Cinema por quem entende mais de mesa de bar

12 Macacos

O filme 12 Macacos já marcou presença timidamente aqui no Cinema de Buteco quando o Lucas Paio fez um breve review dos filmes que havia assistido nas férias. Já o diretor Terry Gilliam bateu o cartão com o filme Medo e Delírio, em um post da Flávia. Brad Pitt e Bruce Willis são figurinhas comuns aqui no Buteco e dispensam apresentações. E este é filme entra fácil em um top 20 de melhores produções que já vi, ou seja, é a primeira vez que vou fazer um post sobre algum filme marcante na minha vida. Medo.

O ator Brad Pitt venceu o Globo de Ouro de ator e ainda estava concorrendo ao Oscar de melhor ator coadjuvante , mas não venceu a disputa com Kevin Spacey (genial em Os Suspeitos). Todos se lembram que Pitt entrou na concorrência para faturar o prêmio de melhor ator no Oscar 2009, mas também perdeu (dessa vez para Sean Penn em Milk). Vale ressaltar que a atuação dele em 12 Macacos foi incrível e ele não conseguiu se superar até hoje, na minha opinião. Conseguiu chegar perto em Queime Depois de Ler ou em Babel, mas Jeffrey Goines é um dos seus personagens mais marcantes. Tyler Durden não conta, ok? Nem o vampiro Louis. Esses são imbatíveis! Já o Bruce Willis é duro de matar, né? Até mesmo como viajante do futuro-dentistamaluco-observador-boa memória, o cara consegue ser um herói. Pelo menos dessa vez, ele se fode.

- Advertisement -

12 Macacos é daqueles filmes geniais que nem todo mundo consegue ter cabeça para apreciar. “Muito confuso”, “Muito chato”, “Muito aquilo, muito aquilo”. Mas mais que as reclamações, o que eu escuto sempre é que “esse filme é muito bom”. Verdade. Verdade. As atuações já citadas valem já fazem tudo valer à pena. E aí você soma o tango maravilhoso que embala o tema principal do filme. Não tem como não gostar. Quer saber a história? Ok. Muito simples. Tudo começou quando o diretor Terry Gilliam assistiu esse curta metragem aqui.

O ano é 2035. Os humanos sobreviventes à um ataque terrorista vivem debaixo do solo. Um grupo de cientistas envia um pobre coitado com boa memória para o ano de 1996 para aprender mais sobre o vírus que exterminou mais da metade da população do planeta. Então o coitado inteligente vai parar seis anos antes do planejado e conhece um maluco no hospício. Depois de levar muita porrada, é transportado de volta para o futuro. Então é enviado novamente para o passado e enquanto todos questionam se 1996 é o futuro dele e ele diz que é o passado, acaba descobrindo que está no encalço dos responsáveis pela disseminação do vírus. Em 1996.

Simples, né? Recomendo para todos aqueles que acham que o Brad Pitt é só um homem com um segredo ou que consideram o Bruce Willis eternamente duro de matar. São 4 caipirinhas!!!

Ficha Técnica:
12 Macacos
(1995)
Dirigido:
Terry Gilliam
Roteiro: David Peoples
Genêro:
Ficção
Elenco:
Brad Pitt, Bruce Willis