Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Ed Wood

Filme de 1994 em preto e branco! Essa foi novidade pra mim! Se não me engano, Ed Wood foi o 2º filme da dobradinha Burton+Depp e acreditem, desde o início fica claro que essa dupla ainda nos presentearia com muito mais filmes excelentes! O filme conta a história do diretor Edward Davis Wood Jr., considerado o pior diretor de todos os tempos! Porque fazer um filme sobre ele? Porque Ed Wood mesmo sendo um diretor de filmes trash se tornou cult com o tempo!

A história se passa na década de 50 e o jovem Ed Wood (Johnny Depp) entra pra carreira cinematográfica com seus filmes trash de drama/terror/ficção científica! O mais interessante é como Ed conhece o famosíssimo-já-no-fim-da-carreira Bela Lugosi (Martin Landau), facilmente reconhecido pelo seu papel como Drácula (filme de 1931), esbarra com ele na rua enquanto ele comprava um caixão! Com muita criatividade e pouco dinheiro, Ed conseguiu um patrocínio fuleiro e fez o filme Glen ou Glenda, a história de um transsex, que foi considerado sua biografia (já que desde sempre ele gostava de vestir roupas de mulher etc e tal). Depois, com um patrocínio meia boca, ele faz o filme A Noiva do Monstro, ambos com a participação de Bela Lugosi (sim, o Conde Drácula também fez filmes B-sides/trash). Após a morte de Bela, Ed conseguiu patrocínio da igreja (?!) e fez Plano 9 do Espaço Sideral (esse é tenso, a história de aliens que ressucitavam os mortos pra poder dominar a Terra), que o próprio Ed disse que ele seria lembrado eternamente por esse filme, que o próprio o considerou como sendo seu Cidadão Kane! O último filme citado também teve atuação de Bela Lugosi, porém, Ed usou cenas gravadas do ator antes de seu falecimento. No meio dessa história louca temos muita comédia, drama, romance, e a sede de sucesso que motivou Ed Wood a fazer seus filmes com pouquíssimo tempo e quase nenhum dinheiro!


Enfim, filme do Tim Burton loks as usual. De tão bizarro que é a história de Ed Wood, dá vontade de correr atrás dos filmes dele e assistir pra ver! Infelizmente Ed não viveu tempo o suficiente pra ver seus filmes se tornarem Cult. Mas pode apostar que assim que eu arrumar um do filmes dele, eu assisto e posto uma resenha! Ed Wood tem o Sêlo Cinema de Buteco de qualidade! Esqueci de citar! O filme é baseado no livro de Rudolph Grey, Nightmare of Ecstasy: The Life and Art of Edward D. Wood Jr. de 1992! e a atuação de Martin Landau como Bela Lugosi lhe garantiu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante!

- Advertisement -

FICHA TÉCNICA DA PELÍCULA

Nome
Original: Ed Wood
Direção: Tim Burton
Produção: Tim Burton
Roteiro: Scott Alexander
Larry Karaszewski
Elenco: Johnny Depp
Martin Landau
Patricia Arquette
Sarah Jessica Parker
Jeffrey Jones
Lisa Marie
Bill Murray
Lançamento: Setembro de 1994
Duração: 127min

Nota do Buteco: 4 Caipirinhas!

Comentários