23ª Mostra Tiradentes

23ª Mostra Tiradentes tem programação gratuita e aberta ao público.

Abrindo o calendário de eventos audiovisuais, como já é tradicional, a 23º edição da Mostra Tiradentes começa no próximo dia 24 e vai até 1º de fevereiro na histórica cidade mineira. Serão mais de cem filmes exibidos, além de apresentações artísticas, oficinas, debates e encontros, em uma programação 100% gratuita e aberta ao público.

Os homenageados desta edição são os atores Antônio Pitanga e Camila Pitanga, pai e filha que possuem uma longa trajetória pela história do cinema nacional. O filme selecionado para abertura é Os Escravos de Jó, de Rosemberg Cariry, que traz Antônio estrelando. A programação conta com diversos outros longas com os atores, incluindo Pitanga, o documentário que Camila dirigiu com Beto Brant sobre o seu pai.

O tema escolhido para a Mostra neste ano é “A imaginação como potência”, que tem como premissa refletir sobre o momento de efervescência criativa do cinema nacional, mesmo sofrendo desmontes, e pensar em caminhos diante de um cenário incerto. A proposta do curador, o crítico Francis Vogner dos Reis, é apresentar estas ideias através dos filmes selecionados.

Programação

Ao todo, a programação da Mostra Tiradentes conta com 113 filmes, sendo 81 curtas-metragens, de 14 estados diferentes, além de 31 longas e 1 média, todos em pré estreia nacional.

Entre os destaques estão filmes premiados, como Babenco – Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, documentário de Barbara Paz laureado no Festival de Veneza, Pacarrete, filme de Allan Deberton reconhecido no Cine Ceará, Sete Anos em Maio, do mineiro Affonso Uchôa (Arábia), e Três Verões, de Sandra Kogut, ambos destaques no último Festival do Rio. Os quatro longas citados contarão com debates com os diretores após as sessões. A programação ainda conta com os trabalhos mais recentes de diretores consagrados, como Lírio Ferreira e Helvécio Ratton.

Além dos filmes, a Mostra ainda traz 39 debates sobre o atual momento do cinema nacional, conta com a Mostrinha: sessões de longas e curtas-metragens voltadas ao público infantojuvenil e transforma Tiradentes em uma capital multicultural durante os nove dias, com apresentações teatrais, musicais e muito mais.

Confira a programação completa no site do evento.

Confira a nossa cobertura da 21º Mostra Tiradentes: