Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Livro: O Demonologista

Capa-O-Demonologista-Andrew-Pyper
O romance O Demonologista, de Andrew Pyper chegou ao Brasil pela Darkside Books em uma versão capa dura incrível! A obra narra a história de David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido.

Entre aulas e palestras, Ullman recebe o convite de testemunhar um fenômeno sobrenatural em Veneza. Aproveitando a oportunidade de se livrar do caos que é Nova York, o professor resolve levar sua filha de 12 anos para uma pequena férias pela Itália. E é a partir daí que a trama começa a se transformar em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.

O que era para ser um trabalho extra, acaba se transformando em um pesadelo. Após presenciar pela primeira vez O Inominável, David retorna ao hotel apavorado desejando voltar para casa o quanto antes, mas já era tarde.  Sua filha acaba de ser dominada e levada pelo demônio. Enquanto corre contra o tempo, o professor precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.

- Advertisement -

Há coisas neste mundo que a maioria de nós nunca vê. Nós nos treinamos para não vê-las, ou tentamos fingir que não vimos se elas  ocorrem. Mas há uma razão para o fato de, não importa o quão sofisticadas ou primitivas, todas as religiões terem demônios. Algumas podem ter anjos, outras não.

Um Deus, deuses, Jesus, profetas – a figura de autoridade máxima varia. Há muito tipos diferentes de criadores. Mas o destruidor sempre toma, essencialmente, a mesma forma. O progresso do homem tem sido, desde o início, frustrado por provadores, mentirosos, corruptores. Criadores de pragas, loucura, desespero. A experiência demoníaca é a única verdadeiramente universal de todas as experiências religiosas do homem.

Enquanto David corre para descobrir como trazer sua filha Tess de volta, sua melhor amiga, O’Brien descobre que está com câncer e mesmo assim decide ajuda-lo nessa busca incessante, afinal, O’Brien acredita que não tem nada a perder.

Rodando por diversas cidades dos Estados Unidos e Canadá, o autor Andrew Pyper nos apresenta uma narrativa sem muitos rodeios e com bastante velocidade, assim como acontece no tão comparado O Código Da Vinci, de Dan Brown. Seguindo essa leitura “sem fôlego”, nosso narrador passa pro diversos momentos surreais nas diversas formas que o demônio pode se manifestar.

Os demônios são reais e vivem entre nós. Não de maneira metafórica, mas literalmente. É aterrador.

Engana-se quem pensa que O Demonologista é uma obra de terror típica de Hollywood. Diferente de muitos autores, Andrew Pyper não subestima seus leitores com cenas clássicas de terror ou com um desfecho meia-boca. Sua obra nos apresenta um terror completamente diferente do que estamos acostumados a assistir nos cinemas. Citando diversas passagens bíblicas e do clássico “Paraíso Perdido”,  Pyper nos apresenta um terror que faz com que você passe a acreditar no Demônio o tanto quanto você acredita em Deus. Também podemos dizer que a obra de Pyper preenche muito mais os requisitos de um thriller policial do que terror como muitos imaginam.

A guerra contra o paraíso nunca foi travada no inferno, nem na Terra. O campo de batalha está em todas as mentes humanas. A mente tem seu próprio lugar, e neste pode fazer do inferno um paraíso, do paraíso um inferno.

demonologistaC

Além de sua amiga com câncer, a vida de David não é tão boa quanto a sua. Separado após sua esposa tê-lo traído com apenas um ano de casamento e ser o principal culpado pela morte de sua filha, Ullman é perseguido durante toda a trama e ainda tem um curto espaço de tempo para salvar sua filha do inferno, desafiando suas próprias crenças e deixando o livro ainda mais interessante!

O Diabo é um espírito, e ele tem meios e oportunidades para se misturar aos nossos espíritos e, algumas vezes mais maliciosamente, outras mais abruptas e abertamente, a insinuar pensamentos diabólicos em nossos corações. Ele ultraja e tiraniza especialmente na melancolia e em fantasias destemperadas.

Sobre o autor:

Andrew Pyper ParamundiAndrew Pyper (1968) é o premiado autor de seis romances, entre eles Lost Girls (1999), vencedor do Arthur Ellis Award, selecionado pelo New York Times como um dos livros do ano, e best-seller nas listas do New York Times e do Times (Inglaterra). Seu livro The Killing Circle (2008) foi eleito o melhor romance policial do ano pelo New York Times. Três romances de Pyper, incluindo O Demonologista, estão sendo adaptados para o cinema. E ainda assim, seus livros continuavam inéditos em nosso país.

demonologista_capa_brochuraFicha Técnica

Título: O Demonologista
Autor: Andrew Pyper
Ano: 2015 (original: 2013)
Gênero: Suspense
Páginas: 320
Editora: DarkSide Books

Garanta o seu exemplar clicando aqui

Comentários