the-walking-dead-s09e02-foto-oficial-01-justin-daryl-696x490

Review: The Walking Dead s09e02 – “The Bridge”

“Faz um tempo desde que tivemos nossa última conversa…”

É assim que Rick Grimes inicia o papo com Negan, que inicialmente não é mostrado enquanto o nosso protagonista narra os eventos mais recentes.

Unindo os Salvadores, Hilltop, Oceanside, Alexandria e o Reino, Rick inicia um movimento maior que a sobrevivência, mas de união de pessoas, um novo começo.

Juntos eles tentam consertar uma ponte, mas as diferenças entre os grupos torna essa convivência um tanto difícil. Rosita, por exemplo, dispensa a ajuda de uma Salvadora que apenas deu o conselho para elas se afastarem um pouco. Henry é empurrado por um valentão Salvador, que depois é responsável por um acidente que tira o braço de Aaron.

Um detalhe curioso desse episódio envolve um improvável romance entre Anne (outrora conhecida como Rainha da Sucata) e padre Gabriel, que faz questão de dizer que não fez voto celibatário e inicia um flerte falando do acasalamento das rãs. Pessoas tão estranhas se merecem, né?

Há uma questão misteriosa para ser resolvida em torno do desaparecimento de alguns Salvadores, que deixam o acampamento onde a ponte está sendo construída, e não conseguem chegar no Santuário. Parece um eco da temporada em que Carol matava as pessoas na prisão? Pois é. Aposto meus botões que Daryl está matando os Salvadores desertores… E que ele será o responsável por um conflito maior.

Por último, não menos importante, em Hilltop continuamos acompanhando o desenvolvimento daquela família que tentou matar Maggie depois da perda do filho. Continuo não me importando muito com eles, mas a maravilha de uma história bem contada é transformar nosso ponto de vista. Entendo que esses personagens são muletas para um arco maior da Maggie, mas eles começam a ter uma importância maior ao ponto de eu ter decorado o nome da esposa. Tammy, acho.

Há uma pista sobre o futuro de Maggie: parece que a Georgie, aquela tia dos discos que deu todos os planos de construção de um moinho, anda tentando convencer Maggie a ir morar com ela. Como não acredito em pistas falsas, é bem provável que algo aconteça e faça Maggie trocar de lar por um tempo para espairecer.

O episódio se encerra com Rick e Negan num papo cabeça em que um tenta ser mais poderoso que o outro. Algo que poderá fazer muito sentido em breve, quando Rick partir e deixar o caminho aberto para outros personagens superarem suas crises com o antigo inimigo.