Xaveco de Buteco: Conto #5 A Incrível Emerenciana

A história corre à boca pequena.

Diz que a porta do quarto de Emerenciana fica fechada o tempo todo deiz de que teve a úrtima crise. E que o Coronér Amado, seu pai, mesmo sabeno que aquele pedaço de madeira de nada resorve, acha uma boa forma de acarmá os ânimo das criança do casarão. Parece que só a Ditinha, a criada, tem artorização pra entrá nos aposento, levá comida pra garota e dá banho. Tirando o Padre Robério, a famía não recebe visita de mais ninguém.

Procê entendê, os limite da fazenda dos Amado se confunde cum início das terra dos Aleixo de Castro, e a inimizade entre eiz já dura mais de um século. Segundo cárculo do Ernestinho, dono da venda, treze já morrero nessa bataia, sendo sete Aleixo e seis Amado. Com base num pacto, todo mundo sabe que, pra equilibrá, o próximo a morrê tem que sê um Amado.

Bão, certa veiz, o circo chegô na cidade, cum tar de Incrível Lamarca, mágico famoso por o corpo chei de escama, uma força do além e um número assustador, em que transformava uma moça comum da plateia em uma versão dele só que muié, ou seja, uma fera só que muié.

A Emerenciana Amado foi a voluntária do experimento e, por arguma razão, não conseguiu vortá ao normal. Diz que a cara dela encheu de pelo, a pele escamô, os dente afiou e o zóio perdeu a vida. O tar do Lamarca desapareceu pra sempre e ela precisô sê enjarlada, pelo bem do povo e dos animar do campo.

Padre Robério sempre visita a menina e espáia as notícia pra gente na missa. Agora, finarmente, tem paz por aqui. A presença dum monstro na cidade troxe órdi, porque os Aleixo de Castro ficaru cum medo e encerraru as disputa de terra.

Bão, essa é a história oficiar. Mas, parece que a verdade é otra.

Segundo o Ernestinho da venda, o corpo da Emerenciana tá mudado, mas não do jeito que o Padre Robério fala. Diz que ela ficô apaixonada pelo tar do ilusionista, enfrentô o pai e disse que ia fugí cum circo. Os capanga dos Amado dérum jeito de sumí cum mágico, mas a garota tá grávida e só deixando ela em cativeiro livra a famía dum vexame sem tamanho. Aí, o coronér e o padre tivéru uma ideia geniar. Transformá o infortúnio na arma que colocô fim na matança. Diz que a Ditinha simula os ataque, pra assustá as criança e os vizinho, e assim eiz mantêm os Aleixo afastado.

Como já disse, essa é a teoria do Ernestinho. Mas, por via das dúvida, mió ocê se mantê longe das terra de Coronér Amado. Pelo menos nas noite de lua cheia.