Oscar 2019: previsões finais

Chegou a hora de fazermos as previsões finais para o Oscar 2019. Amanhã, 22 de janeiro, a Academia anuncia os indicados à 91 edição da cerimônia.

Após vários posts publicados nos últimos meses – julho, outubro e novembro -, eis a lista definitiva com as principais categorias do evento. Provavelmente teremos surpresas, como acontece todo ano, mas já temos alguns nomes que se mostraram “locks”.

Na categoria de melhor filme temos dez vagas que podem ser preenchidas. O PGA, National Board of Review, Globo de Ouro, Critics’ Choice e BAFTA já nos deram uma noção do que esperar. Entre os títulos que provavelmente concorrem à estatueta estão Roma, Green Book: O Livro Guia, A Favorita, Infiltrado na Klan, Se a Rua Beale Falasse e Nasce uma Estrela. Pantera Negra também deve configurar na lista. O Primeiro Homem, Bohemian Rhapsody e Podres de Ricos não seriam surpresas, mas não diríamos que são “locks” na categoria. Vencedor? Uma grande incógnita.

Já Alfonso Cuarón dificilmente perderá o prêmio de direção. O mexicano deve adicionar um segundo Oscar à prateleira cinco anos desde Gravidade. O DGA confirmará o favoritismo do cineasta de qualquer forma. Seus colegas de categoria devem ser Spike Lee, Peter Farrelly, Bradley Cooper e Adam McKay, todos indicados pelo sindicato dos diretores. No entanto, é possível vermos Yorgos Lanthimos pegar a vaga de um deles na lista dos cinco finalistas.

Os Oscars de atuação estão um pouco complicados, exceto o de ator coadjuvante. Tudo indica que Mahershala Ali ganhará o segundo prêmio da carreira, depois de Moonlight em 2017. O ator já ganhou o Globo de Ouro, Critics’ Choice e foi indicado ao BAFTA e SAG. Teremos a confirmação no dia 27, quando acontece a cerimônia do último.

Entre as atrizes coadjuvantes, tudo estaria claro se Regina King tivesse sido indicada pelo sindicato de atores. Como não foi, ela pode se tornar o Sylvester Stallone de 2017. A última vez que alguém em situação similar à dela levou o Oscar foi em 2001: Marcia Gay Harden foi esnobada pelo SAG e venceu mesmo assim. Para termos uma noção de quem será a outra favorita, temos que aguardar o BAFTA e o SAG nas próximas semanas. Amy Adams, Rachel Weiz, Emma Stone e Claire Foy são os outros prováveis nomes.

Glenn Close, aclamada mundialmente por sua atuação em A Esposa, está na frente na corrida para melhor atriz. O fato dela nunca tê-la ganho em 45 anos de carreira também vai lhe ajudar com a Academia. Lady Gaga dividiu com ela o Critics’ Choice, mas perdeu o Globo de Ouro e já vai levar o prêmio da Canção Original. Não deve ameaçá-la, a não ser que a derrote no SAG, o que é muito difícil.

O melhor ator é uma incógnita, assim como melhor filme. Após o Globo de Ouro e o Critics’ Choice, Rami Malek e Christian Bale se mostraram os mais fortes na categoria. Porém, não podemos descartar Bradley Cooper até o SAG. Ele já soma outras indicações prévias e pode ser que a Academia não queira deixá-lo sair de mãos vazias depois do enorme sucesso de crítica e bilheteria de Nasce uma Estrela. Viggo Mortensen, Ethan Hawke e John David Washington brigam pelas outras duas vagas.

As categorias de roteiro têm algumas possibilidades. Entre os originais, Green Book e Roma já estão praticamente garantidos. A Favorita, Vice, Um Lugar Silencioso, Eighth Grade e No Coração da Escuridão brigam pelas demais vagas. No caso dos adaptados, Infiltrado na Klan, Se a Rua Beale Falasse e Nasce uma Estrela aparecem como nomes travados. Pantera Negra, Poderia Me Perdoar?, Podres de Ricos e O Primeiro Homem podem aparecer no resto da lista final.

Homem-Aranha no Aranhaverso é o título mais forte das animações. Venceu o Globo de Ouro, Critics’ Choice, tem críticas e bilheterias a favor e soma sete indicações ao Annie Awards, Oscar da animação. Se continuar ganhando nesta temporada de premiações, tem tudo pra levar a estatueta em fevereiro.

A categoria de filme estrangeiro tem Roma como grande favorito. O drama de Cuarón repetirá o feito de Amor em 2013? Ou será que consegue levar a estatueta aqui e como melhor filme? Só o tempo dirá. Os outros longas devem ser Guerra Fria, Assunto de Família, Em Chamas e Cafarnaum, mas Culpa e Ayka podem aparecer também.

Quais são as suas apostas? A 91ª edição do Oscar acontece em 24 de fevereiro de 2019.

 

MELHOR FILME
Infiltrado na Klan
Roma
Bohemian Rhapsody
Vice
Nasce uma Estrela
A Favorita
Green Book: O Guia
Pantera Negra
Se a Rua Beale Falasse

 

MELHOR DIREÇÃO
Alfonso Cuarón, Roma
Bradley Cooper, Nasce uma Estrela
Yorgos Lanthimos, A Favorita
Spike Lee, Infiltrado na Klan
Peter Farrelly, Green Book: O Livro Guia

 

MELHOR ATRIZ
Glenn Close, A Esposa
Lady Gaga, Nasce uma Estrela
Melissa McCarthy, Poderia Me Perdoar?
Olivia Colman, A Favorita
Yalitza Aparicio, Roma

 

MELHOR ATOR
Bradley Cooper, Nasce uma Estrela
Christian Bale, Vice
Viggo Mortensen, Green Book: O Guia
Rami Malek, Bohemian Rhapsody
John David Washington, Infiltrado na Klan

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams, Vice
Emma Stone, A Favorita
Rachel Weisz, A Favorita
Claire Foy, O Primeiro Homem/Emily Blunt, Um Lugar Silencioso
Regina King, Se a Rua Beale Falasse

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Richard E. Grant, Poderia Me Perdoar?
Sam Elliott, Nasce uma Estrela
Mahershala Ali, Green Book: O Livro Guia
Adam Driver, Infiltrado na Klan
Timothée Chalamet, Querido Menino

 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
A Favorita
Roma
Green Book: O Livro Guia
Oitava Série
Um Lugar Silencioso

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Infiltrado na Klan
Nasce uma Estrela
Poderia Me Perdoar?
Se a Rua Beale Falasse
Podres de Ricos

 

MELHOR ANIMAÇÃO
Os Incríveis 2
Mirai no Mirai
Ilha de Cachorros
WiFi Ralph: Quebrando a Internet
Homem-Aranha no Aranhaverso

 

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Roma (México)
Guerra Fria (Polônia)
Assunto de Família (Japão)
Cafarnaum (Líbano)
Em Chamas (Coreia do Sul)