Review: The Walking Dead s07e09 – “Rock in the Road”

Foram semanas de espera para esse retorno. Havia uma grande expectativa de que a volta da série fosse em grande estilo e os produtores não nos decepcionaram. The Walking Dead retornou com um episódio em que as peças começam a se mover para a grande jogada final. Para quem esperava que demorasse um pouco mais até o encontro de Rick com o Rei Ezekiel, “Rock in the Road” foi uma bela surpresa.

Os sobreviventes passam a ter ações mais diplomáticas enquanto tentam convencer Gregory e o Rei Ezekiel de que o mundo será um lugar melhor depois que os Salvadores forem exterminados.

A introdução com as cenas do Padre Gabriel são intrigantes, já que não há nenhuma pista para o telespectador do que está acontecendo. É inevitável lembrar do histórico do personagem e deixar que isso engane os fãs mais revoltados (ou que ainda odeiam o coitado), mas parece que existe um motivo grande para que Gabriel tenha saído levando armas e suprimentos. Descobriremos em breve. Espero.

O título do episódio diz respeito a um dos pontos altos da narrativa: Rick conta uma bela história de sua infância para tentar convencer Ezekiel de que lutar é o melhor caminho. Pena que todo o papo não derreteu o coração do nosso Rei. Ainda assim, valeu pela reação de Rick e cia diante a tigresa, e o reencontro com Morgan. Além de deixar em aberto a chance de um reencontro de Carol e Daryl, já que o último é convidado a “desfrutar” da segurança e conforto do Reino.

Ah, claro. Como não comentar da tirada épica que Rosita dá na coitada da Sasha? “Só transamos com o mesmo homem. Não somos amigas.” Seriam resquícios de nosso velho amigo ruivo Abraham no comportamento educado da moça ou uma tentativa de se afastar de todos para poder investir em sua missão suicida de vingança?

Existe uma boa sequência de ação que combina a velha falta de noção dos produtores da série com uma dose de tensão. Após o encontro com Ezekiel, a turma de sobreviventes encontra um estoque de explosivos na estrada e tenta encontrar uma forma de se armarem. O problema è que um grupo de walkers está bem próximo. Gostei da forma como Rick e Michone trabalharam juntos para atacar os comedores de gente. Provavelmente, foi uma das melhores mortes coletivas de zumbis da série.

Agora… A melhor coisa desse retorno da série foi o sorriso cara de pau de Rick depois de ser cercado por um enorme grupo de sobreviventes fortemente armados na sua busca por Gabriel. Se o sorriso foi para o próprio Padre ou se foi apenas uma tentativa de parecer simpático, será uma questão a ser respondida na próxima noite de domingo.

“Rock in the Road” foi um bom retorno, ainda que desprovido de grandes acontecimentos. É um episódio “político” em que Rick tenta demonstrar a sua liderança de outras maneiras diferentes de tentar matar alguém. Pelo menos, ao contrário do que acontece na série com alguns de seus momentos mais lentos, o episódio s07e09 possui um bom ritmo e responde seus questionamentos, além de deixar pontas para o futuro.