Os Melhores Filmes do Primeiro Semestre de 2016

O Cinema de Buteco selecionou os melhores filmes do primeiro semestre de 2016. Quais são os seus dez favoritos?

O Quarto de Jack Jacob Tremblay

CHEGAMOS AO MOMENTO DO ANO EM QUE JÁ É POSSÍVEL SELECIONAR O QUE DE MELHOR PASSOU PELOS CINEMAS BRASILEIROS. A redação do Cinema de Buteco até pensou em preparar uma lista especial com apenas 10 títulos indispensáveis, mas logo percebemos que existiam opções demais para serem lembradas. Logo, preparamos um ranking bem completo com muitas dicas imperdíveis com os melhores filmes do primeiro semestre de 2016.

LEIA TAMBÉM: Os Piores Filmes do Primeiro Semestre de 2016

Veja aqui as listas individuais de quem participou do nosso ranking.

Apreciem sem moderação!

10- Os Oito Odiados

Poster Os Oito Odiados
São três belas horas que se passam tranquilamente, enquanto o espectador é agraciado com diálogos bem concebidos, personagens peculiares e grandes surpresas. Apesar de muitas críticas, eu vejo o filme como evolução no trabalho de Tarantino e é perceptível o cuidado em todos os campos, como elenco, roteiro e trilha sonora. (Graciela Paciência)


9- Rua Cloverfield, 10

poster rua cloverfield melhores filmes do primeiro semestre de 2016

“Orçamento baixo, suspense 99% do tempo, diversas reviravoltas e uma heroína marcante. Esses são os ingredientes de Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane, EUA, 2016), nova aposta do produtor J.J. Abrams.

Praticamente o filme todo se passa em um esconderijo subterrâneo de Howard (John Goodman), no qual ele mantém Michelle (Mary Elizabeth Winstead) e Emmett (John Gallagher Jr). A razão para permanecerem ali é a seguinte: a Terra foi atacada por extraterrestres e, caso saiam daquele local seguro, podem ser contaminados ou mortos pelas criaturas que estão ali. Obviamente, a mulher não acredita nessa história mal contada, assim como nós, e no decorrer do longa vamos descobrindo o que realmente aconteceu à medida em que os personagens fuxicam e fazem revelações sobre quem os prende no bunker.” (Dani Pacheco)


8- Anomalisa

poster anomalisa melhores filmes do primeiro semestre de 2016
“Este filme é um breve retrato da vida de um homem que enxerga um mundo homogêneo e sem graça diante de si. Pode parecer monótono, mas a narrativa extremamente dramática e bem desenvolvida do roteiro nos transporta para aquele lugar e cada característica técnica nos contagia; sejam os dedos que seguram um copo, as mãos de uma ex-namorada que se escondem dentro de sua blusa, os lábios que tocam as partes íntimas de Lisa ou a voz da mulher enquanto canta Cindy Lauper. Anomalisa nos leva a um outro nível do gênero animação e é lindo de se ver.” (Dani Pacheco)


7- Invocação do Mal 2

poster invocacao do mal 2 melhores filmes do primeiro semestre de 2016

James Wan consegue fazer uma continuação tão boa quanto a original e não se rende aos clichês do gênero. Desta vez temos um foco maior nos protagonistas, que se transformam em “velhos amigos” dos espectadores. Em mais uma situação de possessão demoníaca, sentimos medo, arrepios e ganhamos bons sustos. Ou seja, temos exatamente tudo que esperamos de um bom filme de terror. (Tullio Dias)


6- Cinco Graças

cinco gracas melhores filmes do primeiro semestre de 2016

O machismo e a repressão andam juntos e podem se mostrar de modo bastante discreto. Para muitas garotas, a cobrança por uma postura mais madura surge cedo e, com ela, vem os compromissos e a proibição de fazer o que gosta. O triunfo de Cinco Graças é mostrar de modo simples e realista a reação de cada uma das irmãs diante de tudo o que está acontecendo com elas. (Graciela Paciência)


5- Deadpool

poster deadpool melhores filmes do primeiro semestre de 2016
O longa de um herói pouco conhecido do grande público misturou os clichês dos demais filmes do gênero, referências ao mundo do cinema e quebra da quarta parede. Tudo isso preenchido por um humor ácido, escrachado e politicamente incorreto. Deadpool acerta em cheio no seu objetivo: não se levar à sério. (Débora Anício)


4- Decisão de Risco

Poster Decisao de Risco
“Gavin Hood nos leva a um universo no qual acompanhamos de perto o processo burocrático e minucioso de uma ação conjunta dos exércitos britânico e estadunidense diante do inimigo. Dentro de uma casa estão alguns dos nomes de uma temida lista de procurados, os quais incluem cidadãos desses próprios países. Esses terroristas aparentemente pretendem realizar um ataque com dois homens bombas naquele mesmo dia. Problema: uma operação que antes era de captura passa a ser de assassinato. No entanto, se enviarem um míssil, a explosão mata todos da casa e potencialmente uma menina (Aisha Takow) que está próxima ao local. Se não fizerem nada, homens bomba atacam.” (Dani Pacheco)


3- O Quarto de Jack

poster quarto de jack melhores filmes do primeiro semestre de 2016
O filme é um retrato muito fiel à sua obra literária. Se em uma plataforma sentimos tudo que Jack está perdendo na vida por suas falas inocentes; na outra apreendemos essa informação pelos enquadramentos que mostram a real dimensão do quarto para Jack (enorme) e para nós (minúsculo). (Débora Anício)


2- Spotlight: Segredos Revelados

spotlight poster
“Recomendado principalmente para profissionais da comunicação, Spotlight é uma obra cheia de qualidades individuais e que também funciona perfeitamente para um público interessado apenas em apreciar uma boa narrativa. McCarthy domina a arte de contar a sua história e até mesmo nos faz acreditar que estamos assistindo a uma adaptação de algum livro sobre os artigos publicados no jornal. Para conseguir esse efeito você precisa ser competente e ter um bom roteiro em mãos: felizmente, McCarthy tem as duas coisas.” (Tullio Dias)


1- A Bruxa

poster a bruxa melhores filmes do primeiro semestre de 2016
É muito difícil um longa de terror ser lembrado tantas vezes numa lista geral de melhores, como é o caso de A Bruxa. A produção conquistou não apenas os fãs do gênero, como todos aqueles que apreciam uma narrativa bem construída e recheada de simbolismos. Um cinema que não se entrega aos clichês de tentar fazer o espectador pular da cadeira com cenas previsíveis. Indicado para pessoas corajosas e que consigam se permitir sentir como parte da história para realmente ficar com o cu na mão durante o desenvolvimento do filme – especialmente os minutos finais. Filmaço! (Tullio Dias)


Continue lendo para conhecer outras sugestões de melhores filmes do ano até agora