21- Alien: Covenant
Lançamento: 11 de maio
Alien: Covenant é uma nova prequel para o clássico Alien, o Oitavo Passageiro (1979 – leia a crítica aqui) e atende bem às expectativas dos fãs, embora não esteja nem perto da qualidade do original.
A trama se passa dez anos após Prometheus. É um pouco importante que você tenha visto (ou se lembre) dos eventos apresentados no longa-metragem também dirigido por Scott em 2012. No entanto, se você for marinheiro de primeira viagem, foda-se. Dá para entender e curtir mesmo assim.
22- Corra!
Lançamento: 18 de maio
Chris (Daniel Kaluuya) é um cara do bem que namora Rose (Allison Williams) e está prestes a conhecer seus sogros, para o desespero do seu melhor amigo. “Você não pode ir para a casa dos pais da sua namorada branca, negão!”, é o que ele alega. No entanto, Rose tranquiliza o seu namorado e diz que está tudo bem. Pois é. É o que todos dizem antes de apresentar os pais para seus respectivos ou respectivas. Chris logo descobre que algo muito esquisito está acontecendo e começa a temer pela sua vida.
Presença garantida na nossa lista de melhores do primeiro semestre de 2017 (e provavelmente na lista de filmes de terror), Corra! é altamente recomendado para quem quer encontrar formas inusitadas do cinema combater o racismo, além de ser uma diversão certa para fãs de “comédias” involuntárias com boas doses de suspense e terror. Não é a toa que o crítico Roberto Sadovski elogiou tanto em suas redes sociais. Filmaço!
23- Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe
Lançamento: 21 de maio
A Netflix conseguiu o que muitos achavam impossível: um filme bom do Adam Sandler! É exatamente isso que o cineasta Noah Baumbach consegue como principal feito do seu trabalho mais recente.
Além de Sandler, a obra também tem Ben Stiller, Elizabeth Marvel, Dustin Hoffman e Emma Thompson. A trama familiar apresenta três filhos se encontrando para organizar uma homenagem para o trabalho do pai.
Quem acompanha o Cinema de Buteco sabe que a gente gosta do Adam Sandler não é de hoje. Veja esta lista!
24- Mulher Maravilha
Lançamento: 1 de junho
É estranho pensar que uma cineasta tão eficiente tenha ficado mais de 15 anos longe das telas de cinema, trabalhando quase que exclusivamente em séries de TV antes de assumir a direção desse verdadeiro clássico do universo super-herói Mulher-Maravilha (Wonder Woman, 2017).
É bem verdade que Patty Jenkins flertou com esse universo paralelo de Hollywood anos atrás, quando foi anunciada como diretora da continuação de Thor. Não sabemos o que teria sido de O Mundo Sombrio se Jenkins não tivesse pulado fora depois das famosas “divergências criativas” com a cúpula da Marvel, mas duvido que ela pudesse fazer alguma coisa pelo longa. Vamos assumir que todos os filmes do Thor são bem chatos, né?
25- Colossal
Lançamento: 15 de junho
“Anne Hathaway e Jason Sudeikis estrelam um filme bem diferente: Gloria precisa deixar sua vida em Nova York e voltar pra casa, enquanto uma gigante criatura começa a destruir Seul. Mas o que acontece quando a protagonista percebe que ela tem uma ligação com esse desastre?
“Vigalongo consegue conduzir as coisas de modo que, sem o público perceber uma ruptura, o filme parece mudar de gênero. O roteiro não pira tanto quanto poderia, ou prometia, mas dá umas voltas loucas que prendem a atenção do público” (Marcelo Seabra)
26- Ao Cair da Noite
Lançamento: 22 de junho
“Alguma coisa aconteceu, não sabemos o que é. Uma família se refugiou numa casa numa floresta, não sabemos onde fica. O que sabemos é que, o que quer que esteja acontecendo, é mortal. E não será fácil sobreviver. Se a premissa não é das mais originais, a condução e o resultado são e garantem a satisfação do público. Ao Cair da Noite é uma ótima surpresa num gênero que passa longe do gol com tanta frequência que cria certa desconfiança.” (Marcelo Seabra)
27- OKJA
Lançamento: 28 de junho
“OKJA é uma espécie de super porco, criado livremente na Coréia do Sul por um fazendeiro e sua neta Mija, mas que foi descoberta pela empresa multinacional de abate animal liderada por Lucy Mirando (Tilda Swinton), e que possui planos duvidosos para o simpático animal.
O elenco, cheio de nomes conhecidos de Hollywood como Jake Gyllenhaal e Paul Dano, estão super entrosados dentro desse universo criado por Bong Joon Ho, mas quem rouba a cena mesmo e é o coração do filme é a jovem atriz Ahn Seo-Hyun, que faz de Mija uma formidável heroína.” (Marcelo Palermo)
28- Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Lançamento: 6 de julho
Já fiz revisões de praticamente todos os principais filmes de heróis de 2017 e nenhum melhorou tanto quanto Homem-Aranha: De Volta ao Lar.
Talvez porque Tom Holland virou, num piscar de olhos, minha encarnação favorita do Peter Parker. Talvez porque Michael Keaton simplesmente chuta traseiros como o Abutre (melhor vilão do ano!!!). Ou talvez porque esse seja o único longa que realmente entendeu o que é o Homem-Aranha.
Mesmo que os cinco filmes anteriores tenham seus méritos, Homem-Aranha: De Volta ao Lar é o único que me dá orgulho de falar que Hollywood fez um filmaço do meu herói favorito.
29- Dunkirk
Lançamento: 27 de julho
Christopher Nolan nunca será um daqueles cineastas que causam indiferença no público. Ou você ama, ou você odeia.
Dunkirk, seu flerte com o cinema de guerra, é mais sobre acompanhar os horrores dos confrontos através do medo e reações dos seus personagens do que sobre se envolver realmente. Dizem que “envolvimento” é a palavra-chave para o público se importar com determinadas narrativas.
Nolan mostra que podemos nos envolver apenas com imagens e ainda assim ficarmos apreensivos com as chances de algo dar muito errado. Mais um ponto alto na carreira do cineasta!
30- Em Ritmo de Fuga
Lançamento: 27 de julho
Caraca, moleque!
Edgar Wright fez muito bem em ter dispensado Homem-Formiga e dedicado sua atenção para Baby Driver. Mais que um dos melhores longas do ano, Em Ritmo de Fuga dá uma verdadeira aula de storytelling para cinéfilos e escritores.
Sem nunca cair na tentação de diálogos expositivos ou desnecessários, a obra diz para o público tudo que ele precisa saber através de imagens, músicas e sugestões. Arrisco dizer que esse é o filme que mais cresceu na minha percepção, a cada vez que pensava nele e relembrava suas cenas.
Imperdível!