertido para agradar todos os públicos.


2- Mad Max: Estrada da Fúria

15- Mad MaxProvavelmente o melhor filme de ação do ano, o quarto filme da franquia Mad Max te deixa grudado na cadeira numa espécie de releitura dos filmes de diligência, mas num cenário distópico e apocalíptico. Além do protagonista, vivido por Tom Hardy, brilha também a Imperatriz Furiosa, interpretada por Charlize Teron, vivendo uma personagem forte e determinada a alterar o status quo daquela sociedade bizarra, mas que em diversos pontos se assemelha muito ainda com a nossa.


1- Ex Machina: Instinto Artificial

Poster Ex Machina Melhores sci-fi de 2015Ficção Científica de cunho filosófico, englobando a discussão de questões extremamente relevantes como os limites da tecnologia em nossa sociedade, responsabilidade jurídica sobre os atos de uma inteligência artificial e confidencialidade em tempos de internet e até mesmo a violência contra a mulher. Ex Machina é sem dúvida um filme de ficção científica de 2015 que será lembrado nas próximas décadas.

Ainda não acabou! Continue lendo para ver mais dicas de comédias!
Leia também:

Melhores filmes sci-fi de 2014
Melhores filmes sci-fi de 2013