Top 10 – Os Melhores Filmes de Terror de 2016

#5

Rua Cloverfield, 10 (10, Cloverfield Lane, Dan Trachtenberg, 2016) Uma das grandes surpresas da temporada foi essa continuação de Cloverfield. Primeiro foi a forma como o longa foi anunciado. Ninguém tinha a menor ideia de que os estúdios estavam produzindo um novo Cloverfield até a divulgação do primeiro teaser. Depois a surpresa foi em constatar que o produto oferecido era ainda melhor que o original.

Estrelado por Mary Elizabeth Winstead e John Goodman, Rua Cloverfield, 10 é um thriller claustrofóbico que arrasta o público para dentro da história até nos deixar sem ar.

Recomendado para quem gosta de: vilões, fim do mundo, nem tudo é o que parece, monstros, cativeiro, Alien, o Oitavo Passageiro


#4

poster invocacao do mal 2 melhores filmes do primeiro semestre de 2016

Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2, James Wan, 2016) A continuação de Invocação do Mal, que apareceu na nossa lista de de destaques em 2013, poderia se encaixar em diversos gêneros, como romance e até drama sobrenatural. Sem investir tanto em sustos, James Wan prefere dar atenção para a relação do casal de protagonistas interpretado por Vera Farmiga e Patrick Wilson.

Isso não quer dizer que Invocação do Mal 2 não dê medo. Definitivamente, existem ótimos momentos ao longo da narrativa para agradar aos fãs do gênero. O diferencial é que o filme explora outras possibilidades e se torna maior do que apenas um grande destaque entre fãs de terror.

Para não falarem que estou mentindo, Invocação do Mal 2 foi eleito como o melhor lançamento de junho e um dos 10 melhores filmes do primeiro semestre.

Recomendado para quem gosta de: Elvis Presley, reencontrar velhos amigos, sustos, possessão demoníaca


#3

The Monster (Bryan Bertino, 2016) Acredito que levarei alguns tiros por incluir a nova empreitada do diretor de Os Estranhos (que eu sei que tem leitores que adoram) nesse ranking de melhores filmes de terror de 2016. Estou acostumado com risco de morrer, então tudo bem…

O longa apresenta uma mãe problemática levando a filha traumatizada numa viagem de carro por uma estrada durante uma chuva. Parecia que tudo acabaria bem, mas um animal invade a estrada e causa um acidente. Mãe e filha precisam se unir para sobreviver, assim que percebem que não estão sozinhas no meio do nada.

AMO produções que se passam praticamente num único ambiente e dependem demais da química entre roteiro e elenco. The Monster não é perfeito (efeitos visuais um tanto toscos), mas me deu bons sustos e me convenceu.

Recomendado para quem gosta de: relacionamento mãe e filha, mãe problemática, escuridão, chuva, monstro sinistrão, mortes sangrentas


#2

melhores-filmes-de-terror-de-2016-the-invitation

The Invitation (Karyn Kusama, 2015)Estrelado por Logan Marshall-Green (Prometheus), The Invitation apresenta a história de um casal que é convidado para um jantar na casa de amigos e começam a perceber que algo muito estranho está acontecendo.

O meu parceiro de crítica de cinema online Márcio Sallem não concordou muito comigo quando comentei que The Invitation faria parte da lista de melhores filmes de terror do ano. Para ele, a obra dirigida por Karyn Kusama (Garota Infernal) se encaixa mais na categoria suspense. Respeitosamente, discordo e explico.

Ainda que inclua boas doses de suspense em sua narrativa, The Invitation dá medo. O tempo inteiro tememos pelo que vai acontecer com o casal protagonista e essa sensação aumenta depois de descobrirmos o que realmente está acontecendo. Não quero dar spoiler sobre esse detalhe específico, mas é um tema trabalhado brilhantemente em outros filmes de terror e que me deixa arrepiado.

Recomendado para quem gosta de: suspense, ocultismo, fanatismo religioso, seitas, jantar com ex-namoradas


#1

poster a bruxa melhores filmes do primeiro semestre de 2016A Bruxa (The VVitch, Robert Eggers, 2015) Raramente tenho o hábito de assistir a um filme duas vezes no mesmo ano, mas A Bruxa é tão bom que me senti obrigado a conferir uma segunda vez para garantir que não estou louco de considerar a obra como uma das melhores do ano – não apenas no gênero terror.

O filme conta a história de uma família na idade média que se muda para uma casa no meio da floresta e começam a sofrer com uma série de eventos trágicos.

No entanto, é preciso fazer uma pequena ressalva e dizer que não se trata de um longa-metragem fácil ou agradável para qualquer fã do gênero. Não esperem ver cenas de violência gráfica, nudez, sustos forçados ou outras características tão comuns entre produções de terror. A Bruxa é lento. Se trata de uma narrativa que vai evoluindo gradualmente até deixar seus espectadores com o cu na mão durante os minutos finais.

Mais do que cenas de susto descartáveis, A Bruxa nos faz sentir muito medo. E não sei você, mas o que mais me atrai em filmes de terror é justamente sentir a necessidade de dormir de luz acesa durante alguns dias. Aquela porra de Black Phillip me dá calafrios até hoje! Céus!

Recomendado para quem gosta de: se arrepiar, ocultismo, cinema, trilha sonora arrepiante, bode do capiroto

 

Veja também: nossas outras listas com dicas de melhores filmes de terror:

2022

2019

2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011