Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Clipe novo do Radiohead é inspirado em The Wicker Man

Ontem mesmo publiquei uma edição do Conversas no Buteco falando sobre a ação de marketing do Radiohead para lançamento do novo disco. Depois de uma longa espera, finalmente tivemos acesso a um material inédito da banda (estou ignorando a faixa “Spectre”, que foi rejeitada pelos produtores de 007 Contra Spectre; e os singles lançados após King of Limbs).

O clipe novo do Radiohead é para “Burn the Witch”, faixa que vem sendo trabalhada por Thom Yorke desde o começo dos anos 2000. Dirigido por Chris Hopewell (Um Fantástico Medo de Tudo, comédia estrelada por Simon Pegg), a animação em stop-motion é um quase remake do clássico de terror O Homem de Palha (que ganhou uma refilmagem chamada O Sacrifício, com Nicolas Cage nos anos 2000). Algumas passagens do filme são recriadas ao longo do clipe, incluindo o final assustador.

Outra referência mais óbvia presente em “Burn the Witch” é uma série animada da BBC dos anos 1960: Trumpton. O programa era uma sátira do comportamento britânico e suas particularidades. Já o clipe do Radiohead apresenta uma cidade com os bonecos de massinha mais maldosos que já existiram na videografia da banda.

Hopewell já havia trabalhado com o Radiohead no vídeo de “There, There”. O cineasta também assinou clipes de Franz Ferdinand e The Killers ao longo da carreira.

Comentários