TOP 5 : Filmes Argentinos

Sabemos que na América Latina o cinema argentino é conhecido pelo seu humor ácido,  e estética característica. A Argentina nos presenteia com produções de excelente qualidade, abaixo segue uma lista de alguns dos melhores filmes, procurando atender a todos os gostos:

Menção Honrosa:

Apesar de não entrarem na lista do Top 5, Aura (2005) merece ser lembrado: a história de um taxidermista com algumas perturbações pessoais e uma trama forte de suspense. Destaque também para Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual (2011)  filme portenho muito elogiado pela crítica, contempla o amor nos complicados dias de isolamento virtual com uma fotografia que envolve cores sutis e cachorrinhos, lembrando um pouco o cinema de Wes Anderson.

 

5-) Um Conto Chinês

un-cuento-chino01Roberto interpretado pelo ator Ricardo Darín (o rosto de ouro do cinema argentino) é um homem solitário, metódico e de poucos amigos. Para ele, ter alguém o incomodando ou alterando a sua precisa rotina é algo tão inaceitável e improvável quanto uma vaca cair do céu…

Lançado em 2011 e dirigido por Sebastián Borensztein a produção sagaz além de ser uma boa comédia, consegue de maneira sutil e quase imperceptível explorar a condição humana de maneira existencialista, flertando de maneira humorada com o absurdo da existência.

 

4-) La Puta y La Ballena

16286626

O filme conta com locações bucólicas na Patagônia Argentina e enredo que mescla poesia, cartas pessoais, passado de guerras e um romance improvável, dirigido por Luis Puenzo e lançado em 2004, entra na lista como representante artístico de uma película completamente poética e um ode a estética visual.

 

3-) O Segredo dos Seus Olhos

El-Secreto-de-Sus-Ojos

Talvez seja o mais icônico suspense argentino dos lançamentos recentes (2010) conta com Ricardo Darín no elenco e com fotografia fria e nostálgica na qual se desenvolve um roteiro com pontes entre o presente e um crime hediondo cometido no passado.

 

2-) O Pântano – La Cienága

la_cixnaga

La Cienága se ama ou odeia. O filme explora as vísceras familiares mais profundas, dirigido por Lucrecia Martel e lançado em 2001 pode ser considerado um Gummo  (Vidas sem Destino do diretor Harmonie Korine) latino.

Duas famílias estão de ferias em um ambiente nada agradável e sufocante, lugar esse no qual irão patinar e afundar lentamente um nos outros.

 

1-) Relatos Selvagens

relatos salvajes2

Dirigido por Damián Szifron e lançado em 2014 tem como produtor Pedro Almodóvar que dá o toque final no filme, Almodóvar acrescenta de maneira visível, porém sem ofuscar Damián Szifron, seu estilo e estética inconfundíveis.

O enredo parte da premissa de pequenas situações cotidianas que levam os personagens ao esgotamento emocional e ao limite do auto controle, o que tem consequências tragicômicas e muito inesperadas.

Leve, divertido, intenso e muito original mostrando de maneira grandiosa o senso de humor argentino, por conta destes fatores ganhou a medalha de ouro na presente lista!