Spring Breakers

spring-breakers-3a

COMO A GENTE SABE QUE UM FILME É HYPADO? Quando aparecem milhões de gifs no Tumblr. Antes de Spring Breakers estrear nas telas americanas, um monte de imagens em movimento com quatro meninas e um menino semi nus, segurando armas e se divertindo bastante (tipo fumando maconha) tomou a minha rede social favorita. A vontade de ver este filme só cresceu. E acabei por sucumbi-la no primeiro dia do festival do Rio aberto ao público.

O que é sensacional na obra não é o roteiro, porque quase não existe. Vendo pelo lado literal, é a história de quatro meninas desocupadas e desanimadas com sua cidade e acham que vão encontrar seu eu interior na festa de Spring Breakers, que acontece todo ano. Elas acabam sendo presas por porte de drogas e são salvas pelo traficante da cidade (interpretado brilhantemente pelo James Franco). E é basicamente isso, um monte de peitos, bundas e armas sem muito sentido. Os diálogos são poucos e os poucos são sempre repetidos, numa espécie de fixação da ideia.  E da ironia da vida.

spring-breakers-poster

Sim, o filme é irônico. Vejam bem, as atrizes principais vieram de programas juvenis (Selena Gomes e Vanessa Hudgens da Disney, Ashley Benson de Pretty little liars. Rachel Korine é mulher do diretor) e fazem coisas ilegais como fumar maconha, urinar na esquina e matar pessoas, além de transarem bastante.

Por ele ter uma repetição de ideias e conversas que são apenas jogadas, fica difícil de entender na primeira vista. Mas o filme do diretor Harmony Korine foi feito para ser tosco. E não tentando entender a obra fica mais fácil de se divertir. Algo que é para prestar atenção é a direção artistica, que é perfeita. E a loucura e confusão do filme faz vontade de ver de novo. Destaque para a cena onde o traficante Alien (Franco) começa a tocar no piano uma música da Britney. E a cena é tão perfeita que Spears poderia substituir o clipe verdadeiro por este.

Título original: Spring Breakers
Direção: Harmony Korine
Produção: Charles-Marie Anthonioz
Jordan Gertner
Chris Hanley
David Zander
Roteiro: Harmony Korine
Elenco:James Franco , Vanessa Hudgens , Selena Gomez , Ashley Benson , Rachel Korine
Lançamento: 2013
Nota: [quatroemeio]