Menu do Mês: Lançamentos de janeiro

INSPIRADOS NO BLOG PLAYLIST, o Cinema de Buteco começa a partir de 2015 a publicar um guia mensal com os principais lançamentos do mês nos cinemas e homevideo. A ideia é que a equipe se reveze mensalmente para que as indicações não fiquem focadas num único estilo ou tipo de filme. Para começar a brincadeira, eu assumi a tarefa nesse mês de janeiro e eis as minhas recomendações para todo mundo curtir as férias em grande estilo. Se você não está de férias, bem, a vida não é justa, mas nós somos e você também pode aproveitar a lista! 🙂


Whiplash – Em Busca da Perfeição

De Damien Chazelle
Estreia no dia 8 de janeiro

Por sua interpretação no longa-metragem, o ator J.K. Simmons apareceu na nossa lista de melhores vilões de 2014. No entanto, a verdadeira graça de Whiplash é que se trata de uma produção que finalmente dá o devido valor para os bateristas, aquela figura estranha que fica escondida atrás de um instrumento gigante no fundo do palco. É óbvio que não se trata de um filme voltado apenas para bateristas (isso significaria uma arrecadação tão baixa que só perderia para caso algum produtor maluco decidisse filmar uma homenagem a algum tecladista), e o grande trunfo é a questão da superação e da busca da realização de grandes sonhos.


Livre

De Jean-Marc Vallée
Estreia no dia 15 de janeiro

Reese Whiterspoon é desde já a minha atriz favorita para abocanhar o Oscar na categoria em 2015. Se ela for indicada, claro. Livre tem direção de Jean-Marc Vallée, que ano passado nos entregou o excelente Clube de Compras Dallas, e roteiro do sempre genial Nick Hornby. Como bem disse a Larissa Padron, podemos descrever Livre como uma versão feminina de Na Natureza Selvagem, mas com seus altos e baixos. (Detalhe: há uma cena em que ouvimos “Glory Box”, do Portishead. Para quem sabe o que isso pode significar, recomendo prestar muita atenção na maneira como Whiterspoon se entrega em cena e afasta qualquer lembrança da sua fase bonitinha comportada em Legalmente Loira)


Foxcatcher – Uma História Que Chocou o Mundo

De Bennett Miller
Estreia no dia 22 de janeiro

Com um trabalho de elenco sensacional, Foxcatcher é um daqueles filmes obrigatórios para quem está a fim de se antecipar e ficar bem atualizado com os possíveis candidatos da cerimônia que acontecerá no mês que vem. Channing Tatum surpreende bastante por conseguir combinar força e interpretação na mesma proporção, mas o grande destaque é mesmo Steve Carell na pele de um ricaço carente e cheio de boas intenções.


Busca Implacável 3

De Olivier Megaton
Estreia no dia 22 de janeiro

Alguém em Hollywood se empolgou com o mito de Chuck Norris na internet e decidiu transformar Liam Neeson num outro mito tão ou mais poderoso quanto o eterno Norris. No terceiro filme da série Busca Implacável (podemos considerar como o sexto, caso alguém concorde que Sem Escalas e Caçada Mortal são espécies de spin-offs desta franquia), Bryan Mills está de volta para proteger a sua família e enfrentar a fome de vingança de algum criminoso mal-amado.

Recomendação pessoal: caso você se interesse pela premissa, passe longe do trailer para evitar possíveis spoilers sobre a trama. Determinados trailers são produzidos com a mesma estrutura de um longa-metragem e possuem começo, meio e fim. No caso de Busca Implacável 3 há uma informação bem desnecessária de ser dita e isso pode diminuir a diversão ao assistir ao filme.


Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância

De Alejandro González Iñárritu
Estreia no dia 29 de janeiro

Enquanto eu me divirto tentando pronunciar corretamente o nome desse cineasta bastante adorado por uma porção relevante de cinéfilos espalhados ao redor do mundo, você pode mergulhar no universo de gente maluca que parece tomar conta de Birdman. Edward Norton brigando de cuequinha branca, Michael Keaton acreditando ser um herói, Emma Stone sendo a Emma Stone e mandando mensagens subliminares para o meu coração (“Sou o seu programa favorito do National Geographic, gatinho!”), e longos planos sequência para deixar todo mundo batendo palminhas no cinema. Talvez Birdman seja mesmo o lançamento mais importante do mês. Espero conseguir pronunciar o nome do Iñarritu até a estreia.


A Entrevista

De Evan Goldberg e Seth Rogen
Estreia no dia 29 de janeiro

Nessa estreia do nosso guia de consumo mensal, vamos preferir pecar pela economia nas recomendações e encerrarei minha lista com apenas essas recomendações. A última delas não podia deixar de ser outra: a polêmica comédia A Entrevista, com o Seth Rogen e o James Franco. Com um monte de piada politicamente incorreta, homenagens inusitadas para a Katy Perry e atuações inspiradas do elenco, a produção foi o gatilho para uma série de ataques hackers contra o estúdio da Sony. Verdade seja dita: o longa-metragem é no máximo divertido e passaria batida para a maioria do público, mas agora todo mundo quer um pedaço do bolo e saciar sua curiosidade. Recomendado para fãs de humor idiota.