A Música Segundo Tom Jobim

COM MUITO PRAZER, o Cinema de Buteco compareceu à pré-estreia do documentário A Música Segundo Tom Jobim na última terça feira no Rio de Janeiro. Recheado de personalidades do mundo do cinema e da música, o documentário contou com a apresentação do mesmo pelos produtores, roteiristas e pelos diretores Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim.
“A linguagem musical basta” (Antonio Carlos Jobim)

E a partir dessa premissa o documentário/biografia musical foi idealizado e realizado. Através de fotografias, músicas e cenas de apresentações do próprio Tom Jobim e de outros artistas, nacionais e internacionais, contemporâneos e “modernos”, a vida e a obra do maestro Antonio Carlos Jobim é mostrada no documentário.

Pra mim, no auge dos meus 23 anos e, portanto, vivi e vivo apenas a ressonância do trabalho dele, foi uma ótima experiência poder conhecer melhor a abrangência da obra dele, o “pai da Bossa Nova”. Ver que sua vida foi além da mais célebre (e até certeira eu arriscaria dizer) parceria com Vinicius de Moraes, e das conhecidas parcerias com Chico Buarque, Frank Sinatra e Elis Regina. Sua música foi tocada, cantada e até “beatboxeada” por artistas de toda parte do mundo e foi propagada por décadas a fio, sendo lembrada e cantada por famosos e anônimos até hoje. Ou vai dizer que você nunca cantou Águas de Março quando chove em março?! Ou Garota de Ipanema quando foi à Ipanema? Os mineiros do Buteco que o digam, não são mesmo? Hahahahaha!

 

Mas falemos do filme: achei a ideia até legal, mas não sei se por uma falta de costume minha, achei que ficou faltando um pouco de linguagem falada no documentário. Acho que enriqueceria se no meio de todas as fotografias e cenas de apresentações tivesse algum tipo de depoimento, do próprio maestro, sobre tudo aquilo que estava sendo retratado. Tirando isso, puxe seu banquinho, seu violão, acenda um cigarro e  sirva-se de um whiskinho on the rocks pra assistir e cantarolar junto!

Título original: A Música Segundo Tom Jobim
Direção: Dora Jobim
Nelson Pereira dos Santos
Produção: Regina Filmes
Roteiro: Miucha Buarque de Holanda
Nelson Pereira dos Santos
Lançamento: 20 de Janeiro de 2012

Nota: