Deranged

deranged

COSTUMA-SE DIZER QUE OS FILMES DE TERROR ASIÁTICOS SÃO MELHORES QUE OS NORTE-AMERICANOS. Não compro muito a ideia, mas o sul-coreano Deranged é um belo exemplar de horror com temática biológica. Apesar de ser meio bobinho, e se deixar levar pelo forte apelo melodramático da jornada de seu protagonista, consegue driblar as armadilhas e agradar aos admiradores do gênero.

A trama lembra um pouco aquele tal de The Bay (ainda tenho pesadelos quando me lembro desse filme – de tão ruim que é), e apresenta uma cafubira de arrepiar: uma lombriga inconveniente se apodera do corpo de seus hospedeiros humanos e vai sugando as energias da vítima até conseguir ter força para escapar.

Sim, Deranged é uma obra sobre epidemias no melhor estilo Extermínio, de Danny Boyle, e Contágio, de Steven Soderbergh. Podemos ir além e considerar a produção coreana como uma mistura entre esse subgênero específico e os filmes de zumbis, sendo que aqui o problema é a sede ao invés da fome. Algumas pessoas, com toda a razão, poderão torcer o nariz para o resultado obtido pelo cineasta Park Jung-woo, só que não é possível agradar a todos.

O melodrama do filme é exagerado, especialmente quando foca na história dos dois irmãos brigados que estão tentando cumprir seus próprios objetivos. Ambos os personagens são extremamente chatos, e o roteiro nem mesmo se dá ao trabalho de disfarçar que está apenas enrolando. Além disso, o protagonista, um pai de família reclamão que está com a cabeça quente demais para reparar na sua esposa e filhos, vira herói do nada. Ok, até aceito que o desespero transforme a pessoa, mas o sujeito muda completamente ao tentar encontrar um remédio para salvar a vida de sua família.

O destaque fica para a cena em que são vistos vários corpos flutuando no riacho, em uma clara alusão a Guerra dos Mundos, de Steven Spielberg. Outro momento interessante da obra é a tensão construída quando todos os infectados começam a sofrer uma forte crise e precisam ser impedidos de se jogarem no rio. Como Deranged caminha durante boa parte do tempo em um ritmo lento, chega a ser surpreendente perceber, ali, tamanha capacidade de fazer o espectador não piscar os olhos e aguardar ansioso o fim da abstinência das vítimas.

deranged poster

[duas]