22ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Entre os dias 18 e 26 de janeiro a charmosa cidade mineira Tiradentes recebe a 22ª edição de sua tradicional Mostra de Cinema, evento que abre o calendário de festivais cinematográficos no Brasil.

Ao longo dos 9 dias, o público poderá desfrutar de uma programação 100% gratuita, com mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, além de seminários e oficinas.

“Corpos Adiantes” é o tema definido pelo time de curadores, composto por Lila Foster, Victor Guimarães, Camila Vieira, Pedro Maciel Guimarães e Tatiana Carvalho Costa, sob a coordenação de Cleber Eduardo. A escolha celebra os corpos em todas as suas possibilidades, adiante no sentido de estar em frente às câmeras e referente ao futuro. Escreve-se para uma futura filmagem, filma-se para uma futura montagem e monta-se para uma futura exibição.

Homenagem

A atriz Grace Passô será a grande homenageada desta edição. Fundadora do grupo de teatro Espanca!, ganhou muita repercussão com o monólogo Vaga Carne, vencedor do prêmio Shell de melhor dramaturgia.

Recentemente estreou no cinema em grande estilo, ganhando o prêmio de melhor atriz no último Festival de Brasília com o longa Temporada, do mineiro André Novais Oliveira, que também venceu como melhor filme pelo júri, ator coadjuvante, direção de arte e fotografia. Ela também venceu o prêmio no Festival de Turim, na Itália, pelo mesmo filme.

A abertura da Mostra exibirá um média-metragem inédito, assinado por Grace e Ricardo Alves Jr, que recriaram o espetáculo Vaga Carne.

Compondo a mostra Homenagem, além do filme de abertura e de Temporada, será exibido também Elon não Acredita na Morte, dirigido por Ricardo Alves Jr e estrelado por Grace.

Mostra Aurora

A seleção traz sete longas, de seis estados diferentes, competindo pelo troféu Barroco. Pela primeira vez o júri da Crítica contará com nomes internacionais: o argentino Roger Koza e a francesa Claire Allouche compõem o time com Kênia Freitas, Juliano Gomes e Izabel de Fátima Cruz Melo.

O Júri da Crítica também será responsável por escolher o melhor curta-metragem da Mostra Foco e o destaque feminino (das Mostras Foco e Aurora) para receber o Prêmio Helena Ignez.

Os longas selecionados para a mostra são: A Rosa Azul de Novalis (SP), de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, A Rainha Nzinga Chegou (MG), de Junia Torres e Isabel Casimira Gasparino, Tremor Iê (CE), de Elena Meirelles e Lívia de Paiva; Seus Ossos e Seus Olhos (SP), de Caetano Gotardo; Vermelha (GO), de Getúlio Ribeiro; Desvio (PB), de Arthur Lins e Um Filme de Verão (RJ), de Jô Serfaty.

Em relação aos curtas-metragens, são 78 produções, de 13 estados e diferentes temáticas. Confira a lista completa aqui.

Mostra Olhos Livres

A mostra traz seis longas, de quatro estados, que serão avaliados pelo Júri Jovem, composto por estudantes escolhidos durante uma oficina de crítica de cinema realizada na 12ª Mostra CineBH. Eles vão escolher quem ganha o Troféu Carlos Reichenbach e prêmio de parceiros do evento.

Os filmes selecionados são: Tragam-me a Cabeça de Carmen M. (RJ), de Felipe Bragança e Catarina Wallenstein, Superpina: Gostoso é Quando a Gente Faz! (RE), de Jean Santos, Trágicas (RJ), de Aída Marques, Currais (CE), de David Aguiar e Sabina Colares, Parque Oeste (GO), de Fabiana Assis, e Calypso (RJ), de Rodrigo Lima e Lucas Parente.

Oficinas

O público ainda tem a chance de se inscrever em uma das 10 oficinas, somando 270 vagas, gratuitamente até o dia 4 de janeiro. Serão diversos temas capacitando adultos e jovens.

As oficinas para o público adulto são: Dramaturgias do Corpo e Espaço, com Marcelo Aquino (RJ), Interpretação para Cinema e TV, com Isadora Ferrite (RJ), Prática de Roteiro para Cinema, com Renata Mizrahi (RJ), Produção para Cinema, com Alessandra Haro (SP), Direção para Cinema, com Luiz Carlos Lacerda (RJ) e Documentários  em Vídeo Digital, com Lucas Rossi Gervilla (SP).

As oficinas para o público adulto são: Fotografia Encenada, com Bete Bullara (RJ), Mergulho nas Cenas – do Teatro ao Cinema, com Marizabel Pacheco (MG), Cinelabeduca, com Sérgio Roberto Vieira Martins (PR) e Animando Gente com Pixilation, com Rodrigo EBA! (SP).

Para saber mais detalhe de cada oficina e se inscrever, clique aqui.

E continue acompanhando o Cinema de Buteco e o canal Fora do Padron, no Youtube, para mais notícias sobre a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.