Imprensa vs Bilheterias: Batman vs Superman quebra recordes
Colunas Conversas no Buteco

Imprensa Vs Bilheteria: Seria Batman Vs Superman forte demais para ser abalado pelas críticas negativas?

Quem acompanha cinema ou quadrinhos sabe muito bem que as expectativas para Batman Vs Superman estão altas desde que ele foi anunciado em 2013. Depois saíram as fotos e trailers e tudo continuou nos conformes. Os problemas chegaram quando as críticas da imprensa começaram a ser publicadas e o resultado foi bastante negativo: 29% no Rotten Tomatoes, com média de 5 em 10, e 44 em 100 no Metacritic. Vídeos e memes irônicos sobre a DC, Zack Snyder, Warner e Ben Affleck se espalharam pela internet e a grande pergunta foi se essa recepção afetaria as bilheterias do filme.

Antes de chegarmos lá, vamos lembrar de algumas previsões, antes da imprensa soltar sua avaliação da produção.

  • Em 10 de fevereiro, a Forbes fez uma previsão que eles chamaram de bastante otimista: $ 200 milhões no primeiro fim de semana nos EUA
  • Em 18 de março, o Box Office esperava $ 159 milhões no primeiro fim de semana nos EUA.
  • Em 22 de março, o Cinema Blend publicou matéria esperando uma estreia global de em torno de $ 350 milhões.
  • Em 22 de março, a Variety previu $ 150 milhões nos EUA e um total global acima de $ 300 milhões.

Quais foram os resultados? Cerca de $ 166 milhões na terra do Tio Sam e um total de $ 420 milhões global, incluindo a maior abertura da história do Brasil (R$ 45 milhões). Ou seja, à primeira vista, parece que as críticas não afetaram Batman Vs Superman. É claro que esses dados dizem respeito a apenas uma semana e podemos ver quedas nas próximas, afinal, o buzz negativo ainda é forte e existem outros blockbusters sendo lançados, como Mogli, O Caçador e Capitão América.

Se o filme tivesse recebido avaliações favoráveis, talvez tenhamos visto algo similar a Deadpool: uma bilheteria acima das expectativas. Mas ele está bem dentro do que era esperado, portanto, a imprensa aparentemente não mostrou ter afetado a grande aposta do universo rival da Marvel.

Motivos para esse poder de Batman Vs Superman são vários: estima-se que o estúdio gastou mais de $ 150 milhões com a promoção do longa, ou seja, o público está mais do que informado sobre o lançamento do mesmo; a altíssima popularidade do Batman e sua presença no filme são coisas que muito provavelmente atraíram a audiência; curiosidade em ver Ben Affleck no papel, notícia que gerou polêmica dois anos atrás; expectativa com o universo da DC, que ganha força com o filme e abre portas para Esquadrão Suicida em agosto e Mulher Maravilha em 2017; presença de futuros personagens do universo, no caso Ciborgue e The Flash.

Talvez seja difícil para críticas negativas afetarem blockbusters com nomes tão poderosos, afinal, Batman e Superman são personagens extremamente populares e que tiveram filmes recentes fazendo bastante sucesso nas bilheterias. Produções amplamente criticadas que tornaram-se hits incluem o último Piratas do Caribe (32% no RT), Lua Nova (28% no RT), Transformers 4 (18%).

Lembrando que estima-se que seja necessária uma arrecadação mundial de cerca de $ 900 milhões para Batman Vs Superman compensar os gastos com orçamento e promoção. Será que ele vai vencer essa batalha contra a imprensa nos próximos meses?

 

Daniela Pacheco

Fascinada por cinema desde pequena. Ídolos? River Phoenix, Audrey Hepburn, Wagner Moura e Marion Cotillard.