Resenha: Criaturas Estranhas – Neil Gaiman

Sem dúvida alguma, Criaturas Estranhas é um grande presente para os fãs do mestre da fantasia, Neil Gaiman. O livro é muito mais que uma antologia de contos com criaturas fantásticas. São histórias selecionadas pelo autor, apresentando os clássicos que marcaram a sua vida, influenciaram a sua escrita e também novos autores. Ao lermos algumas histórias, conseguimos identificar elementos que inspiraram Gaiman e abrirmos nossos horizontes para explorar ainda mais este universo de fantasia urbana e criaturas um tanto surreais.

Neil Gaiman - Criaturas Estranhas

A antologia conta com dezesseis histórias selecionados em parceria com Maria Dahvana Headley e tem uma única exigência temática: todos os textos têm como elemento principal criaturas imaginárias, sejam elas de origem mitológica (como em “A Mantícora, a sereia e eu”) ou criações originais dos autores (um exemplo é “Ou todos os mares com ostras”). O cuidado com esta edição é tão grande, que além das ilustrações lindas do Briony Morrow-Cribbs que dão mais vida a obra, cada história conta com uma breve descrição acerca do autor e conta o motivo dela entrar nesta antologia. É notório que Neil recorreu à vários contos que marcaram sua carreira como escritor, mas também como pessoa, principalmente em sua juventude.

A relevância dos contos selecionados é tão grande, que este pode ser considerado atualmente uma das publicações mais importantes sobre o assunto publicado no Brasil.  O repertório de autores é bastante variado, sendo de locais e épocas diferentes, o que vai enriquecer ainda mais o seu repertório de leitura. Entre os escritores, há muito falecidos, como Edith Nesbit, e jovens promessas da literatura fantástica como E. Lily Yu, nascida em 1990.

Para entender um pouco melhor sobre as histórias, separei três que me chamaram atenção. Confira.

O Mal Também se Levanta - Criaturas Estranhas

  • O mal também se levanta, Maria Dahvana Headley:

Com um humor ácido e surreal, ‘O Mal Também se Levanta’ conta a história de uma Fera que vive em uma floresta e corre o risco após um colecionador de feras chegar na cidade. É com esse objetivo que o pai de Ângela, um caçador nato se arrisca para conquistar a cabeça da besta. Mesmo sendo curta, é uma boa história, que apresenta uma protagonista sagaz.

O Lobisomem Cabal - Criaturas Estranhas

  • O Lobisomem Cabal, Anthony Boucher:

´O Lobisomem Cabal’, de Anthony Boucher já é bastante conhecido ao redor do mundo e foi publicado pela primeira vez no Brasil nesta antologia. A história escrita por Boucher é o mais extenso do livro Criaturas Estranhas e conta com uma série de clichês para os fãs do gênero. São lobisomens, magos, feitiços, muito ocultismo e uma série de reviravoltas surpreendentes. A narrativa é excelente e nos apresenta o professor de alemão Lobato Lobo, que recebe a visita de um homem que se apresenta como mágico, e ao repetir algumas palavras, o gene lobisomem é acionado. A história é bastante divertida e uma das mais surpreendentes do livro.

Passaro do Sol - Criaturas Estranhas

  • Pássaro do Sol, Neil Gaiman:

“Pássaro do Sol” é um presente de Neil Gaiman para a sua filha Holly. Esta breve história conta com o humor típico de Gaiman e chama atenção pelo final surpreendente. De todos os textos, o que eu gostei mais FOI O DO GAIMAN. Neste conto, somos apresentados a ua sociedade de cavalheiros que comiam criaturas estranhas. Eles se reuniam diariamente para experimentar iguarias como besouros, restos de mamutes e outras criaturas que eram consideradas mágicas. Quando eles pensam que já comeram de tudo, lembram que faltava comer o Pássaro do Sol.  Mesmo com tamanha esquisitice que a temática apresenta, o conto tem um final genial e bem amarrado. Quando você pensa que não, Gaiman surpreende mais uma vez!

Grifos, fênix, cacatucano, lobisomem, sereia, monstros, manchas carnívoras, abelhas cartógrafas, dragões, etc. São inúmeras criaturas e universos para você descobrir. São histórias que parecem sonhos e outras que nos lembram pesadelos. Criaturas Estranhas é sem dúvida alguma, uma recomendação para você fugir da mesmice e dar oportunidade a novos e velhos escritores!

criaturas-estranhas-neil-gaiman-1Ficha Técnica:

Título: Criaturas Estranhas

Título Original: Unnatural Creatures

Autor: Vários Autores

ISBN: 978‐85‐68263‐44‐0

Páginas: 400

Ano: 2016

Tradutor: Antônio Xerxenesky

Editora: Fantástica Rocco