Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Sons de Buteco: As Músicas de O Grande Gatsby

grande gatsby destaque
Quando assisti ao trailer de O Grande Gatsby pela primeira vez e ouvi “No Church In The Wild”, do Jay-Z, minha reação foi diferente de boa parte dos amigos da crítica e aprovei a ousadia. Mal sabia que o diretor Baz Luhrmann pretendia ignorar completamente a importância do jazz no romance original e alterar as músicas de O Grande Gatsby. O diretor afirmou que a energia do jazz nos dias de hoje está muito bem representada no hip-hop. Polêmicas a parte, palmas pela ousadia. Talvez seja a reclamação de um amante da boa música, mas o principal defeito do longa-metragem é o choque causado pelas músicas escolhidas por Jay-Z, que recebeu os créditos de produtor executivo da nova adaptação do romance de F.Scott Fitzgerald. Fiquei com a sensação de que elas estão perdidas no meio de toda aquela loucura que é o mundo de Jay Gatsby.

Ouça abaixo algumas das músicas da trilha sonora de O Grande Gatsby, mas cuidado: alguns textos podem incluir pequenos spoilers do filme!

“No Church in the Wild” – Jay-Z

- Advertisement -

Presente apenas na edição de luxo da trilha sonora, a música toca bem no comecinho da trama. Confesso que apesar de ser fã de outros estilos musicais, “No Church in the Wild” é uma música incrível, assim como todo o projeto de Jay-Z com o rapper Kanye West, no disco Watch the Trone.

Recomendo assistir ao vídeo oficial da música para conhecer o trabalho do diretor Romain Gavras, um dos principais nomes da indústria atualmente.

“Young and Beautiful” – Lana Del Rey

Ouvida pela primeira vez no momento pós-festa na casa de Gatsby. É o tema perfeito para Daisy, uma mulher egoísta e incapaz de conseguir pensar em algo que não seja o seu próprio bem estar. Bitch.

“Crazy in Love” – Emeli Sande

Esta versão deliciosa de “Crazy in Love” é o mais próximo que os fãs de jazz chegarão da felicidade. Ou não. Ela toca, de maneira oportuna, durante a preparação da casa de Nick para receber sua prima Daisy.

“Back to Black” – Beyonce e André 3000

Uma das melhores canções da falecida Amy Winehouse ganha uma roupagem “fuck music” envolvente (mas muito inferior, diga-se de passagem) com Beyonce e André 3000, do Outkast. A música toca enquanto surgem os boatos sobre a riqueza de Jay Gatsby.

“Over the Love” – Florence + The Machine

Atração confirmada no Rock in Rio, a banda gravou a canção exclusivamente para o longa-metragem. Talvez seja a música que melhor combina com o trágico romance entre os personagens principais.

“Bang Bang” – Will.I.Am

As festas de Jay Gatsby ficam mais animadas com o carnaval sonoro maluco do homem por trás do sucesso do Black Eyed Peas. Eletrônico, hip-hop e jazz se misturam. Dá vontade de balançar o ombro em alguns momentos.

“Where The Wind Blows” – Coco O. of Quadron

Pretendia encerrar esta edição com apenas cinco canções, mas não consegui. Deixar de lado a música da cena em que Nick tenta apresentar Tom ao seu camarada Gatsby seria um pecado.

“Together” – XX

Os créditos finais. As notas ouvidas no começo da canção ajudam a manter o espectador concentrado na história que acabou de assistir. Como de praxe nas músicas da banda, ela é relaxante e tem um efeito eficaz para nos trazer de volta ao mundo real.

“Love is Blindness” – Jack White

A cover do U2 é tocada no trailer e parecia ser uma das faixas principais do longa-metragem, mas acaba sendo tocada discretamente durante uma cena em que Jay e Daisy voltam para a casa dirigindo em alta velocidade após uma discussão.

Como um fã do U2, minha mão coçou demais e me senti na obrigação de incluir também uma versão da banda tocando “Love is Blindness” no documentário From the Sky Down. O guitarrista The Edge faz uma apresentação solo com seu violão e é arrepiante, especialmente pelo momento em que a música é introduzida no documentário. “Love is Blindness” é a última faixa de Achtung Baby, disco do U2 lançado em 1991.

Veja a trilha sonora completa de O Grande Gatsby:

1. 100$ Bill – JAY Z
2. Back To Black – Beyoncé x André 3000
3. Bang Bang – will.i.am
4. A Little Party Never Killed Nobody (All We Got) – Fergie + Q Tip + GoonRock
5. Young And Beautiful – Lana Del Rey
6. Love Is The Drug – Bryan Ferry with The Bryan Ferry Orchestra
7. Over The Love – Florence + The Machine
8. Where The Wind Blows – Coco O. of Quadron
9. Crazy in Love – Emeli Sandé and The Bryan Ferry Orchestra
10. Together – The xx
11. Hearts A Mess – Gotye
12. Love Is Blindness – Jack White
13. Into the Past – Nero
14. Kill and Run – Sia
15 – No Church in the Wild – Jay Z

[cinco]

Comentários