10 Filmes sobre psicologia

O Cinema de Buteco não se esqueceu do Dia do Psicólogo. Se você estuda ou tem interesse pela área, celebre o dia 27 de agosto reservando umas horinhas do dia para apreciar algum dos filmes sobre psicologia que selecionamos abaixo:

Filmes sobre psicologia - Cisne Negro

Cisne Negro

Esse filme mexeu com a cabeça de muita gente (por isso está incluído nesta lista). Com um roteiro denso e cenas perturbadoras, nesse suspense psicológico a personagem central da história confronta-se com seu lado sombrio e enfrenta a dualidade de sua personalidade. É certo que ninguém é apenas luz ou apenas sombra. Mas até que ponto somos capazes de lidar com nosso lado negro? O que acontece quando alimentamos esse lado?


Freud – Análise de uma mente

Freud é um dos nomes mais relevantes da Psicologia, portanto, este documentário não poderia estar fora de uma lista como esta. A produção apresenta a trajetória do pai da Psicanálise expondo detalhes de sua vida. Possivelmente o ápice é quando aparecem trechos do único relato em vídeo que foi deixado pelo psicanalista, aos 81 anos de idade. Altamente intenso e muito emocionante para podermos conhecer a vida e legado deste grande gênio.

Melhores filmes sobre psicologia


Sybil:

Sybil é um filme baseado em fatos. Possui a impactante trama centralizada na personagem Sybil Dorsett que, após tentar se suicidar, passa a ter problemas de identidade e procura a ajuda da psiquiatra Corneila Wilbur. Durante longos 11 anos fazendo terapia, Sybil mostra dezesseis personalidades distintas. Excelente demonstração de como um indivíduo possui várias facetas dentro de um único ser, e ótimo para compreender como podem surgir algumas neuroses.

Melhores filmes sobre psicologia - Sybil


Laranja Mecânica

Seria uma falha enorme deixar de fora de uma lista com os melhores filmes sobre Psicologia esse clássico do cinema. Sob direção do grande cineasta Stanley Kubrick, o longa-metragem, que foi adaptado de um livro,  expõe a maneira como a mente humana atua sob condicionamento. Ou seja, a história apresenta a ação e consequência da Psicologia Comportamental e é ótima para entender essa vertente da área.

"A Clockwork Orange"Malcolm McDowell1971 Warner


Um Método Perigoso

Sob direção do aclamado e fascinante David Cronenberg, o filme aborda o relacionamento entre duas grandes personalidades da Psicologia: Freud & Jung. Ambos foram responsáveis por grandes descobertas na área, e por mergulharem fundo na mente humana. Foram companheiros até que surgiram divergências em seus pensamentos, fato que conturbou a relação entre eles, e fato esse também, que é exibido no longa.

a-dangerous-method-380


Freud, Além da Alma

O longa apresenta uma fase da vida de Freud em um período de cinco anos, mas sem entrar em muitos detalhes, e é focado em suas análises e descobertas clínicas. Mostra como ele começou a usar a técnica de Hipnose em seus tratamentos e como conseguiu evoluir essa e outras técnicas clínicas. Chegou a receber duas indicações para o Oscar e vale muito a pena conferir!

Melhores filmes sobre psicologia - Freud Janela da Alma


Garota Interrompida

História de uma garota chamada Susanna que é diagnosticada como portadora de “Ordem Incerta de Personalidade”. O filme mostra o drama de vida da personagem que é encaminhada para um Hospital Psiquiátrico e, nesse contexto, a narrativa acompanha sua trajetória no enfrentamento desse quadro clínico e desse ambiente no qual ela passa a viver.

Melhores filmes sobre psicologia - Garota Interrompida


Um Estranho No Ninho

Emocionante drama sobre um prisioneiro que  simula estar insano e é transferido para uma instituição de doentes mentais. Tendo contato com os pacientes, sua vida é transformada. O filme possui diálogos filosóficos que dão o tom ao ambiente da história, e conta com uma brilhante condução por parte da direção, além de grande atuação de  Jack Nicholson.

Melhores filmes sobre psicologia - Um Estranho no Ninho


Mary & Max

A única animação da lista consiste em um retrato psicológico de duas mentes humanas distintas, mas que possuem alguns aspectos em comum. O filme mostra a fragilidade do ser humano e também suas maiores forças. Um roteiro delicado e tocante edifica uma história de amizade, de amor, medo e sofrimento , que entoam profundamente na alma dos personagens.

Melhores filmes sobre psicologia - Mary e Max


O Clube da Luta

O roteiro do filme e as atuações são geniais. Não só cabe a uma lista que envolva Cinema e Psicologia, mas é uma obra que é recomendada para qualquer um que goste de cinema. Ás vezes a mente nos confunde e, nesses momentos nos perdemos (ou podemos nos perder) dentro de nós mesmos. O Clube da Luta possui inúmeras cenas, falas e atos que podem ser interpretados sob um ponto de vista da Psicologia, e analisados clinicamente. É uma demonstração da luta que enfrentamos contra nosso próprio eu.

Filmes sobre psicologia - Clube da Luta