Resenha: Como eu era antes de você | Cinema de Buteco
Buteco Literário Colunas Destaques

Resenha: Como eu era antes de você

Como eu era antes de você é aquele livro para você ler sem vergonha de chorar. O romance escrito por Jojo Moyes se transformou em sucesso mundial e está chegando aos cinemas em breve. Enquanto a obra não chega nas telonas, conheça um pouco mais sobre esse romance arrebatador:

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível”. É com essa premissa que percebemos que a obra escrita por Jojo Moyes não seria só mais uma história de amor qualquer. Tinha muito mais para se aprender do que você possa imaginar. O romance vivido por Lou e Will nos faz perceber que a vida vai muito além, permitindo um mundo de possibilidades e levando a repensar questões de escolhas, egoísmo e liberdade.

emilia-clarke-me-before-you-12-733x600 Resenha: Como eu era antes de você

Como eu era antes de você conta a história de Louisa e Will. Ela é uma jovem de 26 anos que morava em uma pequena cidade turística, trabalhava em um café, morava com os pais, tinha um namorado e sem muitas ambições na vida. Ele, um jovem empresário de sucesso em Londres, rico, ambicioso, se aventurava em esportes radicais e muitos planos de vida. Com tantos motivos para nunca se encontrarem, a vida prega uma peça: Will sofre um acidente e fica tetraplégico, enquanto Lou perde o seu emprego e se candidata para a vaga de cuidadora do jovem empresário.

“Seu corpo era apenas uma parte do pacote completo, algo para se lidar de vez em quando, em intervalos, antes de voltarmos a conversar. Para mim, tinha se tornado a parte menos interessante dele.”

O começo desse relacionamento acaba sendo um verdadeiro desastre afinal, Lou só aceitou o emprego para ajudar a família que passa por problemas financeiros e Will agindo de forma amarga e agressiva com ela. Pouco a pouco vemos uma relação intensa de intimidade e amizade sendo construída e cada um ensinando o que tem de melhor para o outro. Vale ressaltar que Jojo Moyes conseguiu criar um significado lindo para o amor nesta trama. Vemos não só o amor romântico, mas sim o amor que vê beleza onde não tem, que rompe obstáculos e tira você da zona de conforto.

“Surpreendentemente, eu havia me acostumado às suas necessidades físicas. Parecia injusto que, além de não poder usar ou sentir as mãos e os pés, eles ainda causassem tanto desconforto. Apesar de tudo, ele não reclamava. Por isso levei semanas para perceber que estava sofrendo. Agora eu conseguia decifrar o cansaço em seu olhar, os silêncios, o jeito como ele parecia se refugiar dentro de si mesmo.”

É quando Lou começa a se acostumar com a vida que está levando e passa até a esquecer da família e do namorado, é que ela descobre que Will não é apenas um potencial suicida, como também deu um prazo de seis meses de vida até a sua viagem à Suiça para a realização do processo de eutanásia na clínica Dignitas. Ao saber desta notícia, Lou passa a lutar contra o tempo e fazer com que cada segundo seja decisivo para que Will mude de ideia.

Centrado no difícil e polêmico tema da eutanásia, o livro nos questiona o direito de morrer. Como convencer alguém que está disposta a desistir da vida? Quem somos nós para dizer se é certo ou não o direito de morrer? Com um assunto tão delicado, Jojo Moyes nos mostra o quanto somos egoístas em nossos relacionamentos e o quanto precisamos aprender o verdadeiro significado do amor.  Como o título do livro nos diz – Como eu era antes de você – mostra como podemos fazer a diferença na vida de outra pessoa e aprender muito.

emilia-clarke-me-before-you-12-733x600 Resenha: Como eu era antes de você

Se você adora um bom drama, chic lit, clichê, que vai te fazer chorar muito, essa é a nossa recomendação! O livro vendeu mais de cinco milhões de cópias e emocionou pessoas em todo o mundo. É comum encontrar em fóruns de leitores na internet depoimentos de pessoas contando como choraram durante quase toda leitura ou como sofreram com as dificuldades enfrentadas por Will e Louisa. A história do casal chegará este ano nos cinemas e tem direção da britânica Thea Sharrock e terá como protagonistas Emilia Clarke, uma das estrelas de Game of Thrones, e Sam Claflin, de Jogos Vorazes. Confira o trailer:

emilia-clarke-me-before-you-12-733x600 Resenha: Como eu era antes de você Título: Como eu Era Antes de Você

Autor: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Edição: 1

Ano: 2013

Especificações: Brochura | 320 páginas

ISBN: 978-85-8057-329-9

 

A aguardada sequência, “Depois de você” acaba de chegar ao Brasil, mas para evitar alguns spoilers, deixamos aqui o link para você saber mais sobre a obra: www.intrinseca.com.br/livro/586/

 

Felipe Borba

Nasceu no Pará, cresceu no Maranhão e vive em Minas Gerais. Além de se considerar um explorador da natureza; Felipe é publicitário com especialização em Marketing Estratégico, é viciado em novas tecnologias, queria ser adotado pelo Neil Gaiman e tem mais livros do que dá conta de ler.