TOP 5 – Wim Wenders

Um guia para quem busca viajar (risos!!) nas obras de um dos maiores diretores da pós-modernidade. Todos estes títulos asseguram histórias profundas, ricas em sensibilidade e com uma fotografia espetacular.

1. Asas do Desejo:

Uma reflexão da situação social e humana da sociedade alemã (e também da mundial) durante o contexto da Guerra Fria. Extramente simbólico, e provavelmente o filme mais genial, completo e poético do cineasta. Repleto de citações filosóficas e de doçura, é um verdadeiro convite para o espectador se apaixonar por Wenders.

https://www.youtube.com/watch?v=hAzzR2Uklok

2. Paris, Texas:

Um drama turbulento que envolve um confronto entre presente e passado, e cujo foco é a confusão e intensidade do sentimentalismo humano. As cenas são montadas em paisagens encantadoras que são, por sim um espetáculo a parte. 

3. Até o Fim do Mundo:

Uma ficção espetacular criada por Wenders. A versão original tem mais de três horas de duração, e o tempo passa voando pelo envolvimento que o filme assegura ao espectador. O roteiro é original e desapega-se de elementos familiares em todos os sentidos (caráter dos personagens, enredo, cenário, etc). Pra mim, o melhor do diretor. Cheio de estradas e de surpresas fantásticas!

4. Alice nas Cidades:

Encantador em sua totalidade. Uma obra humanista delicada e meiga, transcrita por uma fotografia em preto e branco que remete com grande precisão o estado psicológico dos personagens. Uma aventura vigorosa através da liberdade humana.

5. O Estado das Coisas:

Um filme sobre filmes! É exatamente isso: é sobre filmagens, sobre atores, perda de controle, desespero, medo e entusiasmo. Aborda alguns aspectos niilistas do ser humano. Ousado e sagaz! Uma ficção recheada de aventuras vorazes e surpreendentes!

https://www.youtube.com/watch?v=B8SWToGfHk0