O Que é Isso, Companheiro?


O que é isso, companheiro?, um filme de Bruno Barreto.

1964. É imposto sobre o Brasil a ditadura militar, através de um golpe. Após alguns anos, o AI-5 entra em vigor, tirando a liberdade de imprensa e os direitos civis. Vários estudantes se unem e formam as milícias armadas, grupos de guerrilha para lutar contra os militares.

1969. Numa época em que ser opositor ao governo implicou em esquecer quem você era, alguns jovens resolvem abandonar identidades, famílias, “paz”, e enfrentar as duras consequências. Alguns se juntam e formam o MR-8, que têm um plano. Militantes do MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) elaboram um plano para seqüestar o embaixador americano, com o intuito de chamar a atenção da imprensa internacional para as barbáries e libertar companheiros presos.

Basicamente, o filme é isso. Não se vê nada chocante, cenas de tortura são duas no máximo, mortes, nenhuma. Filmado em 1997, tem um elenco de peso, com nomes como: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luís Fernando Guimarães, Fernanda Montenegro, Cláudia Abreu, Matheus Natchergaele (estranhamente num papel de “vilão”), Selton Mello, Marco Ricca, entre outros.

O que inspira é o contexto, é saber o que estudantes daquela época enfrentavam, é ver a coragem nos rostos, o medo de serem presos e torturados. E, principalmente, saber que o seqüestro aconteceu.
Coisas que, nos dias de hoje, não se vêem. Estudantes não se unem mais em seus direitos, em luta contra a corrupção e roubalheira do governo…

Por ser um filme brasileiro, ainda mais de 97, diria que é imperdível, ainda mais para fãs da ditadura. Teve uma indicação ao Oscar, por Melhor Filme Estrangeiro.

Algumas curiosidades:

– O diretor Bruno Barreto e o roteirista Leopoldo Serran optaram por condensar nos personagens principais de O Que É Isso, Companheiro? os vários elementos da guerrilha urbana do Brasil na época da ditadura. Deste modo, os personagens interpretados por Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres, Cláudia Abreu e Nélson Dantas são ao mesmo tempo todos os militantes da época e nenhum em especial.

– O único guerrilheiro que existiu de verdade foi o interpretado por Matheus Natchergaele. Ele se chamava Virgílio Gomes da Silva e morreu sob tortura.

– Ao ser lançado no Brasil, O Que É Isso, Companheiro? gerou muita polêmica por ter valorizado mais a ação em detrimento da política do período da ditadura militar e também por causa de algumas liberdades históricas tomadas no filme.

– No filme, o embaixador é libertado durante um Flamengo x Vasco, enquanto que na verdade ele foi solto durante um Flamengo x Bangu.